Tecnologia e poder semiótico: escrever, hoje

Autores

  • Ana Elisa Ribeiro Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.17851/1983-3652.8.1.112-123

Palavras-chave:

Produção de textos. Multimodalidade. Poder semiótico. Redação.

Resumo

RESUMO: Este trabalho propõe a reflexão sobre aspectos da produção de textos, nos dias de hoje, dentro e fora da escola, com inspiração em ideias de Gunther Kress, principalmente. Em uma paisagem comunicacional em que é possível empregar muitos recursos tecnológicos e obter diversos efeitos, em muitas modulações de linguagem, é importante pensar a produção de textos em níveis de multimodalidade cada vez mais expressivos. A escola pode participar desse cenário, ao propor a reflexão e a prática sobre a escrita, contribuindo para a ampliação do “poder semiótico” das pessoas, a despeito da ênfase que vem sendo dada à "redação do ENEM", no ensino médio.
PALAVRAS-CHAVE: Produção de textos. Multimodalidade. Poder semiótico. Redação.


ABSTRACT: This paper proposes a discussion about aspects of writing process, nowadays, in and out of school. It is inspired mainly in Gunther Kress ideas about multimodality and semiotic power. Considering our complex comunicational landscape, in which we can employ many technological resources and get different language effects, it is important to think about writing processes in the sense of increasingly significant multimodality levels. Schools can participate in this scenario by proposing reflection and practice on writing, contributing to the expansion of "semiotic power" of people, despite the emphasis that has been given to the ENEM (a national test to university entrance) in brazilian high school.
KEYWORDS: Writing. Multimodality. Semiotic power. Texts production.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Elisa Ribeiro, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Professora do Departamento de Linguagem e Tecnologia do CEFET-MG. Doutora em Linguística Aplicada pela UFMG.

Referências

CAMPOS, E. N. A relação entre o processo e o produto na escrita do texto. In: Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 3, p. 51-52, jun. 1986.

GERALDI, J. W. Portos de Passagem. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

GERALDI, J. W. Da redação à produção de textos. In: CHIAPINI, L. (Org.) Aprender e escrever com textos dos alunos. São Paulo: Cortez, 1998.

GERALDI, J. W. O texto na sala de aula (Org.). São Paulo: Ática, 2006.

GNERRE, M. Linguagem, escrita e poder. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

GOMES, L. F. Hipertexto no cotidiano escolar. São Paulo: Cortez, 2011.

GOMES, L. F. Hipertextos multimodais: leitura e escrita na era digital. Jundiaí: Paco Editorial, 2010.

KRESS, G. Literacy in the new media age. London: Routledge, 2003.

MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita. Atividades de retextualização. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2001.

RIBEIRO, A. E. A importância do design na leitura. In: COSCARELLI, C. V. (Org.). Leituras sobre a leitura. Passos e espaços na sala de aula. Belo Horizonte: Vereda, 2013. p. 60- 87.

RIBEIRO, A. E. Multimodalidade e produção de textos: questões para o letramento na atualidade. Signo (UNISC. Online), v. 38, p. 21-34, 2013.

Downloads

Publicado

31-07-2015

Como Citar

RIBEIRO, A. E. Tecnologia e poder semiótico: escrever, hoje. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 8, n. 1, p. 112–123, 2015. DOI: 10.17851/1983-3652.8.1.112-123. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16691. Acesso em: 25 abr. 2024.