O portal do projeto PROENEM (UNILAB) como plataforma pedagógica de ensino de argumentação e escrita
DOI:
https://doi.org/10.35699/1983-3652.2021.33162Palavras-chave:
Portal PROENEM (Unilab), Recursos tecnológicos, Técnicas argumentativas, Redação estilo ENEMResumo
O presente trabalho tem por objetivo analisar de que modo os materiais didáticos de duas oficinas, disponibilizados tecnologicamente no Portal Educacional PROENEM (Unilab), contribuíram para a construção da argumentação nos textos de estudantes pré-universitários, integrantes das ações do Projeto de Extensão Palestras Interdisciplinares e Oficinas de Produção Textual para o Enem (PROENEM). Teoricamente, nosso trabalho está alicerçado nos estudos de Perelman e Tyteca (1996) e Fiorin (2018) sobre as técnicas argumentativas e em Bottentuit Junior (2013) sobre as características pedagógicas de um portal educacional. Foram analisadas dez redações estilo ENEM de estudantes que, ao participarem do Curso de Redação Gratuito PROENEM (Unilab), acessaram o Portal para realizar suas produções textuais.
Downloads
Referências
ANTUNES, Irandé. Assumindo a dimensão interacional da linguagem. In: AULA de português: encontro & interação. São Paulo, SP: Parábola, 2003. (Série Aula, 1). p. 39–105.
BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista. Portais educacionais e suas características: contribuições para o estado da arte. HOLOS, v. 3, p. 111–129, ago. 2013. DOI: 10.15628/holos.2013.950.
FERRARI, Mauára Fréo. Recursos tecnológicos: contribuições na formação continuada de professores. 2017. Dissertação (Mestrado em Tecnologias Educacionais em Rede) – Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede, Área de concentração em Tecnologias Educacionais em Rede para Inovação e Democratização da Educação, UFSM, Santa Maria, RS.
FIORIN, José Luiz. Argumentação. 1. Ed. 4ª. Reimpressão. São Paulo: Contexto, 2018.
GARANTIZADO JÚNIOR, José Olavo Da Silva. A mediação pedagógica no gênero chat educacional numa disciplina da UNILAB-CE. Revista de Humanidades, v. 31, n. 2, p. 548–562, dez. 2016. DOI: 10.5020/23180714.2016.31.2.548-562.
GARANTIZADO JÚNIOR, José Olavo da Silva. Estudo da argumentação sob uma perspectiva textual e retórica. 2015. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-graduação em Linguística, Departamento de Letras Vernáculas, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza.
GONÇALVES, V. M. B. Desenvolvimento de Sistemas de Informação para Web: um portal para as escolas do 1º ciclo e os jardins-de-infância. 2002. Dissertação de Mestrado em Tecnologia Multimídia – Faculdade de Engenharia, Universidade de Porto, Porto.
IAHN, Luciene Ferreira. Portais Educacionais: Uma análise do seu papel para a educação virtual. 2001. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Programa de Pós graduação em Engenharia de Produção, UFSC, Florianópolis.
INEP. A Redação no ENEM 2019: Cartilha do Participante. [S.l.]: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2019.
MACHADO, L. R.; LONGHI, M. T.; BEHAR, P. A. Domínio tecnológico: saberes e fazeres. In: COMPETÊNCIAS em educação a distância. Porto Alegre: Penso, 2013.
MEIRELLES, Dimária Silva et al. Tecnologia e Competências Tecnológicas em Educação a Distancia: Um Estudo Exploratório. Future Studies Research Journal: Trends and Strategies, v. 9, n. 2, p. 140–166, ago. 2017. DOI: 10.24023/FutureJournal/2175-5825/2017.v9i2.302. Disponível em: https://future.emnuvens.com.br/FSRJ/article/view/302. Acesso em: 20 set. 2021.
MENEZESS, Léia Cruz de. Expressões linguísticas modalizadoras deônticas em função argumentativa: um exercício de análise retórico-funcional. 2011. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-graduação em Linguística, Departamento de Letras Vernáculas, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza.
PERELMAN, Chaïm; TYTECA, Lucie O. Tratado da argumentação: a nova retórica. Tradução: Maria Ermantina de Almeida Prado Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.