Clássicos da literatura brasileira no formato de livroclip: (re)leitura e interatividade

Autores

  • Suelen Érica Costa da Silva Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.17851/1983-3652.8.1.98-111

Palavras-chave:

Livroclip. Clássicos da Literatura. Releitura.

Resumo

RESUMO: O objetivo desta comunicação é discutir como a produção de livroclip, interface interativa proveniente da computação gráfica, pode estimular o processo de (inter)ação dos aprendizes do Ensino Médio com obras clássicas da literatura brasileira, permitindo o ato de leitura e de (re)leitura como uma experiência de autonomia e liberdade leitora, que deveriam caracterizar o contato com toda e qualquer literatura, e como um processo interativo entre autor, texto e leitor, e também entre leitor e interface gráfica. Para tanto, serão utilizados os pressupostos teóricos defendidos por autores como Cosson, Barthes, Castro, Foucault, Genette, dentre outros. Acredita-se que, ao ler um clássico e (re)textualizá-lo para o formato de livroclip, o leitor irá (re)significar a obra, apresentá-la numa versão moderna, atualizada, construindo sentidos para o texto literário. A partir dos recursos oferecidos pela computação gráfica, são criadas possibilidades de o leitor ficcionalizar, ser um coprodutor, ativar sentidos, construir sentidos, interagir, experimentar o ato da leitura como (re)criação.

PALAVRAS-CHAVE: Livroclip. Clássicos da Literatura. Releitura.

 

ABSTRACT: The purpose of this communication is to discuss how the production of livroclip, interactive interface from the computer graphics, can stimulate the process of (inter) action of high school learners with classic works of Brazilian literature, that is, allow the act of reading and (re) reading as an experience of autonomy and freedom reader featuring contact with any literature, an interactive process – author, text-reader – but also between player and graphic interface. Therefore, the theoretical assumptions defended by authors like Cosson (2007) will be used (2007), Barthes (1992), Castro (2008), Foucault (1996), Genette (1982), among others. It is believed that to read a classic and turn it to the livroclip format, the reader will reframe the work, make it a modern, updated version, building senses to the literary text. From the resources offered by computer graphics, possibilities are created for the reader fictionalizing, be a co-producer, turn directions, construct meaning, interact, experience the act of reading as recreation.

KEYWORDS: Livroclip. Classics of Literature. Rereading.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suelen Érica Costa da Silva, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Doutoranda em Linguística e Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-MG (2013/ Bolsista CAPES/PROSUP- Modalidade II), mestra em Estudos de Linguagens pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG (2011/ Bolsista CAPES com dedicação exclusiva), especialista em Língua Portuguesa: leitura e produção de textos pela Universidade Federal de Minas Gerais- UFMG (2009), graduada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais- PUC-MG (2007/ Bolsista Sociedade Mineira de Cultura). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística, atuando principalmente nas seguintes áreas: Fonologia, Escrita, Aquisição da Escrita, Produção Textual, Linguística Histórica, Sociolinguística, Linguagem e Tecnologia. Atuou como professora temporária no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG/ 2009-2009 e 2011-2013), no ENSINO SUPERIOR - Bacharelado em Letras - e no ENSINO MÉDIO/TÉCNICO - ensino de Língua Portuguesa/Literatura e Redação. Atualmente é professora efetiva do CEFET-MG, unidade Araxá, atuando como docente das disciplinas: (i) Língua Portuguesa,Literatura e Cultura e (ii) Redação e Estudos Linguísticos no Ensino Médio/Técnico.

Referências

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes, [1952-53]2003.

BARTHES, R. O rumor da língua. Lisboa: Edições 70, 1987. S/Z. Rio de Janeiro. Nova Fronteira, 1992.

CASTRO, E. M. de M. e. Livro de releituras e poiética contemporânea. 1.ed. Belo Horizonte: Veredas & Cenários, 2008.

COMPAGNON, A. O demônio da teoria: Literatura e senso comum. Trad. Cleonice Mourão e Consuelo Santiago. Belo Horizonte: UFMG, 2001.

COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2007.

DELL’ISOLA, R. L. P. Retextualização de gêneros escritos. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.

ELETRONIC ARTS. The Sims® 3 Edição DVD Especial. [Manual]. EA Games. 2009.

FOUCAULT, M. A Ordem do Discurso. Trad. Laura Fraga de Almeida Sampaio. São Paulo:

Editora Loyola, 1996.

GENETTE, G. Palimpsestes: la littérature au second degré. Paris: Seuil, 1982.

GUIMARÃES, Bernardo. A cabeça do Tiradentes. In: História e Tradições da Província de Minas-Gerais. Rio de Janeiro, Brasília: Civilização Brasileira, INL, 1976.

ISER, W; WARNING, R. Estética de la recepción. Madrid: Visor, 1989.

ISER, W. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. Tradução: Johannes Kretschmer.

São Paulo: Ed. 34, 1999, v. 2.

MAINGUENEAU, D. Pragmática para o Discurso Literário. São Paulo: Martins Fontes,

MARTINS, I. A literatura no ensino médio: quais os desafios do professor?. In: BUNZEN, Clécio; MENDONÇA, M. (Org.); KLEIMAN, A. B. [et al]. Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006. 3ª ed. junho de 2009.

MURRAY, J. H. Hamlet no Holodeck: o futuro da narrativa no ciberespaço. São Paulo.Itaú Cultural: Unesp. 2003.

RODRIGUES, R. T. P. Novos modos de leitura na cultura digital: ações de Incentivo à Leitura e Propostas de Adequação do Acervo da Biblioteca Nacional. Programa Nacional de Apoio à Pesquisa – FBN/MinC. 2010.

Downloads

Publicado

31-07-2015

Como Citar

ÉRICA COSTA DA SILVA, S. Clássicos da literatura brasileira no formato de livroclip: (re)leitura e interatividade. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 8, n. 1, p. 98–111, 2015. DOI: 10.17851/1983-3652.8.1.98-111. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16690. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Educação e Tecnologia