A pesquisa em linguagem e tecnologia no ensino de inglês no nordeste do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.35699/1983-3652.2020.24379Palavras-chave:
Linguagem, Tecnologia, Ensino, InglêsResumo
Neste artigo, apresentamos o estado da arte de pesquisas em linguagem e tecnologias no ensino de inglês a partir do mapeamento da região Nordeste do Brasil de 2013 a 2017. O período escolhido é justificado pela comparação com os resultados de um mapeamento com recorte temporal anterior (PAIVA, 2013). O estudo se embasa em pesquisa de estado da arte (FERREIRA, 2002) e procedimentos de análise de conteúdo (DÖRNIEY, 2007). Buscou-se estabelecer unidades e temas significativos do corpus, inicialmente, no banco de teses e dissertações da CAPES, e posteriormente, nos portais eletrônicos dos programas de Pós-graduação em Letras e Linguística. Os resultados indicam continuidades nas práticas metodológicas, mas também tendências inovadoras. Destaca-se a presença de estudos que avaliam políticas públicas de tecnologias, a produção textual multimodal, bem como a continuidade de desafios enfrentados por professores de inglês no uso de tecnologias.
Downloads
Referências
ALMEIDA, G. L. As tecnologias digitais e a música como recursos potencializadores da aprendizagem de língua inglesa: um estudo de caso com estudantes do ensino médio. 2015. Dissertação (Mestrado em Letras: Cultural, Educação e Linguagens) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista. Disponível em: http://www2.uesb.br/ppg/ppgcel/wpcontent/uploads/2017/07/Disserta%C3%A7%C3%A3o-Mestrado-em-Letras-UESB-Turma-2015-Gislene-Lima-Almeida-ilovepdf-compressed.pdf Acesso em: 17 de jun. 2019.
ARAGÃO, R. Emoções e ações de professores ao falar inglês no WhatsApp. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 17, p. 83-112, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbla/v17n1/1984-6398-rbla-17-01-00083.pdf Acesso em: 28 maio 2020.
ARAÚJO, J.; LEFFA, V. (Org.). Redes sociais e ensino de línguas: o que temos de aprender? São Paulo: Parábola Editorial, 2016.
BARBOSA, E. Letramentos e Multiletramentos: um estudo etnográfico em uma escola da cidade de Itabuna/BA. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras: Linguagens e Representações) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus. Disponível em: http://www.biblioteca.uesc.br/biblioteca/bdtd/201260155D.pdf. Acesso em: 17 jun. 2019.
BRASIL, J. B. Multimodalidade e redes sociais: análise de fanpages do facebook destinadas ao ensino de língua inglesa. 2013. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza. Disponível em: http://www.uece.br/posla/dmdocuments/JACIARA%20DE%20BARROS%20.pdf. Acesso em: 13 jun. 2019.
BRASIL. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: linguagens, códigos e suas tecnologias. Secretaria de Educação Básica. Brasília, Ministério da Educação, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_01_internet.pdf. Acesso em: 13 jun. 2019.
BRASIL. Base nacional comum curricular (BNCC). Brasília: Ministério da Educação (MEC), 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 18 jul. 2019.
CARVALHO, S. A. As interações imagem-texto em material didático online para formação de professores de Inglês. 2016. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza. Disponível em: http://www.uece.br/posla/dmdocuments/TESE_S%C3%82MIA%20A_CARVALHO_TESE.pdf. Acesso em: 13 jun. 2019.
COSTA, G. S. Mobile learning: explorando potencialidades com o uso do celular no ensino – aprendizagem de língua inglesa como língua estrangeira com alunos da escola pública. 2013. Tese. (Doutorado em Linguística) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11333. Acesso em: 13 jun. 2019.
DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. O planejamento da pesquisa qualitativas: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2006.
DÖRNYEI, Z. Research Methods in Applied Linguistics: quantitative, qualitative and mixed methodologies. New York: Oxford University Press, 2007.
FERREIRA, N. S. A. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação &
Sociedade, v. 23, n. 79, p. 257-272, 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v23n79/10857.pdf. Acesso em: 17 jun. 2019.
FONSECA DIAS, I. A. Cibercultura e redes sociais no ensino e aprendizagem de inglês. 2014. Dissertação (Mestrado em Letras: Linguagens e Representações) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus. Disponível em: http://www.biblioteca.uesc.br/biblioteca/bdtd/201260159D.pdf. Acesso em: 13 jun. 2019.
GOMES JUNIOR, R. C.; TEIXEIRA, G. S.; SILVA, M. G.; PAULINO, C. A. Affordances de tecnologias digitais para o desenvolvimento de habilidades orais em inglês. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 18, p. 57-78, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbla/v18n1/1984-6398-rbla-1984-6398201812398.pdf. Acesso em: 28 maio 2020.
JUSTESEN, S. Innoversity in communities of practice. In: HILDRETH, P.M.; KIMBLE, C. (Eds). Knowledge networks: innovation through communities of practice. Hershey: Idea Group, 2004. p.79-95.
LEANDRO, D. C. Escrita Colaborativa com Googledocs: flashfiction, noticing e aprendizagem de inglês como L2. 2014. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/19924/1/DiegoCesarLeandro_DISSERT.pdf. Acesso em: 13 de jun. 2019.
LEMOS, L. S. Estratégias de Ensino/aprendizagem com o WhatsApp: emoções e multiletramentos. 2017. Dissertação (Mestrado em Letras: Linguagens e Representações) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus. Disponível em: http://www.biblioteca.uesc.br/biblioteca/bdtd/201510112D.pdf. Acesso em: 13 de jun. 2019.
MARTINS, C. G. F. Avaliação de softwares educativos para desenvolvimento da pronúncia do inglês como língua estrangeira e/ou segunda língua. 2015. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13202. Acesso em: 13 de jun. 2019.
OLIVEIRA, J. W. S. Letramentos Digitais e a EJA em Itabuna. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras: Linguagens e Representações) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus. Disponível em: http://www.biblioteca.uesc.br/biblioteca/bdtd/201160013D.pdf. Acesso em 13 de jun. 2019
OLIVEIRA, S. F. O fator motivacional da lousa interativa no processo de ensino aprendizagem de inglês como LE. 2014. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/16327/1/SamaraFO_DISSERT.pdf. Acesso em: 11 jun. 2019.
PAIVA, V. L. M. A pesquisa em linguagem e tecnologia na Universidade Federal de Minas Gerais. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 10, n. 22, p. 921-941, 2013. Disponível em: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/457. Acesso em: 11 jun. 2019.
PEIXOTO, R. P. Monitor educacional (TV Pendrive): a tecnologia nas aulas de língua inglesa na escola pública. 2013. Dissertação (Mestrado em Língua e Cultura) - Universidade Federal da Bahia, Salvador. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15536. Acesso em: 13 jun. 2019.
PEREIRA, C. S. O uso do facebook em aulas de língua inglesa na perspectiva dos multiletramentos. 2016. Dissertação. (Mestrado em Linguagem e Ensino) - Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/0B9_6p7k-tgLQYjFFLVNMaE15bmc/view. Acesso em: 13 jun. 2019.
QUARTIERO, E. M; BONILLA, M. H. S; FANTIN, M. Projeto UCA: entusiasmos e desencantos de uma política pública. Salvador: Edufba, 2015.
VELOSO, M; BONILLA, M. H. S; PRETTO, N. L. A cultura da liberdade de criação e o cerceamento tecnológico e normativo: potencialidades para a autoria na educação. Educação Temática Digital, v. 18, p. 43-59, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8639486. Acesso em: 13 jun. 2019.
SALES, S. G. GoogleTradutor e estratégias de leitura como possibilidade na construção de sentidos na leitura para um fim específico. 2015. Dissertação (Mestrado em LETRAS: CULTURA, EDUCAÇÃO E LINGUAGENS) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista. Disponível em: http://www2.uesb.br/ppg/ppgcel/wp-content/uploads/2017/07/Disserta%C3%A7%C3%A3o-Mestrado-em-Letras-UESB-Turma-2013-Silvia-Gusm%C3%A3o-Sales.pdf. Acesso em: 13 jun. 2019.
SANTANA, M. O. S. (Des)encontros entre as OCEM e as Representações de Práticas Textuais com Blog no Ensino e Aprendizagem de Línguas. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras: Linguagens e Representações) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus. Disponível: http://www.biblioteca.uesc.br/biblioteca/bdtd/201160017D.pdf. Acesso em: 13 de jun. 2019.
SANTOS, M. G. Processamento online de textos eletrônicos hiperlinkados e não-hiperlinkados em língua estrangeira. 2014. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/10504/1/2014_dis_egsantos.pdf. Acesso em: 13 jun. 2019.
SANTOS, M. M. Portais de Iniciativa REA: contribuições para o ensino/aprendizagem de Inglês. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras: Linguagens e Representações) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus. Disponível em: http://www.biblioteca.uesc.br/biblioteca/bdtd/201360039D.pdf. Acesso em: 13 jun. 2019.
TUROLO, A. S. Affordances e restrições na interação interpessoal escrita online durante a aprendizagem de inglês como língua estrangeira. 2015. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/15116/1/2015_tese_atsilva.pdf. Acesso em: 13 jun. 2019.
SILVA, P. S. O ensino de língua inglesa em HQ: possibilidade de um ensino significativo com a ferramenta digital TOONDOO. 2013. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa. Disponível em: http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFPB-2_cbc6d62269412c9f11174a483a502154. Acesso em: 13 de jun. 2019.
SOARES, W. C. S. A aprendizagem de inglês mediada por jogos eletrônicos do tipo MMORPG. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16264. Acesso em: 13 de jun. 2019.
SOUZA, L. A. A relação entre o desempenho oral em L2 e o uso da ferramenta Voicethread. 2014. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal. Disponível em: http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFRN_1c2738824d485bd0392a625456ee7c86. Acesso em: 08 jul. 2019.
UCHOA, J. M. Narrativas de professores em formação sobre a didatização de podcasts para o ensino de inglês na floresta. 2014. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16387. Acesso em: 08 jul. 2019.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.