Photovoice, pedagogia psicodramática e multiletramentos para a formação crítica de adolescentes no contexto pandêmico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-3652.2024.47929

Palavras-chave:

Photovoice, Multiletramentos, Pandemia

Resumo

Neste trabalho, analisamos uma vivência educacional que combinou a técnica Photovoice e a Pedagogia Psicodramática, aliadas ao trabalho com linguagens na perspectiva dos multiletramentos, para a formação crítica de adolescentes. A partir de um projeto interdisciplinar, desenvolvido por meio de TDICs, buscou-se ampliar e integrar a visão dos estudantes acerca do cuidado tridimensional: eu-outro-meio ambiente. O projeto foi desenvolvido com alunos de 1º e 2º anos da educação profissional técnica de nível médio, no interior do Mato Grosso do Sul, Brasil, em 2021, durante a pandemia da Covid-19, momento em que se evidenciou ainda mais a necessidade de olhar para o “eu”, para as relações “eu-outro” e para as relações “nós-meio ambiente”. A partir dos registros fotográficos com o Photovoice, os participantes produziram textos multissemióticos utilizando a mixagem de linguagens e mídias digitais. Para este trabalho, selecionamos as etapas do projeto de ensino, o qual foi organizado em quatro fases: aquecimento inespecífico, aquecimento específico, dramatização e compartilhamento. Para efeito de análise, utilizamos a proposta dos multiletramentos e os quatro processos do conhecimento: experienciar o novo; conceitualizar com teoria; aplicar criativamente; e analisar criticamente. As análises permitiram observar o desenvolvimento de habilidades críticas acerca de questões socioambientais que impactam o cotidiano dos participantes.

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Publicado

01-02-2024

Como Citar

BOMFIM, L.; BIONDO, F.; MAIA, I. Photovoice, pedagogia psicodramática e multiletramentos para a formação crítica de adolescentes no contexto pandêmico. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 17, p. e47929, 2024. DOI: 10.1590/1983-3652.2024.47929. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/47929. Acesso em: 28 abr. 2024.