Neuropedagogia e neuroimagem
DOI:
https://doi.org/10.35699/1983-3652.2022.40453Palavras-chave:
Neuropedagogia, Neuroimagem, Pedagogia, Professor, CérebroResumo
A pesquisa aqui apresentada se baseia no pressuposto de que existe uma falta de informação, tanto nacional como internacional, sobre a neuropedagogia, e que há provas mais do que suficientes da necessidade de uma conceitualização da neuropedagogia. Por essa razão, o objetivo geral é analisar a relação entre neuroeducação, neurodidática, treinamento de professores e neuropedagogia. A coleta de dados foi realizada utilizando um questionário \textit{ad hoc} de escala Likert de 27 itens, confiável (Cronbach's Alpha, .973) e validado em termos de conteúdo e construção com uma análise exploratória de fatores (KMO (.843), Bartlett (Sign.000), Determinant (9.416E-19)). A amostra da pesquisa foi selecionada por conveniência entre professores universitários na Espanha, Paraguai, Equador, Brasil e México, com um total de 1264 participantes. O desenho da pesquisa é não-experimental, descritivo, explicativo, correlacional e regressivo. Os resultados mostram que o futuro da pedagogia deve incluir a neuropedagogia, evidenciando que a neuropedagogia precisa do conhecimento da neuroeducação, que a neurodidática é a aplicação prática da neuropedagogia, a importância da neuroorientação e da neuro-organização na educação, e a necessidade de treinamento de instrutores. Tudo isso é reforçado pelos exemplos mostrados de neuroimagem que demonstram a necessidade de neuropedagogia e treinamento de professores em neuropedagogia.
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