Photovoice, pedagogia psicodramática e multiletramentos para a formação crítica de adolescentes no contexto pandêmico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-3652.2024.47929

Palavras-chave:

Photovoice, Multiletramentos, Pandemia

Resumo

Neste trabalho, analisamos uma vivência educacional que combinou a técnica Photovoice e a Pedagogia Psicodramática, aliadas ao trabalho com linguagens na perspectiva dos multiletramentos, para a formação crítica de adolescentes. A partir de um projeto interdisciplinar, desenvolvido por meio de TDICs, buscou-se ampliar e integrar a visão dos estudantes acerca do cuidado tridimensional: eu-outro-meio ambiente. O projeto foi desenvolvido com alunos de 1º e 2º anos da educação profissional técnica de nível médio, no interior do Mato Grosso do Sul, Brasil, em 2021, durante a pandemia da Covid-19, momento em que se evidenciou ainda mais a necessidade de olhar para o “eu”, para as relações “eu-outro” e para as relações “nós-meio ambiente”. A partir dos registros fotográficos com o Photovoice, os participantes produziram textos multissemióticos utilizando a mixagem de linguagens e mídias digitais. Para este trabalho, selecionamos as etapas do projeto de ensino, o qual foi organizado em quatro fases: aquecimento inespecífico, aquecimento específico, dramatização e compartilhamento. Para efeito de análise, utilizamos a proposta dos multiletramentos e os quatro processos do conhecimento: experienciar o novo; conceitualizar com teoria; aplicar criativamente; e analisar criticamente. As análises permitiram observar o desenvolvimento de habilidades críticas acerca de questões socioambientais que impactam o cotidiano dos participantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BALL, Stephen John. “Nova” filantropia, capitalismo social e política educacional. In: BALL, Stephen John (ed.). Educação Global S.A: novas redes políticas e o imaginário neoliberal. Paraná: Editora UEPG, 2014.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. [S. l.]: Brasília, DF: Presidência da República, 1996.

BUZATO, Marcelo El Khouri. Inteligência artificial, pós-humanismo e Educação: entre o simulacro e a assemblagem. Dialogia, n. 44, e23906, abr. 2023. ISSN 1983-9294, 1677-1303. DOI: 10.5585/44.2023.23906. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/23906. Acesso em: 25 nov. 2023.

CARVALHO, Djota. A Educação Está No Gibi. 1ª edição. [S. l.]: Papirus, mar. 2007. ISBN 9788530808228.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede: a era da informação. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2003. (Economia, Sociedade e Cultura, v. 1).

COPE, Bill; KALANTZIS, Mary; PINHEIRO, Petrilson. Letramentos. São Paulo: Editora Unicamp, 2020.

DUBOC, Ana Paula Martinez; SOUZA, Lynn Mario Trindade Menezes de. Delinking Multiliteracies and the Reimagining of Literacy Studies. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 21, p. 547–576, maio 2021. ISSN 1984-6398. DOI: 10.1590/1984-6398202117998. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbla/a/TrwWgmtXdgLnDjnFtPNWFxh/. Acesso em: 25 nov. 2023.

GOMES, Marco Antonio Ferreira; FILIZOLA, Heloisa Ferreira; BOULET, René. Formação de voçorocas - Portal Embrapa. [S. l.: s. n.], 2021. Disponível em: https://www.embrapa.br/agencia-de-informacao-tecnologica/tematicas/agricultura-e-meio-ambiente/manejo/reabilitacao-de-areas/formacao-de-vocorocas. Acesso em: 25 nov. 2023.

HODGES, Charles; MOORE, Stephanie; LOCKEE, Barb; TRUST, Torrey; BOND, Aaron. The difference between emergency remote teaching and online learning. [S. l.: s. n.], 2020. Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning. Acesso em: 25 nov. 2023.

KNOBEL, Michele; LANKSHEAR, Colin. A new literacies sampler (cover plus introduction). Berna: Peter Lang Publishing, 2007.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. Lisboa: Instituto Piaget, 2000.

LIMA, Conceição. Hipertexto: produção textual na internet. Ribeirão Preto: Editora São Francisco, 2016.

MATO GROSSO DO SUL POR FAVOR. A história do Tereré no Brasil. [S. l.: s. n.], 2020. Disponível em: https://msporfavor.com.br/blog/detalhes/47/a--historia-do-terere-no-brasil. Acesso em: 25 nov. 2023.

MONTE MÓR, Walkyria. The development of agency in a new literacies proposal for teacher education in Brazil. In: KNOBEL, Michele; LANKSHEAR, Colin; BUZATO, Marcelo; JUNQUEIRA, Eduardo C. (ed.). New literacies, new agencies?: a brazilian perspective on mindsets, digital practices and tools for social action in and out of school. Nova York: Peter Lang Publishers, 2013. p. 126–146.

ROJO, Roxane (ed.). Escola conectada: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.

ROMAÑA, Maria Alicia. Pedagogia psicodramática e educação consciente: mapa de um acionar educativo. Campo Grande: Entre Nós, 2019.

SANTOS, Claudia Cristina de Sousa Rangel. Letramento com texto multimodal: uma experiência com as tiras de Mafalda. Revista Philologus, v. 51, n. 17, 2011. Disponível em: http://www.filologia.org.br/revista/51supl/28.pdf. Acesso em: 15 jul. 2023.

WANG, Caroline; BURRIS, Mary Ann. Photovoice: Concept, Methodology, and Use for Participatory Needs Assessment. Health Education & Behavior, v. 24, n. 3, p. 369–387, jun. 1997. ISSN 1090-1981, 1552-6127. DOI: 10.1177/109019819702400309. Disponível em: http://journals.sagepub.com/doi/10.1177/109019819702400309. Acesso em: 25 nov. 2023.

Downloads

Publicado

01-02-2024

Como Citar

BOMFIM, L.; BIONDO, F.; MAIA, I. Photovoice, pedagogia psicodramática e multiletramentos para a formação crítica de adolescentes no contexto pandêmico. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 17, p. e47929, 2024. DOI: 10.1590/1983-3652.2024.47929. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/47929. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê 2024: Educação linguística e cultural mediada por tecnologias digitais