O portal do projeto PROENEM (UNILAB) como plataforma pedagógica de ensino de argumentação e escrita

Autores

  • Adriely da Silva Clemente Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Instituto de Linguagens e Literaturas, Faculdade de Letras, Acarape, CE, Brasil https://orcid.org/0000-0003-2537-2524
  • Leonardo Chaves Ferreira Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Instituto de Linguagens e Literaturas, Faculdade de Letras, Acarape, CE, Brasil https://orcid.org/0000-0001-7647-4622
  • José Olavo da Silva Garantizado Júnior Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Instituto de Linguagens e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, Acarape, CE, Brasil https://orcid.org/0000-0002-9719-6366

DOI:

https://doi.org/10.35699/1983-3652.2021.33162

Palavras-chave:

Portal PROENEM (Unilab), Recursos tecnológicos, Técnicas argumentativas, Redação estilo ENEM

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo analisar de que modo os materiais didáticos de duas oficinas, disponibilizados tecnologicamente no Portal Educacional PROENEM (Unilab), contribuíram para a construção da argumentação nos textos de estudantes pré-universitários, integrantes das ações do Projeto de Extensão Palestras Interdisciplinares e Oficinas de Produção Textual para o Enem (PROENEM). Teoricamente, nosso trabalho está alicerçado nos estudos de Perelman e Tyteca (1996) e Fiorin (2018) sobre as técnicas argumentativas e em Bottentuit Junior (2013) sobre as características pedagógicas de um portal educacional. Foram analisadas dez redações estilo ENEM de estudantes que, ao participarem do Curso de Redação Gratuito PROENEM (Unilab), acessaram o Portal para realizar suas produções textuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriely da Silva Clemente, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Instituto de Linguagens e Literaturas, Faculdade de Letras, Acarape, CE, Brasil

Graduanda em Letras-Língua Portuguesa pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Atuou como bolsista de Pesquisa (BICT/FUNCAP) no projeto "Análise do uso dos recursos tecnológicos do Portal ProEnem (Unilab) na construção da argumentação em redações de estudantes pré-universitários de Redenção-Ce". Participa do Grupo de Estudos em Texto, Discurso e Ensino (TEDE/Unilab). Integrante Voluntária do Projeto de Extensão Palestras Interdisciplinares de Redação e Oficinas de Produção Textual para o Enem (PROENEM/UNILAB) atuando nos setores de oficina, correção de redação, planejamento de ações, elaboração de material e organização de eventos.

Leonardo Chaves Ferreira, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Instituto de Linguagens e Literaturas, Faculdade de Letras, Acarape, CE, Brasil

Graduando em Letras pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Atuou como bolsista (2018-2019) do Programa de Iniciação à Docência (PIBID), no subprojeto Ensino de Língua Portuguesa com base em gêneros textuais. Atualmente, é bolsista do Programa de Educação Tutorial de Humanidades e Letras da referida instituição (PETHL/Unilab) e participa do Grupo de Pesquisa em Texto, Discurso e Ensino (TEDE/Unilab).

José Olavo da Silva Garantizado Júnior, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Instituto de Linguagens e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, Acarape, CE, Brasil

Possui Graduação em Letras pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Doutorado e Mestrado em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (UFC). É Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (PROPPG/UNILAB), professor do Instituto de Linguagens e Literaturas (ILL/UNILAB) e Professor do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGLIN/UNILAB). Foi Secretário Adjunto de Educação do Município de Aracoiaba-CE. Na gestão acadêmica, já foi Gerente da Divisão de projetos Institucionais da PROPPG (2019) e Assessor Especial da Reitoria da UNILAB (2019-2020). É Autor da Coleção para as séries finais do Ensino Fundamental "Coleção produzindo textos: teoria e prática". É Líder do Grupo de Pesquisa em Texto, Discurso e Ensino (TEDE/UNILAB) e já coordenou o projeto de Extensão Palestras Interdisciplinares e Oficinas de Produção Textual para o Enem (PROENEM/UNILAB). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Práticas Discursivas e estratégias de Textualização, atuando principalmente nos seguintes temas: argumentação, coerência/coesão, gêneros textuais, ensino interdisciplinar, discurso político, método científico e produção textual.

Referências

ANTUNES, Irandé. Assumindo a dimensão interacional da linguagem. In: AULA de português: encontro & interação. São Paulo, SP: Parábola, 2003. (Série Aula, 1). p. 39–105.

BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista. Portais educacionais e suas características: contribuições para o estado da arte. HOLOS, v. 3, p. 111–129, ago. 2013. DOI: 10.15628/holos.2013.950.

FERRARI, Mauára Fréo. Recursos tecnológicos: contribuições na formação continuada de professores. 2017. Dissertação (Mestrado em Tecnologias Educacionais em Rede) – Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede, Área de concentração em Tecnologias Educacionais em Rede para Inovação e Democratização da Educação, UFSM, Santa Maria, RS.

FIORIN, José Luiz. Argumentação. 1. Ed. 4ª. Reimpressão. São Paulo: Contexto, 2018.

GARANTIZADO JÚNIOR, José Olavo Da Silva. A mediação pedagógica no gênero chat educacional numa disciplina da UNILAB-CE. Revista de Humanidades, v. 31, n. 2, p. 548–562, dez. 2016. DOI: 10.5020/23180714.2016.31.2.548-562.

GARANTIZADO JÚNIOR, José Olavo da Silva. Estudo da argumentação sob uma perspectiva textual e retórica. 2015. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-graduação em Linguística, Departamento de Letras Vernáculas, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza.

GONÇALVES, V. M. B. Desenvolvimento de Sistemas de Informação para Web: um portal para as escolas do 1º ciclo e os jardins-de-infância. 2002. Dissertação de Mestrado em Tecnologia Multimídia – Faculdade de Engenharia, Universidade de Porto, Porto.

IAHN, Luciene Ferreira. Portais Educacionais: Uma análise do seu papel para a educação virtual. 2001. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Programa de Pós graduação em Engenharia de Produção, UFSC, Florianópolis.

INEP. A Redação no ENEM 2019: Cartilha do Participante. [S.l.]: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2019.

MACHADO, L. R.; LONGHI, M. T.; BEHAR, P. A. Domínio tecnológico: saberes e fazeres. In: COMPETÊNCIAS em educação a distância. Porto Alegre: Penso, 2013.

MEIRELLES, Dimária Silva et al. Tecnologia e Competências Tecnológicas em Educação a Distancia: Um Estudo Exploratório. Future Studies Research Journal: Trends and Strategies, v. 9, n. 2, p. 140–166, ago. 2017. DOI: 10.24023/FutureJournal/2175-5825/2017.v9i2.302. Disponível em: https://future.emnuvens.com.br/FSRJ/article/view/302. Acesso em: 20 set. 2021.

MENEZESS, Léia Cruz de. Expressões linguísticas modalizadoras deônticas em função argumentativa: um exercício de análise retórico-funcional. 2011. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-graduação em Linguística, Departamento de Letras Vernáculas, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza.

PERELMAN, Chaïm; TYTECA, Lucie O. Tratado da argumentação: a nova retórica. Tradução: Maria Ermantina de Almeida Prado Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

Downloads

Publicado

23-09-2021

Como Citar

CLEMENTE, A. da S.; FERREIRA, L. C.; GARANTIZADO JÚNIOR, J. O. da S. O portal do projeto PROENEM (UNILAB) como plataforma pedagógica de ensino de argumentação e escrita. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 14, n. 3, p. e33162, 2021. DOI: 10.35699/1983-3652.2021.33162. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/33162. Acesso em: 19 abr. 2024.