A intertextualidade em hipertextos

uma análise de tweets de cunho didático

Autores

  • Ana Claudia Oliveira Azevedo Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Vitória da Conquista, BA, Brasil https://orcid.org/0000-0002-8729-6515
  • Márcia Helena de Melo Pereira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Departamento de Estudos Linguísticos e Literários, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Vitória da Conquista, BA, Brasil http://orcid.org/0000-0002-3663-3462

DOI:

https://doi.org/10.35699/1983-3652.2021.32557

Palavras-chave:

Hipertexto, Intertextualidade, Tweet, Twitter

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar diferentes categorias do fenômeno de intertextualidade em tweets de cunho didático. O termo “intertextualidade”, que está relacionado ao conceito bakhtiniano de dialogismo, vem da teoria literária e é usado para se referir ao diálogo entre textos, tanto em sentido restrito quanto em sentido amplo. Trata-se de um aspecto comum a todos os textos, inclusive nos textos da internet, isto é, nos hipertextos, caracterizados, dentre outros aspectos, por um alto grau de multimodalidade. Neste artigo, foram observadas os tipos de intertextualidade elencados por Koch, Bentes e Cavalcante (2012) em quatro (hiper)textos do gênero tweet que abordam conteúdos didáticos de diferentes áreas do conhecimento — Ciências Naturais, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática —, coletados por meio de capturas de tela. A análise mostrou que diversas categorias de intertextualidade ocorrem produtivamente em (hiper)textos do gênero tweet, o que confirma o pressuposto de que esse fenômeno é constitutivo da linguagem. Além disso, constatou-se que a intertextualidade se dá não apenas a nível verbal, considerando que o tweet, por ser um hipertexto, permite a convergência de linguagens.

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Biografia do Autor

Ana Claudia Oliveira Azevedo, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Vitória da Conquista, BA, Brasil

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Línguística (PPGLin) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB (2020-2022), com bolsa Fapesb, sob a orientação da Professora Doutora Márcia Helena de Melo Pereira. Licenciada em Letras Modernas (Português, Inglês e respectivas literaturas) pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB (2019). Foi bolsista Fapesb (2018-2019) e voluntária (2016-2018) de Iniciação Científica no projeto de pesquisa A relação entre estilo e gênero vista sob a perspectiva processual: desvendando segredos da criação, coordenado pela Professora Doutora Márcia Helena de Melo Pereira. Tem experiência na área de Linguística Textual, com foco em gêneros discursivos digitais, hipertexto, letramento acadêmico e dados processuais. 

Márcia Helena de Melo Pereira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Departamento de Estudos Linguísticos e Literários, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Vitória da Conquista, BA, Brasil

É doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas, onde também realizou o curso de mestrado em Linguística Aplicada. Atualmente, é professora titular do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGLin-UESB), campus de Vitória da Conquista, atuando na área de Linguística de Texto. Desenvolve, atualmente, projeto de pesquisa sobre processo de construção de textos, gênese de textos, relação entre estilo individual e estilo de gênero, gêneros digitais, crítica genética, autoria e ensino de texto.

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Publicado

18-08-2021

Como Citar

AZEVEDO, A. C. O.; PEREIRA, M. H. de M. A intertextualidade em hipertextos: uma análise de tweets de cunho didático. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 14, n. 3, p. e32557, 2021. DOI: 10.35699/1983-3652.2021.32557. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/32557. Acesso em: 14 nov. 2024.