Convergência de mídias e o ensino de língua adicional como negócio eletrônico: análise do canal Open English Brasil no YouTube

Autores

  • Bruna Helena Rech Rocha UniRitter
  • Marcelo Spalding Perez Metamorfose Cursos

DOI:

https://doi.org/10.17851/1983-3652.10.2.18-30

Palavras-chave:

convergência de mídias, ensino de língua adicional, Open English

Resumo

RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo fazer um levantamento teórico acerca da convergência de mídias e suas implicações mercadológicas no segmento de ensino de Língua adicional. Para isso, lançou-se mão das contribuições teóricas de Lúcia Santaella (2003, 2007) e Henry Jenkins (2009) sobre convergência e lógicas culturais. Manuel Castells (2003) é suporte para a discussão sobre a Internet como criadora de cultura e de geração de negócios eletrônicos. A partir da fundamentação teórica, foi analisado o canal Open English Brasil no YouTube, escola online de Língua Inglesa. Foram feitas algumas considerações sobre o posicionamento da empresa na mídia e suas possíveis implicações na concepção do processo de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa como língua adicional.
PALAVRAS-CHAVE: convergência de mídias; ensino de língua adicional; Open English.

 


ABSTRACT: This paper aims at being a theoretical study of media convergence and market consequences to additional language teaching field. For this, Lucia Santaella (2003, 2007) and Henry Jenkins’ (2009) theoretical contributions about convergence and cultural logics were used. Manuel Castells (2003) is a support to discuss the idea of Internet as culture creator and online business generator. From this theoretical study, the channel of the online English course Open English on Youtube was analysed. Some considerations about the company’s positioning in the media, and its possible implications in the conceiving of the teaching and learning process of English as additional language.
KEYWORDS: media convergence; additional language teaching; Open English.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Helena Rech Rocha, UniRitter

Mestranda em Letras pelo Centro Universitário Ritter dos Reis. Possui graduação em Letras pela Faculdade Porto-Alegrense (2011). Especialista em Gestão de Instituições de Ensino pela Faculdade Porto-Alegrense (2014). Professora de Língua Inglesa na Educação Infantil e Anos iniciais no Colégio La Salle São João.

Marcelo Spalding Perez, Metamorfose Cursos

Marcelo Spalding é professor, escritor e jornalista. Formado em Jornalismo e Letras, é também mestre e doutor em Letras pela UFRGS. Como professor, dirige a Metamorfose Cursos. Trabalhou na UniRitter como professor de Língua Portuguesa, Escrita Criativa, Jornalismo Cultural e Mídias Digitais e foi professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Letras. Foi também editor-executivo da Editora UniRitter e coordenador do Curso de Especialização em Produção e Revisão Textual. Como escritor, é autor dos livros 'Liga da literatura', 'As cinco pontas de uma estrela', 'Vencer em Ilhas Tortas', 'Crianças do Asfalto', 'A Cor do Outro', 'Minicontos e Muito Menos' e 'Mitos Virtuais' e organizador dos livros 'Contos de Som e Silêncio', 'Minicontos Coloridos', 'Metamorfoses', entre outros. Recebeu quatro Prêmios AGES Livro do Ano e um Prêmio Açorianos de Literatura. É o idealizador do movimento Literatura Digital, tendo publicado dois projetos inéditos de literatura digital, 'Minicontos Coloridos' e o hiperconto 'Um Estudo em Vermelho

Referências

CASTELLS, M. A galáxia da internet: reflexão sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 1997.

JENKINS, H. Cultura da convergência. Tradução de Sussana L. de Alexandria. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2009.

MARZARI, G. Q.; SANTOS, C. G.; ZIMMER, M. C. Estratégias de preservação cognitiva em indivíduos idosos: o papel da aprendizagem de uma língua estrangeira. Revista Letrônica, Porto Alegre, v. 5, n. 3, p. 103-124, jul./dez. 2012. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/letronica/article/view/12221/8835. Acesso em: 15 nov. 2017.

OPEN ENGLISH BRASIL. O Cavaleiro. 06 Jan 2016a. Vídeo (31s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=t4fapi8qf7k. Acesso em: 24 set. 2016.

OPEN ENGLISH BRASIL. Open English – #openidade. 03 Mar 2016b. Vídeo (31s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=gjvuivkae3y. Acesso em: 15 out. 2016.

OPEN ENGLISH BRASIL. Open English – Perseverança. 04 Abr 2016c. Vídeo (s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=y9hnaxq0nb8. Acesso em: 15 out. 2016.

OPEN ENGLISH BRASIL. Viagem – Open English. 18 Ago 2016d. Vídeo (31s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=oroibcucurw. Acesso em: 15 out. 2016.

OPEN ENGLISH BRASIL. #OpenSemVergonha – Open English. 30 Dez 2015. Vídeo (31s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=su_udw83bec. Acesso em: 15 out. 2016.

OPEN ENGLISH BRASIL. Open English – fluência e confiança. 04 Abr 2016e. Vídeo (31s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=1_zrbnbys2c. Acesso em: 15 out. 2016.

OPEN ENGLISH BRASIL. Open English – música. 06 Jun 2016f. Vídeo (31s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=zsvwsu0xxpq. Acesso em: 15 out. 2016.

OPEN ENGLISH BRASIL. Open English – meta. 04 Abr 2016g. Vídeo (31s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=d-zv1kjhmxg Acesso em: 15 out. 2016. OPEN ENGLISH BRASIL. Open English – #opendepijama. 06 Jan 2016h. Vídeo (31s). Disponível em: . Acesso em: 15 out. 2016.

SANTAELLA, L. Culturas e artes do pós-humano. São Paulo: Paulus, 2003.

SANTAELLA, L. Linguagens Líquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus, 2007.

Downloads

Publicado

28-12-2017

Como Citar

ROCHA, B. H. R.; PEREZ, M. S. Convergência de mídias e o ensino de língua adicional como negócio eletrônico: análise do canal Open English Brasil no YouTube . Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 10, n. 2, p. 18–30, 2017. DOI: 10.17851/1983-3652.10.2.18-30. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16759. Acesso em: 14 nov. 2024.

Edição

Seção

Linguística e Tecnologia

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.