A pesquisa em linguagem e tecnologia no ensino de inglês no nordeste do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/1983-3652.2020.24379

Palavras-chave:

Linguagem, Tecnologia, Ensino, Inglês

Resumo

Neste artigo, apresentamos o estado da arte de pesquisas em linguagem e tecnologias no ensino de inglês a partir do mapeamento da região Nordeste do Brasil de 2013 a 2017. O período escolhido é justificado pela comparação com os resultados de um mapeamento com recorte temporal anterior (PAIVA, 2013). O estudo se embasa em pesquisa de estado da arte (FERREIRA, 2002) e procedimentos de análise de conteúdo (DÖRNIEY, 2007). Buscou-se estabelecer unidades e temas significativos do corpus, inicialmente, no banco de teses e dissertações da CAPES, e posteriormente, nos portais eletrônicos dos programas de Pós-graduação em Letras e Linguística. Os resultados indicam continuidades nas práticas metodológicas, mas também tendências inovadoras. Destaca-se a presença de estudos que avaliam políticas públicas de tecnologias, a produção textual multimodal, bem como a continuidade de desafios enfrentados por professores de inglês no uso de tecnologias.

Biografia do Autor

  • Rodrigo Camargo Aragão, Universidade Estadual de Santa Cruz

    Professor de Metodologia do Ensino de Língua Inglesa e de Linguística Aplicada no Dertamento de Letras e Artes da UESC.

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Publicado

30-07-2020

Edição

Seção

Educação e Tecnologia

Como Citar

A pesquisa em linguagem e tecnologia no ensino de inglês no nordeste do Brasil. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 13, n. 2, p. 117–139, 2020. DOI: 10.35699/1983-3652.2020.24379. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/24379. Acesso em: 19 dez. 2024.

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