Clássicos da literatura brasileira no formato de livroclip: (re)leitura e interatividade
DOI:
https://doi.org/10.17851/1983-3652.8.1.98-111Palabras clave:
Livroclip. Clássicos da Literatura. Releitura.Resumen
RESUMO: O objetivo desta comunicação é discutir como a produção de livroclip, interface interativa proveniente da computação gráfica, pode estimular o processo de (inter)ação dos aprendizes do Ensino Médio com obras clássicas da literatura brasileira, permitindo o ato de leitura e de (re)leitura como uma experiência de autonomia e liberdade leitora, que deveriam caracterizar o contato com toda e qualquer literatura, e como um processo interativo entre autor, texto e leitor, e também entre leitor e interface gráfica. Para tanto, serão utilizados os pressupostos teóricos defendidos por autores como Cosson, Barthes, Castro, Foucault, Genette, dentre outros. Acredita-se que, ao ler um clássico e (re)textualizá-lo para o formato de livroclip, o leitor irá (re)significar a obra, apresentá-la numa versão moderna, atualizada, construindo sentidos para o texto literário. A partir dos recursos oferecidos pela computação gráfica, são criadas possibilidades de o leitor ficcionalizar, ser um coprodutor, ativar sentidos, construir sentidos, interagir, experimentar o ato da leitura como (re)criação.
PALAVRAS-CHAVE: Livroclip. Clássicos da Literatura. Releitura.
ABSTRACT: The purpose of this communication is to discuss how the production of livroclip, interactive interface from the computer graphics, can stimulate the process of (inter) action of high school learners with classic works of Brazilian literature, that is, allow the act of reading and (re) reading as an experience of autonomy and freedom reader featuring contact with any literature, an interactive process – author, text-reader – but also between player and graphic interface. Therefore, the theoretical assumptions defended by authors like Cosson (2007) will be used (2007), Barthes (1992), Castro (2008), Foucault (1996), Genette (1982), among others. It is believed that to read a classic and turn it to the livroclip format, the reader will reframe the work, make it a modern, updated version, building senses to the literary text. From the resources offered by computer graphics, possibilities are created for the reader fictionalizing, be a co-producer, turn directions, construct meaning, interact, experience the act of reading as recreation.
KEYWORDS: Livroclip. Classics of Literature. Rereading.
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