Neuropedagogia e neuroimagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/1983-3652.2022.40453

Palavras-chave:

Neuropedagogia, Neuroimagem, Pedagogia, Professor, Cérebro

Resumo

A pesquisa aqui apresentada se baseia no pressuposto de que existe uma falta de informação, tanto nacional como internacional, sobre a neuropedagogia, e que há provas mais do que suficientes da necessidade de uma conceitualização da neuropedagogia. Por essa razão, o objetivo geral é analisar a relação entre neuroeducação, neurodidática, treinamento de professores e neuropedagogia. A coleta de dados foi realizada utilizando um questionário \textit{ad hoc} de escala Likert de 27 itens, confiável (Cronbach's Alpha, .973) e validado em termos de conteúdo e construção com uma análise exploratória de fatores (KMO (.843), Bartlett (Sign.000), Determinant (9.416E-19)). A amostra da pesquisa foi selecionada por conveniência entre professores universitários na Espanha, Paraguai, Equador, Brasil e México, com um total de 1264 participantes. O desenho da pesquisa é não-experimental, descritivo, explicativo, correlacional e regressivo. Os resultados mostram que o futuro da pedagogia deve incluir a neuropedagogia, evidenciando que a neuropedagogia precisa do conhecimento da neuroeducação, que a neurodidática é a aplicação prática da neuropedagogia, a importância da neuroorientação e da neuro-organização na educação, e a necessidade de treinamento de instrutores. Tudo isso é reforçado pelos exemplos mostrados de neuroimagem que demonstram a necessidade de neuropedagogia e treinamento de professores em neuropedagogia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BÉJAR, M. Neuroeducación. Padres y Maestros / Journal of Parents and Teachers, n. 355, p. 49–53, 2014. Available from: https://revistas.comillas.edu/index.php/padresymaestros/article/view/2622. Visited on: 22 Aug. 2022.

BLAKEMORE, S. J.; FRITH, U.; CHIC, J. S. Cómo aprende el cerebro: Las claves para la educación. Prólogo de José Antonio Marina. Barcelona: Editorial Ariel, Jan. 2007.

CÁRDENAS GÓMEZ, W. G. Identificación y monitoreo de señales cerebrales que intervienen en movimientos involuntarios de articulaciones en pacientes con Parkinson. Emotiv Epoc X. 2021. Maestria en Ciencias en Ingeniería Electrica – Tecnológico Nacional de México, Torreón, Coahuila. México. Available from: https://rinacional.tecnm.mx/bitstream/TecNM/1664/1/%2801%29-TMCIE-2021-Williams%20Gerardo%20C%C3%A1rdenas%20G%C3%B3mez.pdf. Visited on: 22 Aug. 2022.

CARDINALI, D. Neurociencia aplicada: sus fundamentos. México: Médica Panamericana, 2007.

CASTILLO, C. Neurociencias y su relación en el proceso enseñanza aprendizaje. 2015. Maestría en psicopedagogía y orientación tutorial – Universidad Católica Sedes Sapientiae, Lima, available from: https://repositorio.ucss.edu.pe/bitstream/handle/20.500.14095/180/Castillo_Galdo_tesis_maestria_2015.pdf?sequence=5&isAllowed=y. Visited on: 22 Aug. 2022.

CUMPA VALENCIA, M. Usos y abusos del término “neurociencias”: una revisión sistemática en revistas indexadas en Scielo. Revista ConCiencia EPG, v. 4, 1 (Enero - junio), p. 30–67, 2019. DOI: https://doi.org/10.32654/CONCIENCIAEPG.4-1.3. Available from: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7304977. Visited on: 22 Aug. 2022.

DURKHEIM, E. Jugements de valeur et jugements de réalité. Revue de Métaphysiue et de Morale, v. 19, p. 437–453, 1911.

GARCÍA FERRANDO, M. et al. El análisis de la realidad social: métodos y técnicas de investigación. Madrid: Alianza editorial, 2015.

GEORGE, D.; MALLERY, P. SPSS for Windows step by step: A simple guide and reference. Boston: Allyn & Bacon, 2003.

HERBERT, F. Dune. Barcelona: Ediciones Nova, 1965.

HERNÁNDEZ, A.; DE BARROS, C. Neuroimagen en Neuropedagogía. en prensa. [S.l.: s.n.], 2022.

JIMÉNEZ, C. A. Lúdica Colombia. [S.l.: s.n.], 2010. Available from: http://www.ludicacolombia.com. Visited on: 9 Mar. 2022.

KAISER, H. F. An index of factorial simplicity. Psychometrika, v. 39, n. 1, p. 31–36, Mar. 1974. DOI: 10.1007/BF02291575. Available from: https://doi.org/10.1007/BF02291575. Visited on: 22 Aug. 2022.

MANES, F.; NIRO, M. Usar el cerebro: Conocer nuestra mente para vivir mejor. Buenos Aires: Planeta, 2014.

ROTGER AMENGUAL, B. Ciencias de la educación : temas fundamentales. Madrid: Escuela Española, 1984.

SARRAMONA, J.; FERRÁNDEZ, A. Aspectos diferenciales de la educación. Barcelona: CEAC, 1977.

TORRES RÍOS, H.; ALVARADO ZERMEÑO, G.; BERNAL TRIGUEROS, A. Caracterización del neuroaprendizaje en estudiantes de licenciatura. In: DEBATES en Evaluación y Currículum. [S.l.: s.n.], 2018. v. 4. Available from: https://postgradoeducacionuatx.org/pdf2018/A231.pdf. Visited on: 22 Aug. 2022.

Downloads

Publicado

24-08-2022

Como Citar

HERNÁNDEZ FERNÁNDEZ, A. Neuropedagogia e neuroimagem. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 15, p. e40453, 2022. DOI: 10.35699/1983-3652.2022.40453. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/40453. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê 2022: Neurociência, neuroeducação, neurodidáctica e tecnologia