Tecnologias digitais, biologia do conhecer e pesquisa-ação no ensino de línguas

Autores

  • Rodrigo Camargo Aragão Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC
  • Iky Anne Fonseca Dias Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

DOI:

https://doi.org/10.17851/1983-3652.11.2.135-159

Palavras-chave:

tecnologias digitais, biologia do conhecer, pesquisa-ação, ensino-aprendizagem de línguas

Resumo

RESUMO:Neste artigo tomamos como base a experiência de uma professora-pesquisadora de inglês em uma pesquisa-ação para pensarmos sobre como práticas de ensino-aprendizagem de línguas com tecnologias digitais e o processo de reflexão na pesquisa nos fornecem elementos que fortalecem transformações no fazer pedagógico dessa professora. À luz do pensamento sistêmico da Biologia do Conhecer (MATURANA, 2001), argumentamos que a professora-pesquisadora transformou sua prática pedagógica em conjunto com outros elementos do sistema em que ela se encontra à medida que emoções e relações humanas são favoráveis para isso. Com uso de metodologia de pesquisa qualitativa, pesquisamos as transformações na rede sistêmica no curso da pesquisa-ação e as representações sobre a experiência da professora-pesquisadora, por meio de registros em áudio das reuniões de planejamento, relatórios, colagem visual e entrevista. A discussão dos resultados pretende trazer contribuições para o campo da formação de professores e do ensino de línguas mediado pelas tecnologias digitais. Os resultados indicam que a professora-pesquisadora reflete e inova sua prática embasada em mudanças nas suas emoções ao se sentir mais confiante com o seu trabalho e fluindo em rede com outros pontos do sistema, como mudanças nas ações e emoções de seus estudantes, o que retroalimentou o processo de transformação ocorrido na pesquisa-ação. A partir da discussão dos resultados, indicamos, em acordo com outras pesquisas na literatura, que o potencial de tecnologias digitais para o ensino e aprendizagem de línguas não está propriamente nelas, mas, nas ações, emoções e redes de relações colaborativas que podem ser propiciadas com elas.

PALAVRAS-CHAVE: tecnologias digitais; biologia do conhecer; pesquisa-ação; ensino-aprendizagem de línguas.

 

ABSTRACT:By looking at the experience of an English teacher-researcher during an action-research study, we consider how teaching/learning practices with digital technologies alongside with the reflection prompted by the research make available to us different phenomena that strengthen transformations within the teacher-researcher practice. In the light of the Biology of Cognition’s systems thinking (MATURANA, 2001), we argue that the teacher-researcher transformed her pedagogical practice in line with other phenomena of the system she is embedded in, and as emotions and human relations are favorable for it. With the use of the qualitative methodology, we approach the transformations within the systemic network and the representations of the experience by the teacher-researcher with the use of audio recordings of our meetings, written reports, a visual collage and an interview. The discussion of the results aims at bringing contributions to the field of teacher education and to language teaching mediated by digital technologies. Results indicate that the teacher-researcher reflects and innovates her practice grounded on changes in her emotions as she feels more confidence in her work and by flowing with changes in other threads of the system, such as changes in her students’ emotions and actions. It feed backed her process of transformation during the action-research. Based upon the results discussed, we indicate, in accordance with other research in the literature, that the potential of digital technologies to the teaching/learning of languages are not in the technologies themselves, but in the actions, emotions and the network of collaborative and open relations that may be afforded by them.

KEYWORDS: digital technologies; biology of cognition; action-research; teaching-learning of languages.

Biografia do Autor

  • Rodrigo Camargo Aragão, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC
    Professor de Metodologia do Ensino de Língua Inglesa e de Linguística Aplicada no Dertamento de Letras e Artes da UESC.
  • Iky Anne Fonseca Dias, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC
    Mestre em Letras: Linguagens e Representações, Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Rádio e Televisão pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Estudante de Especialização em Produção de mídias para Educação Online. Atua em pesquisas sobre cibercultura, redes sociais e multiletramentos, conectando saberes da comunicação e da educação.

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Publicado

16-07-2018

Edição

Seção

Educação e Tecnologia

Como Citar

Tecnologias digitais, biologia do conhecer e pesquisa-ação no ensino de línguas. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 11, n. 2, p. 135–159, 2018. DOI: 10.17851/1983-3652.11.2.135-159. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16797. Acesso em: 9 dez. 2024.

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