Neurodidática
uma experiência em educação inclusiva aplicada às TIC
DOI:
https://doi.org/10.35699/1983-3652.2022.40509Palavras-chave:
Inclusão, Neurodidática, TecnologiasResumo
A aprendizagem baseia-se nas abordagens da neurodidática, para responder à diversidade de necessidades de aprendizagem com a utilização de recursos tecnológicos, como principal opção para garantir o serviço educativo, apoiar a comunidade, proporcionar proteção e apoio emocional às crianças e adolescentes com deficiência (NNACD). Propõe-se uma análise que permite conhecer a aplicação da acessibilidade à aprendizagem em cinco instituições educacionais de Fe y Alegría, pertencentes a três localidades do Equador com 212 NNACD, que, de uma forma específica de atenção, desenvolvem sua aprendizagem para a vida, por meio da pesquisa qualitativa, relacionada ao Planejamento Centrado na Pessoa (PCP). A informação foi organizada em três níveis: equipamento e conectividade, psicomotricidade do NNACD e entrega pedagógica, que permitem definir as diferentes competências assumidas pelo NNACD em função das deficiências específicas e no que diz respeito à acessibilidade tecnológica. Os principais recursos utilizados são tablets, smartphones e computadores. O uso de computadores de mesa permite um maior campo de trabalho, principalmente em alunos com deficiência intelectual e paralisia cerebral infantil, que necessitam de adaptações tecnológicas adicionais.
Downloads
Referências
ACOSTA-VARGAS, P. y col. Accessibility in Native Mobile Applications for Users with Disabilities: A Scoping Review. Applied Sciences, v. 11, n. 12, pág. 5707, jun. 2021. DOI: 10.3390/app11125707. Disponible en: https://www.mdpi.com/2076-3417/11/12/5707. Acceso en: 4 oct. 2022.
BORJA, C. Arte en la discapacidad: un doble beneficio, p. 24-25, jun. 2013. Disponible en: https://connect.usfq.edu.ec/sites/default/files/2020-07/0013_para_el_aula_06.pdf. Acceso en: 5 oct. 2022.
FE Y ALEGRÍA. Guía metodológica para la atención educativa a la diversidad. Quito: Fe y Alegría, 2020.
FERNÁNDEZ PALACIO, A. Neurodidáctica e inclusión educativa. PublicacionesDidácticas, v. 80, n. 1, p. 262-266, feb. 2017. Disponible en: http://publicacionesdidacticas.com/hemeroteca/articulo/080051. Acceso en: 4 oct. 2022.
GERHARD, F. y GERHARD, P. Neurodidáctica. [S.l.: s.n.], 2003. Disponible en: https://www.investigacionyciencia.es/revistas/mente-y-cerebro/esquizofrenia-356/neurodidctica-3910. Acceso en: 4 oct. 2022.
HERNÁNDEZ SAMPIERI, R. y FERNÁNDEZ COLLADO, C. Metodología de la investigación. Edición: P. Baptista Lucio. Sexta edición. México D.F.: McGraw-Hill Education, 2014.
MINISTERIO DE EDUCACIÓN. Currículo de los niveles de educación obligatoria. [S.l.: s.n.], 2016.
PANIAGUA G, M. N. NEURODIDACTICA: UNA NUEVA FORMA DE HACER EDUCACIÓN. Fides et Ratio - Revista de Difusión cultural y científica de la Universidad La Salle en Bolivia, v. 6, n. 6, p. 72-77, sep. 2013. Disponible en: http://www.scielo.org.bo/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S2071-081X2013000100009&lng=es&nrm=iso&tlng=es. Acceso en: 4 oct. 2022.
PUERTAS, P. La motricidad fina en el aprendizaje de la pre-escritura en los niños y niñas de 5 años de primer año de educación general básica en la Escuela Fiscal Mixta “Avelina Lasso de Plaza”. Quito: Universidad central del Ecuador, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Karina Delgado Valdivieso, Janio Jadan Guerrero
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.