Modelo SEM para o treinamento tecnológico, ecológico e inclusivo de professores em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/1983-3652.2021.33640

Palavras-chave:

Treinamento de professores, Tecnologia, Educação inclusiva, Ecologia, Covid-19

Resumo

Este trabalho tenta analisar a relação entre treinamento de professores (TP), treinamento de professores em educação inclusiva (TPEI), treinamento de professores em tecnologias (TPT), treinamento de professores em ecologia (TPE) e treinamento de professores em tempo do pandemia (TPP), através de uma análise de fator de confirmação (AFC) com modelo de equação estrutural (SEM) de uma escala Likert criada ad hoc, validada e confirmada. Para a busca de respostas, foi realizado um processo de pesquisa não-experimental, descritivo, explicativo e correlacional. O instrumento utilizado para coletar os dados foi uma escala, validada em conteúdo e com um excelente alfa Cronbach (.902). A validade da construção foi realizada com uma análise fatorial exploratória (AFE). A amostra foi de 598 alunos de Mestrado em Formação de Professores e o último ano (4º) do Ensino Primário da Universidade de Jaen (Espanha). Pode-se concluir que existe uma relação entre as diferentes formas de formação de professores. A partir da análise correlacional, o maior coeficiente é entre formação de professores em ecologia e formação de professores em educação inclusiva. A partir da AFC confirma-se que essa correlação é uma relação muito forte, de modo que a inclusão e a ecologia devem ser eixos centrais em toda a formação de professores; por outro lado, conclui-se a baixa relação entre formação de professores e formação de professores em tempos de pandemia, de modo que, pelo menos em teoria, a Covid-19 não deve afetar a formação de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAVENA DOMICH, Marcela Angelina. Preguntar-se en el oficio de educar: la importancia de la pregunta en formación docente. Revista Educación, v. 45, n. 1, p. 619–631, Dec. 2020. DOI:

15517/revedu.v45i1.41144. Available from: https://revistas.ucr.ac.cr/index.php/educacion/article/view/41144.

ARIAS, F. G. El proyecto de investigación. Introducción a la metodología científica. Caracas: Episteme, 2012.

ARNAIZ, P. La educación inclusiva en el siglo XXI. Avances y desafíos. Murcia: UM, 2019.

BERMÚDEZ, G.; DE LONGHI, A. La educación ambiental y la ecología como ciencia. Una discusión necesaria para la enseñanza. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 7, n. 2, p. 275–297, 2008.

BLASCO, J. E.; LÓPEZ, A.; MENGUAL, S. Validación mediante método Delphi de un cuestionario para conocer las experiencias e interés hacia las actividades acuáticas con especial atención al windsurf. Ágora para la Educación Física y el Deporte, v. 12, n. 1, p. 75–96, 2010.

BOOTH, T.; AINSCOW, M. Index for inclusion. Bristol: CSEI, 2000.

DÍAZ QUERO, V. Formación docente, práctica pedagógica y saber pedagógico. Laurus, v. 12, p. 88–103, 2006.

DUSSEL, I. La formación docente y los desafíos de la pandemia. Revista EFI-DGES, v. 6, n. 10, p. 1–15, 2020.

ESTEVE, J. M. La formación de profesores: bases teóricas para el desarrollo de programas de formación inicial. Revista de educación, v. 350, p. 15–30, 2009.

HERNÁNDEZ SAMPIERI, R.; FERNÁNDEZ, C.; BAPTISTA, P. Metodología de la investigación. México: McGraw-Hill, 2010.

INFANTE, M. Desafíos a la formación docente: inclusión educativa. Estudios Pedagógicos XXXVI, v. 1, p. 287–297, 2011.

KAISER, H. F. An index of factorial simplicity. Psychometrika, v. 39, p. 31–36, 1974.

KAPLAN, D. Structural equation modeling: Foundations and extensions. Thousand Oaks, CA: Sage Publications, 2000.

KERLINGER, F. N. La investigación del comportamiento. México and Caracas: Interamericana and Episteme, 1979.

KLINE, R. Principles and practices of structural equation modeling. New York: Guilford Press, 2005.

LANDIS, J. R.; KOCH, G. G. The measurement of observer agreement for categorical data. Biometrics 33, p. 159–174, 1977.

LEVY, J.; VARELA, J.; ABAD, J. Modelización con estructuras de covarianzas en Ciencias Sociales. Madrid: Netbiblo, 2006.

MORENO, R.; TEJADA, A.; DÍAZ, M. COVID-19. Educación Inclusiva y Personas con Discapacidad:

Fortalezas y Debilidades de la Teleeducación. [S.l.]: Colección iAccessibility, 2020. v. 23.

NIEVA, J. A.; MARTÍNEZ, O. Una nueva mirada sobre la formación docente. Universidad y Sociedad, v. 8, n. 4, p. 14–26, 2016. Available from: http://rus.ucf.edu.cu/.

PÉREZ SERRANO, G. Investigación cualitativa. Retos e interrogantes. Madrid: La Muralla, 2004.

RODRÍGUEZ JIMÉNEZ, Andrés; MIQUELI RODRÍGUEZ, Bertha; DÁVILA VALDÉS, Yosdey. Identificación de necesidades de formación continua del profesorado ante las demandas educativas del siglo XXI. Actualidades Investigativas en Educación, v. 21, n. 1, p. 1–32, Jan. 2021. DOI: 10.15517/aie.v21i1.44073. Available from: https://revistas.ucr.ac.cr/index.php/aie/article/view/44073.

SÁNCHEZ, J. S.; QUIROGA, K. J.; OSPINA, A. Desafíos tecnológicos para el sector educativo de América Latina en tiempos de pandemia. Bogotá: PIPEC, 2020.

SCHUYLER, W. H. Reading Statistics and Research. Boston: Pearson Education Inc., 2008.

SUÁREZ, N. Formación docente universitaria y crisis sanitaria COVID-19. CienciAmérica, v. 9, n. 2, p. 1–6, 2020.

TALAVERA, H. La educación en tiempos de pandemia: los desafíos de la escuela del siglo XXI. Revista CIEG, v. 44, p. 176–187, 2020.

TEJEDOR, Santiago et al. Educación en tiempos de pandemia: reflexiones de alumnos y profesores sobre la enseñanza virtual universitaria en España, Italia y Ecuador. Revista Latina de Comunicación Social, n. 78, p. 19–40, Oct. 2020. DOI: 10.4185/RLCS-2020-1466. Available from: http://nuevaepoca.revistalatinacs.org/index.php/revista/article/view/335.

TRISTÁN, A. Modificación al modelo de Lawshe para el dictamen cuantitativo de la validez de contenido de un instrumento objetivo. Avances en medición, v. 6, n. 1, p. 37–48, 2008.

VAILLANT, D.; MARCELO, C. El ABC y D de la formación docente. Madrid: Narcea, 2015.

Downloads

Publicado

02-06-2021

Como Citar

HERNÁNDEZ FERNÁNDEZ, A.; CAMARGO, C. de B. Modelo SEM para o treinamento tecnológico, ecológico e inclusivo de professores em tempos de pandemia. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 14, n. 2, p. e33640, 2021. DOI: 10.35699/1983-3652.2021.33640. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/33640. Acesso em: 29 mar. 2024.