Aprendizagem de língua espanhola na EAD: qual a importância do trabalho do tutor a distância?

Auteurs

  • Angelica Ilha Goncalves Universidade Federal de Santa Maria

DOI :

https://doi.org/10.17851/1983-3652.5.2.23-37

Mots-clés :

Professor tutor. Aprendizagem. Língua espanhola. Ensino Superior. EaD.

Résumé

O surgimento da Universidade Aberta do Brasil (UAB) possibilitou a criação de diversos cursos de graduação em Letras Espanhol/EaD, nas universidades públicas brasileiras. Considerando o desafio de se ensinar um idioma a distância, esta pesquisa tem por finalidade verificar como os professores tutores auxiliam seus alunos no desenvolvimento da aprendizagem do espanhol. Os sujeitos deste estudo foram quatro professoras tutoras a distância que já trabalharam com disciplinas de língua estrangeira em um curso de Letras Espanhol/EaD, oferecido por uma universidade pública brasileira em parceria com a UAB. Para tanto, buscou-se abordar algumas questões referentes a Educação a Distância, quem é o professor tutor de língua estrangeira, o que se espera desse professor no curso pesquisado e quais as perspectivas com relação a esse profissional. Dessa forma, o trabalho proporcionou um entendimento da visão que essas professoras têm sobre as atividades que desenvolvem no referido curso e como veem a importância do seu trabalho para a aprendizagem do idioma pelos seus alunos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Angelica Ilha Goncalves, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Letras Língua Portuguesa e Língua Espanhola e Respectivas Literaturas, pela Faculdade Metodista de Santa Maria (FAMES). É especialista em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa e Estrangeira, pelo Grupo Educacional Uninter e especialista em Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Educação, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente, é mestranda em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da UFSM, conceito 5, bolsista CNPq. Também atua como professora voluntária de Cursos de Espanhol para Viagens oferecidos pelo Centro de Ensino e Pesquisa de Línguas Estrangeiras Instrumentais (Cepesli) e é tutora do curso de Letras Espanhol/EaD da UFSM.

Références

BRASIL. Decreto nº 5.800, de 8 de junho de 2006. Dispõe sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB. Disponível em: http://www.uab.capes.gov.br/images/stories/downloads/legislacao/decreto5800.pdf. Acesso em: 22 fev. 2012.

______. Ministério da Educação. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Resolução CD/FNDE nº 26, de 5 de junho de 2009. Disponível em:

http://www.uab.capes.gov.br/images/stories/downloads/legislacao/resolucao_fnde_n26.pdf. Acesso em: 18 fev. 2012.

______. Ministério da Educação. Referenciais de Qualidade para a EaD. 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/legislacao/refead1.pdf. Acesso em: 20 fev. 2012.

CHERMANN, Maurício; BONINI, Luci Mendes. Educação a distância: novas tecnologias em ambientes de aprendizagem pela Internet. Mogi das Cruzes: Universidade Braz Cubas, 2000.

DENZIN, Norman K.; LINCOLN Yvonna S.. A disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In: DENZIN, Norman K.; LINCOLN Yvonna S. (Orgs.). O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2006.

MAIA, Carmen; MATTAR, João. ABC da EAD: A educação a distância hoje. 1.ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.

MEDEIROS, João Bosco. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2005.

MERCADO, Luís Paulo Leopoldo; FIQUEIREDO, Lílian Kelly de Almeida; JOBIM, Daniela Ribeiro de Bulhões. Formação de tutores do curso piloto de administração a distância da Universidade Aberta do Brasil. In: MERCADO, Luís Paulo Leopoldo (org.). Práticas de formação de professores na educação a distância. Maceió: EDUFAL, 2008.

OLIVEIRA, Carmen Lúcia de Araújo Paiva; LIMA, João Geraldo de Oliveira; MERCADO, Luís Paulo Leopoldo. Tutoria online no programa de formação continuada de professores em mídias na educação. In: MERCADO, Luís Paulo Leopoldo (org.). Práticas de formação de professores na educação a distância. Maceió: EDUFAL, 2008.

PINHEIRO, Luciana Boose. La preparación docente para la enseñanza de idiomas en ambiente virtual. In: Seminário Redestrado – Nuevas regulaciones en América Latina, 7., 2008. Minas Gerais. Anais eletrônicos. Minas Gerais: FAE, 2008. Apresentação de trabalho. Disponível em: http://www.fae.ufmg.br/estrado/cdrom_seminario_2008/. Acesso em: 10 mar. 2012.

TIJIBOY, Ana Vilma et. al. Compreendendo a mediação do tutor a distância. 2009. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/renote/article/view/13913/7820. Acesso em: 22 fev. 2012.

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL. Sobre a UAB. O que é. 2011. Disponível em: http://www.uab.capes.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=6&Itemid=18. Acesso em: 20 fev. 2012.

_______. Manual de atribuição dos bolsistas. [s.d.] Disponível em: http://www.slideshare.net/CursoTICs/resolucao-n26-050609-anexo-i. Acesso em: 24 fev. 2012.

Téléchargements

Publiée

04-09-2012

Comment citer

GONCALVES, A. I. Aprendizagem de língua espanhola na EAD: qual a importância do trabalho do tutor a distância?. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 5, n. 2, p. 23–37, 2012. DOI: 10.17851/1983-3652.5.2.23-37. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16615. Acesso em: 30 juin. 2024.

Numéro

Rubrique

Éducation et Technologie