Media convergence and additional language teaching as electronic business: analysis of open English Brazil channel on YouTube
DOI:
https://doi.org/10.17851/1983-3652.10.2.18-30Keywords:
convergência de mídias, ensino de língua adicional, Open EnglishAbstract
RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo fazer um levantamento teórico acerca da convergência de mídias e suas implicações mercadológicas no segmento de ensino de Língua adicional. Para isso, lançou-se mão das contribuições teóricas de Lúcia Santaella (2003, 2007) e Henry Jenkins (2009) sobre convergência e lógicas culturais. Manuel Castells (2003) é suporte para a discussão sobre a Internet como criadora de cultura e de geração de negócios eletrônicos. A partir da fundamentação teórica, foi analisado o canal Open English Brasil no YouTube, escola online de Língua Inglesa. Foram feitas algumas considerações sobre o posicionamento da empresa na mídia e suas possíveis implicações na concepção do processo de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa como língua adicional.
PALAVRAS-CHAVE: convergência de mídias; ensino de língua adicional; Open English.
ABSTRACT: This paper aims at being a theoretical study of media convergence and market consequences to additional language teaching field. For this, Lucia Santaella (2003, 2007) and Henry Jenkins’ (2009) theoretical contributions about convergence and cultural logics were used. Manuel Castells (2003) is a support to discuss the idea of Internet as culture creator and online business generator. From this theoretical study, the channel of the online English course Open English on Youtube was analysed. Some considerations about the company’s positioning in the media, and its possible implications in the conceiving of the teaching and learning process of English as additional language.
KEYWORDS: media convergence; additional language teaching; Open English.
References
CASTELLS, M. A galáxia da internet: reflexão sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 1997.
JENKINS, H. Cultura da convergência. Tradução de Sussana L. de Alexandria. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2009.
MARZARI, G. Q.; SANTOS, C. G.; ZIMMER, M. C. Estratégias de preservação cognitiva em indivíduos idosos: o papel da aprendizagem de uma língua estrangeira. Revista Letrônica, Porto Alegre, v. 5, n. 3, p. 103-124, jul./dez. 2012. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/letronica/article/view/12221/8835. Acesso em: 15 nov. 2017.
OPEN ENGLISH BRASIL. O Cavaleiro. 06 Jan 2016a. Vídeo (31s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=t4fapi8qf7k. Acesso em: 24 set. 2016.
OPEN ENGLISH BRASIL. Open English – #openidade. 03 Mar 2016b. Vídeo (31s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=gjvuivkae3y. Acesso em: 15 out. 2016.
OPEN ENGLISH BRASIL. Open English – Perseverança. 04 Abr 2016c. Vídeo (s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=y9hnaxq0nb8. Acesso em: 15 out. 2016.
OPEN ENGLISH BRASIL. Viagem – Open English. 18 Ago 2016d. Vídeo (31s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=oroibcucurw. Acesso em: 15 out. 2016.
OPEN ENGLISH BRASIL. #OpenSemVergonha – Open English. 30 Dez 2015. Vídeo (31s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=su_udw83bec. Acesso em: 15 out. 2016.
OPEN ENGLISH BRASIL. Open English – fluência e confiança. 04 Abr 2016e. Vídeo (31s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=1_zrbnbys2c. Acesso em: 15 out. 2016.
OPEN ENGLISH BRASIL. Open English – música. 06 Jun 2016f. Vídeo (31s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=zsvwsu0xxpq. Acesso em: 15 out. 2016.
OPEN ENGLISH BRASIL. Open English – meta. 04 Abr 2016g. Vídeo (31s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=d-zv1kjhmxg Acesso em: 15 out. 2016. OPEN ENGLISH BRASIL. Open English – #opendepijama. 06 Jan 2016h. Vídeo (31s). Disponível em: . Acesso em: 15 out. 2016.
SANTAELLA, L. Culturas e artes do pós-humano. São Paulo: Paulus, 2003.
SANTAELLA, L. Linguagens Líquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus, 2007.
Downloads
Published
Issue
Section
License
This is an open access article that allows unrestricted use, distribution and reproduction in any medium as long as the original article is properly cited.