O portal do projeto PROENEM (UNILAB) como plataforma pedagógica de ensino de argumentação e escrita

Auteurs

  • Adriely da Silva Clemente Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Instituto de Linguagens e Literaturas, Faculdade de Letras, Acarape, CE, Brasil https://orcid.org/0000-0003-2537-2524
  • Leonardo Chaves Ferreira Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Instituto de Linguagens e Literaturas, Faculdade de Letras, Acarape, CE, Brasil https://orcid.org/0000-0001-7647-4622
  • José Olavo da Silva Garantizado Júnior Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Instituto de Linguagens e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, Acarape, CE, Brasil https://orcid.org/0000-0002-9719-6366

DOI :

https://doi.org/10.35699/1983-3652.2021.33162

Mots-clés :

Portal PROENEM (Unilab), Recursos tecnológicos, Técnicas argumentativas, Redação estilo ENEM

Résumé

O presente trabalho tem por objetivo analisar de que modo os materiais didáticos de duas oficinas, disponibilizados tecnologicamente no Portal Educacional PROENEM (Unilab), contribuíram para a construção da argumentação nos textos de estudantes pré-universitários, integrantes das ações do Projeto de Extensão Palestras Interdisciplinares e Oficinas de Produção Textual para o Enem (PROENEM). Teoricamente, nosso trabalho está alicerçado nos estudos de Perelman e Tyteca (1996) e Fiorin (2018) sobre as técnicas argumentativas e em Bottentuit Junior (2013) sobre as características pedagógicas de um portal educacional. Foram analisadas dez redações estilo ENEM de estudantes que, ao participarem do Curso de Redação Gratuito PROENEM (Unilab), acessaram o Portal para realizar suas produções textuais.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Adriely da Silva Clemente, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Instituto de Linguagens e Literaturas, Faculdade de Letras, Acarape, CE, Brasil

Graduanda em Letras-Língua Portuguesa pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Atuou como bolsista de Pesquisa (BICT/FUNCAP) no projeto "Análise do uso dos recursos tecnológicos do Portal ProEnem (Unilab) na construção da argumentação em redações de estudantes pré-universitários de Redenção-Ce". Participa do Grupo de Estudos em Texto, Discurso e Ensino (TEDE/Unilab). Integrante Voluntária do Projeto de Extensão Palestras Interdisciplinares de Redação e Oficinas de Produção Textual para o Enem (PROENEM/UNILAB) atuando nos setores de oficina, correção de redação, planejamento de ações, elaboração de material e organização de eventos.

Leonardo Chaves Ferreira, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Instituto de Linguagens e Literaturas, Faculdade de Letras, Acarape, CE, Brasil

Graduando em Letras pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Atuou como bolsista (2018-2019) do Programa de Iniciação à Docência (PIBID), no subprojeto Ensino de Língua Portuguesa com base em gêneros textuais. Atualmente, é bolsista do Programa de Educação Tutorial de Humanidades e Letras da referida instituição (PETHL/Unilab) e participa do Grupo de Pesquisa em Texto, Discurso e Ensino (TEDE/Unilab).

José Olavo da Silva Garantizado Júnior, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Instituto de Linguagens e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, Acarape, CE, Brasil

Possui Graduação em Letras pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Doutorado e Mestrado em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (UFC). É Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (PROPPG/UNILAB), professor do Instituto de Linguagens e Literaturas (ILL/UNILAB) e Professor do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGLIN/UNILAB). Foi Secretário Adjunto de Educação do Município de Aracoiaba-CE. Na gestão acadêmica, já foi Gerente da Divisão de projetos Institucionais da PROPPG (2019) e Assessor Especial da Reitoria da UNILAB (2019-2020). É Autor da Coleção para as séries finais do Ensino Fundamental "Coleção produzindo textos: teoria e prática". É Líder do Grupo de Pesquisa em Texto, Discurso e Ensino (TEDE/UNILAB) e já coordenou o projeto de Extensão Palestras Interdisciplinares e Oficinas de Produção Textual para o Enem (PROENEM/UNILAB). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Práticas Discursivas e estratégias de Textualização, atuando principalmente nos seguintes temas: argumentação, coerência/coesão, gêneros textuais, ensino interdisciplinar, discurso político, método científico e produção textual.

Références

ANTUNES, Irandé. Assumindo a dimensão interacional da linguagem. In: AULA de português: encontro & interação. São Paulo, SP: Parábola, 2003. (Série Aula, 1). p. 39–105.

BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista. Portais educacionais e suas características: contribuições para o estado da arte. HOLOS, v. 3, p. 111–129, ago. 2013. DOI: 10.15628/holos.2013.950.

FERRARI, Mauára Fréo. Recursos tecnológicos: contribuições na formação continuada de professores. 2017. Dissertação (Mestrado em Tecnologias Educacionais em Rede) – Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede, Área de concentração em Tecnologias Educacionais em Rede para Inovação e Democratização da Educação, UFSM, Santa Maria, RS.

FIORIN, José Luiz. Argumentação. 1. Ed. 4ª. Reimpressão. São Paulo: Contexto, 2018.

GARANTIZADO JÚNIOR, José Olavo Da Silva. A mediação pedagógica no gênero chat educacional numa disciplina da UNILAB-CE. Revista de Humanidades, v. 31, n. 2, p. 548–562, dez. 2016. DOI: 10.5020/23180714.2016.31.2.548-562.

GARANTIZADO JÚNIOR, José Olavo da Silva. Estudo da argumentação sob uma perspectiva textual e retórica. 2015. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-graduação em Linguística, Departamento de Letras Vernáculas, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza.

GONÇALVES, V. M. B. Desenvolvimento de Sistemas de Informação para Web: um portal para as escolas do 1º ciclo e os jardins-de-infância. 2002. Dissertação de Mestrado em Tecnologia Multimídia – Faculdade de Engenharia, Universidade de Porto, Porto.

IAHN, Luciene Ferreira. Portais Educacionais: Uma análise do seu papel para a educação virtual. 2001. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Programa de Pós graduação em Engenharia de Produção, UFSC, Florianópolis.

INEP. A Redação no ENEM 2019: Cartilha do Participante. [S.l.]: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2019.

MACHADO, L. R.; LONGHI, M. T.; BEHAR, P. A. Domínio tecnológico: saberes e fazeres. In: COMPETÊNCIAS em educação a distância. Porto Alegre: Penso, 2013.

MEIRELLES, Dimária Silva et al. Tecnologia e Competências Tecnológicas em Educação a Distancia: Um Estudo Exploratório. Future Studies Research Journal: Trends and Strategies, v. 9, n. 2, p. 140–166, ago. 2017. DOI: 10.24023/FutureJournal/2175-5825/2017.v9i2.302. Disponível em: https://future.emnuvens.com.br/FSRJ/article/view/302. Acesso em: 20 set. 2021.

MENEZESS, Léia Cruz de. Expressões linguísticas modalizadoras deônticas em função argumentativa: um exercício de análise retórico-funcional. 2011. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-graduação em Linguística, Departamento de Letras Vernáculas, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza.

PERELMAN, Chaïm; TYTECA, Lucie O. Tratado da argumentação: a nova retórica. Tradução: Maria Ermantina de Almeida Prado Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

Téléchargements

Publiée

23-09-2021

Comment citer

CLEMENTE, A. da S.; FERREIRA, L. C.; GARANTIZADO JÚNIOR, J. O. da S. O portal do projeto PROENEM (UNILAB) como plataforma pedagógica de ensino de argumentação e escrita. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 14, n. 3, p. e33162, 2021. DOI: 10.35699/1983-3652.2021.33162. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/33162. Acesso em: 17 juill. 2024.