O Popol Wuj como ferramenta de ensino na era da informação

Autores

  • Ana Maria Barrera Conrad Sackl Universidade Regional de Blumenau (FURB)

DOI:

https://doi.org/10.17851/1983-3652.10.1.215-228

Palavras-chave:

educação, rede, epistemologia, manuscrito, digitalização.

Resumo

RESUMO:Este artigo aborda o devir do Manuscrito do Popol Wuj (XIMÉNEZ, 1700) de origem pré-hispânica, um dos textos mais antigos das Américas, sobrevivente da colonização espanhola e conservado até a era da informação. Justifica-se seu estudo pelo fato de a obra ser largamente utilizada nas escolas da América Latina, porém pouco aproveitada no Brasil. O objetivo deste artigo é descrever alguns detalhes do trabalho de restauração do manuscrito na Newberry Library de Chicago e sua posterior digitalização na Universidade de Ohio (The Ohio State University), abordar algumas características ontológicas do manuscrito e do documento digitalizado e comentar as funcionalidades de ambas a partir do ponto de vista de autores como Genette (2009) e Biasi (2007 e 2010). Finalmente pesquisa-se a epistemologia do texto maia por considerá-lo um aporte para as discussões sobre novos paradigmas a respeito da ecologia, seguindo as considerações de di Felice (2012) sobre redes de informação. Nessa perspectiva, propõe-se que o Popol Wuj é uma ferramenta didática para o ensino interdisciplinar e intercultural. 

 

ABSTRACT:This article deals with the topic of the historical path and the future of the Popol Wuj (Ximénez, 1700), a mythic manuscript that survived the Spanish colonization. Considered to be one of the oldest Pre-Hispanic texts found in the Americas, the book has remained preserved till our Information Age. The text, widely used in Latin-American schools, is not yet well known in Brazil. The goal of this research is to understand the epistemology of the text, considering it appropriate for an ecological education, in accordance with the Net Information concepts from Massimo di Felice (2012).The article also describes some details of the restoration of the manuscript and its digitalization, done at Ohio State University. After a commentary on the ontological and functional characteristics of the manuscript and its digitalized copies, taken from the point of view of authors like Genette (2009) and Biasi (2007 e 2010), we point out that the Popol-Wuj is an efficient tool for interdisciplinary and intercultural teaching.

Biografia do Autor

  • Ana Maria Barrera Conrad Sackl, Universidade Regional de Blumenau (FURB)
    Doutora  em Estudos da Tradução  pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tema da tese: Tradução & Paratradução do Popol Wuj: paratextos e excertos do gênesis.  Período de investigação doutoral  no Departamento de Tradutores e Intérpretes da Artesis Hogeschool Antwerpen Bélgica. Mestre em Estudos da tradução, linha de pesquisa: Lexicografia e Ensino de Línguas Estrangeiras (PGET-UFSC). Exerceu como docente nos Cursos de  Letras-Espanhol. Atuou como Tutora de Ensino a Distância na UFSC nas disciplinas de Estágio Supervisionado II e III do curso de Letras Espanhol. Atualmente  exerce docência efetiva de Língua Espanhola, na Universidade de Blumenau, FURB - ETEVI. Professora de Língua espanhola IV e VI no Secretariado Executivo Bilíngue da Universidade de Blumenau (FURB) e no Curso Tecnologia em comércio Exterior. Pesquisadora membro do NUPROC, Núcleo de Estudos de Processos Criativos da UFSC sob o tema D. Pedro II tradutor. Membro da Associação de Pesquisadores em Crítica Genética (APCG). Representante do CCEAL-Letras no Colegiado do Curso de Tecnologia em Comércio Exterior e Secretariado Executivo Bilíngue da Universidade Regional de Blumenau. Coordenadora do grupo de pesquisa, Popol Wuj como ferramenta interdisciplinar e estudo intercultural no Ensino Médio e Superior, da Universidade Regional de Blumenau.

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Publicado

26-06-2017

Edição

Seção

Educação e Tecnologia

Como Citar

O Popol Wuj como ferramenta de ensino na era da informação. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 10, n. 1, p. 215–228, 2017. DOI: 10.17851/1983-3652.10.1.215-228. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16754. Acesso em: 23 dez. 2024.

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