Neurodidática

uma experiência em educação inclusiva aplicada às TIC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/1983-3652.2022.40509

Palavras-chave:

Inclusão, Neurodidática, Tecnologias

Resumo

A aprendizagem baseia-se nas abordagens da neurodidática, para responder à diversidade de necessidades de aprendizagem com a utilização de recursos tecnológicos, como principal opção para garantir o serviço educativo, apoiar a comunidade, proporcionar proteção e apoio emocional às crianças e adolescentes com deficiência (NNACD). Propõe-se uma análise que permite conhecer a aplicação da acessibilidade à aprendizagem em cinco instituições educacionais de Fe y Alegría, pertencentes a três localidades do Equador com 212 NNACD, que, de uma forma específica de atenção, desenvolvem sua aprendizagem para a vida, por meio da pesquisa qualitativa, relacionada ao Planejamento Centrado na Pessoa (PCP). A informação foi organizada em três níveis: equipamento e conectividade, psicomotricidade do NNACD e entrega pedagógica, que permitem definir as diferentes competências assumidas pelo NNACD em função das deficiências específicas e no que diz respeito à acessibilidade tecnológica. Os principais recursos utilizados são tablets, smartphones e computadores. O uso de computadores de mesa permite um maior campo de trabalho, principalmente em alunos com deficiência intelectual e paralisia cerebral infantil, que necessitam de adaptações tecnológicas adicionais.

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Publicado

13-10-2022

Edição

Seção

Dossiê 2022: Neurociência, neuroeducação, neurodidáctica e tecnologia

Como Citar

Neurodidática: uma experiência em educação inclusiva aplicada às TIC. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 15, p. e40509, 2022. DOI: 10.35699/1983-3652.2022.40509. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/40509. Acesso em: 20 dez. 2024.

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