Tecnologia e poder semiótico: escrever, hoje
DOI :
https://doi.org/10.17851/1983-3652.8.1.112-123Mots-clés :
Produção de textos. Multimodalidade. Poder semiótico. Redação.Résumé
RESUMO: Este trabalho propõe a reflexão sobre aspectos da produção de textos, nos dias de hoje, dentro e fora da escola, com inspiração em ideias de Gunther Kress, principalmente. Em uma paisagem comunicacional em que é possível empregar muitos recursos tecnológicos e obter diversos efeitos, em muitas modulações de linguagem, é importante pensar a produção de textos em níveis de multimodalidade cada vez mais expressivos. A escola pode participar desse cenário, ao propor a reflexão e a prática sobre a escrita, contribuindo para a ampliação do “poder semiótico” das pessoas, a despeito da ênfase que vem sendo dada à "redação do ENEM", no ensino médio.
PALAVRAS-CHAVE: Produção de textos. Multimodalidade. Poder semiótico. Redação.
ABSTRACT: This paper proposes a discussion about aspects of writing process, nowadays, in and out of school. It is inspired mainly in Gunther Kress ideas about multimodality and semiotic power. Considering our complex comunicational landscape, in which we can employ many technological resources and get different language effects, it is important to think about writing processes in the sense of increasingly significant multimodality levels. Schools can participate in this scenario by proposing reflection and practice on writing, contributing to the expansion of "semiotic power" of people, despite the emphasis that has been given to the ENEM (a national test to university entrance) in brazilian high school.
KEYWORDS: Writing. Multimodality. Semiotic power. Texts production.
Téléchargements
Références
CAMPOS, E. N. A relação entre o processo e o produto na escrita do texto. In: Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 3, p. 51-52, jun. 1986.
GERALDI, J. W. Portos de Passagem. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
GERALDI, J. W. Da redação à produção de textos. In: CHIAPINI, L. (Org.) Aprender e escrever com textos dos alunos. São Paulo: Cortez, 1998.
GERALDI, J. W. O texto na sala de aula (Org.). São Paulo: Ática, 2006.
GNERRE, M. Linguagem, escrita e poder. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
GOMES, L. F. Hipertexto no cotidiano escolar. São Paulo: Cortez, 2011.
GOMES, L. F. Hipertextos multimodais: leitura e escrita na era digital. Jundiaí: Paco Editorial, 2010.
KRESS, G. Literacy in the new media age. London: Routledge, 2003.
MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita. Atividades de retextualização. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2001.
RIBEIRO, A. E. A importância do design na leitura. In: COSCARELLI, C. V. (Org.). Leituras sobre a leitura. Passos e espaços na sala de aula. Belo Horizonte: Vereda, 2013. p. 60- 87.
RIBEIRO, A. E. Multimodalidade e produção de textos: questões para o letramento na atualidade. Signo (UNISC. Online), v. 38, p. 21-34, 2013.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Il s'agit d'un article en libre accès qui permet une utilisation, une distribution et une reproduction sans restriction sur n'importe quel support tant que l'article original est correctement cité.