Aprendizagem de língua espanhola na EAD: qual a importância do trabalho do tutor a distância?

Autores

  • Angelica Ilha Goncalves Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.17851/1983-3652.5.2.23-37

Palavras-chave:

Professor tutor. Aprendizagem. Língua espanhola. Ensino Superior. EaD.

Resumo

O surgimento da Universidade Aberta do Brasil (UAB) possibilitou a criação de diversos cursos de graduação em Letras Espanhol/EaD, nas universidades públicas brasileiras. Considerando o desafio de se ensinar um idioma a distância, esta pesquisa tem por finalidade verificar como os professores tutores auxiliam seus alunos no desenvolvimento da aprendizagem do espanhol. Os sujeitos deste estudo foram quatro professoras tutoras a distância que já trabalharam com disciplinas de língua estrangeira em um curso de Letras Espanhol/EaD, oferecido por uma universidade pública brasileira em parceria com a UAB. Para tanto, buscou-se abordar algumas questões referentes a Educação a Distância, quem é o professor tutor de língua estrangeira, o que se espera desse professor no curso pesquisado e quais as perspectivas com relação a esse profissional. Dessa forma, o trabalho proporcionou um entendimento da visão que essas professoras têm sobre as atividades que desenvolvem no referido curso e como veem a importância do seu trabalho para a aprendizagem do idioma pelos seus alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angelica Ilha Goncalves, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Letras Língua Portuguesa e Língua Espanhola e Respectivas Literaturas, pela Faculdade Metodista de Santa Maria (FAMES). É especialista em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa e Estrangeira, pelo Grupo Educacional Uninter e especialista em Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Educação, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente, é mestranda em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da UFSM, conceito 5, bolsista CNPq. Também atua como professora voluntária de Cursos de Espanhol para Viagens oferecidos pelo Centro de Ensino e Pesquisa de Línguas Estrangeiras Instrumentais (Cepesli) e é tutora do curso de Letras Espanhol/EaD da UFSM.

Referências

BRASIL. Decreto nº 5.800, de 8 de junho de 2006. Dispõe sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB. Disponível em: http://www.uab.capes.gov.br/images/stories/downloads/legislacao/decreto5800.pdf. Acesso em: 22 fev. 2012.

______. Ministério da Educação. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Resolução CD/FNDE nº 26, de 5 de junho de 2009. Disponível em:

http://www.uab.capes.gov.br/images/stories/downloads/legislacao/resolucao_fnde_n26.pdf. Acesso em: 18 fev. 2012.

______. Ministério da Educação. Referenciais de Qualidade para a EaD. 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/legislacao/refead1.pdf. Acesso em: 20 fev. 2012.

CHERMANN, Maurício; BONINI, Luci Mendes. Educação a distância: novas tecnologias em ambientes de aprendizagem pela Internet. Mogi das Cruzes: Universidade Braz Cubas, 2000.

DENZIN, Norman K.; LINCOLN Yvonna S.. A disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In: DENZIN, Norman K.; LINCOLN Yvonna S. (Orgs.). O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2006.

MAIA, Carmen; MATTAR, João. ABC da EAD: A educação a distância hoje. 1.ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.

MEDEIROS, João Bosco. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2005.

MERCADO, Luís Paulo Leopoldo; FIQUEIREDO, Lílian Kelly de Almeida; JOBIM, Daniela Ribeiro de Bulhões. Formação de tutores do curso piloto de administração a distância da Universidade Aberta do Brasil. In: MERCADO, Luís Paulo Leopoldo (org.). Práticas de formação de professores na educação a distância. Maceió: EDUFAL, 2008.

OLIVEIRA, Carmen Lúcia de Araújo Paiva; LIMA, João Geraldo de Oliveira; MERCADO, Luís Paulo Leopoldo. Tutoria online no programa de formação continuada de professores em mídias na educação. In: MERCADO, Luís Paulo Leopoldo (org.). Práticas de formação de professores na educação a distância. Maceió: EDUFAL, 2008.

PINHEIRO, Luciana Boose. La preparación docente para la enseñanza de idiomas en ambiente virtual. In: Seminário Redestrado – Nuevas regulaciones en América Latina, 7., 2008. Minas Gerais. Anais eletrônicos. Minas Gerais: FAE, 2008. Apresentação de trabalho. Disponível em: http://www.fae.ufmg.br/estrado/cdrom_seminario_2008/. Acesso em: 10 mar. 2012.

TIJIBOY, Ana Vilma et. al. Compreendendo a mediação do tutor a distância. 2009. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/renote/article/view/13913/7820. Acesso em: 22 fev. 2012.

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL. Sobre a UAB. O que é. 2011. Disponível em: http://www.uab.capes.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=6&Itemid=18. Acesso em: 20 fev. 2012.

_______. Manual de atribuição dos bolsistas. [s.d.] Disponível em: http://www.slideshare.net/CursoTICs/resolucao-n26-050609-anexo-i. Acesso em: 24 fev. 2012.

Downloads

Publicado

04-09-2012

Como Citar

GONCALVES, A. I. Aprendizagem de língua espanhola na EAD: qual a importância do trabalho do tutor a distância?. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 5, n. 2, p. 23–37, 2012. DOI: 10.17851/1983-3652.5.2.23-37. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16615. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Educação e Tecnologia