Modelo SEM para o treinamento tecnológico, ecológico e inclusivo de professores em tempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.35699/1983-3652.2021.33640Palavras-chave:
Treinamento de professores, Tecnologia, Educação inclusiva, Ecologia, Covid-19Resumo
Este trabalho tenta analisar a relação entre treinamento de professores (TP), treinamento de professores em educação inclusiva (TPEI), treinamento de professores em tecnologias (TPT), treinamento de professores em ecologia (TPE) e treinamento de professores em tempo do pandemia (TPP), através de uma análise de fator de confirmação (AFC) com modelo de equação estrutural (SEM) de uma escala Likert criada ad hoc, validada e confirmada. Para a busca de respostas, foi realizado um processo de pesquisa não-experimental, descritivo, explicativo e correlacional. O instrumento utilizado para coletar os dados foi uma escala, validada em conteúdo e com um excelente alfa Cronbach (.902). A validade da construção foi realizada com uma análise fatorial exploratória (AFE). A amostra foi de 598 alunos de Mestrado em Formação de Professores e o último ano (4º) do Ensino Primário da Universidade de Jaen (Espanha). Pode-se concluir que existe uma relação entre as diferentes formas de formação de professores. A partir da análise correlacional, o maior coeficiente é entre formação de professores em ecologia e formação de professores em educação inclusiva. A partir da AFC confirma-se que essa correlação é uma relação muito forte, de modo que a inclusão e a ecologia devem ser eixos centrais em toda a formação de professores; por outro lado, conclui-se a baixa relação entre formação de professores e formação de professores em tempos de pandemia, de modo que, pelo menos em teoria, a Covid-19 não deve afetar a formação de professores.
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