Qubism 3D Modeling e GeoGebra

softwares adequados para promover a visualização 3D nos temas de projeção ortogonal e seção de cilindros

Autores/as

  • Cacilda Helena Chivai Universidade Pedagógica de Maputo, Faculdade de Engenharias e Tecnologias, Departamento de Desenho, Maputo, Moçambique https://orcid.org/0000-0003-4365-4891
  • Armando Assunção Soares Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Escola de Ciências e Tecnologia, Departamento de Física, Vila Real, Portugal / Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Escola de Ciências e Tecnologia, Departamento de Matemática, Vila Real, Portugal https://orcid.org/0000-0003-1860-2432
  • Paula Catarino INEGI/LAETA Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial, Portugal / CIDTFF - Centro de investigação da Universidade de Aveiro https://orcid.org/0000-0001-6917-5093

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-3652.2024.49117

Palabras clave:

Simulações computacionais, Qubism 3D Modeling, Software de geometria dinâmica Geogebra, Projeções ortogonais, Seções de cilindros

Resumen

No Ensino Secundário Geral em Moçambique, ainda é raro o uso de recursos tecnológicos para o aprendizado de Desenho Técnico e de Geometria Descritiva. O objetivo desta pesquisa é verificar se as simulações dos softwares Qubism 3D Modeling e GeoGebra, nos temas de Projeção Ortogonal e de Seção de Cilindros, contribuem para a formação de alunos nesse tipo de habilidade. Para o estudo das Projeções Ortogonais, adaptamos o Qubism 3D Modeling para ajudar na clarificação das representações das vistas ortogonais. Para o estudo das seções produzidas em cilindro, utilizamos o software de geometria dinâmica GeoGebra, por facilitar a percepção da forma da figura resultante da seção. Este estudo é quase-experimental, seguindo uma abordagem qualitativa, conduzido em uma escola do sul de Moçambique. As técnicas empregadas incluíram observação, tomadas de notas e registros fotográficos, e os instrumentos utilizados foram questionários de satisfação. Participaram 50 alunos, dos quais 25 experimentaram o software Qubism 3D Modeling e os 25 restantes utilizaram o software GeoGebra. Esses alunos resolveram exercícios práticos de Desenho Técnico e de Geometria Descritiva durante a intervenção didática. A análise dos resultados sugere que os alunos desenvolveram competências de visualização espacial, e os dados também indicaram que os softwares aplicados promoveram  aprendizagens significativas, possibilitando verificar o aprendizado resultante das simulações computacionais. A partir da pesquisa já realizada, existem algumas curiosidades e percepções que podem servir de ponte para novas pesquisas sobre a aplicabilidade da tecnologia no estudo de diversos temas de Desenho Técnico e de Geometria Descritiva.

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Biografía del autor/a

Armando Assunção Soares, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Escola de Ciências e Tecnologia, Departamento de Física, Vila Real, Portugal / Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Escola de Ciências e Tecnologia, Departamento de Matemática, Vila Real, Portugal

Doctor en Física por la Universidad de Trás-os-Montes y Alto Douro (UTAD), especializado en dinámica de fluidos computacional. Otras áreas de interés con trabajos publicados: mecánica de fluidos, transferencia de calor y educación STEM (ciencia, tecnología, ingeniería y matemáticas). Profesor del Departamento de Física de la Facultad de Ciencia y Tecnología (UTAD). Miembro del grupo de investigación Energía, Medio Ambiente y Sustentabilidad -INEGI/LAETA. Miembro del grupo UTAD webPACT y colaborador en el Laboratorio de Enseñanza de Ciencia y Tecnología UTAD/CIDTFF.

Paula Catarino, INEGI/LAETA Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial, Portugal / CIDTFF - Centro de investigação da Universidade de Aveiro

Doctora en Matemáticas por la Universidad de Essex, Reino Unido, área de especialización en semigrupos - álgebra. Es Profesora Asociada con Agregación - Especialización en Didáctica de las Ciencias Matemáticas en el Departamento de Matemáticas de la Facultad de Ciencias y Tecnología de la Universidad de Trás-os-Montes y Alto Douro (UTAD), Vila Real, Portugal. Es Miembro Colaborador del Laboratorio de Didáctica de las Ciencias y de la Tecnología de la UTAD / CIDTFF de la Universidad de Aveiro y Miembro Integrado del polo del Centro de Investigación en Matemáticas CMAT-UTAD del Centro de Matemáticas CMAT de la Universidad de Minho, Braga, Portugal. También es miembro del grupo webPACT de la UTAD. Los intereses de las investigaciones realizadas y publicadas se incluyen principalmente en las áreas de álgebra lineal, semigrupos, teoría de números, etnomatemática, educación matemática e historia de las matemáticas.

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Publicado

06-05-2024

Cómo citar

CHIVAI, C. H.; SOARES, A. A.; CATARINO, P. Qubism 3D Modeling e GeoGebra: softwares adequados para promover a visualização 3D nos temas de projeção ortogonal e seção de cilindros. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 17, p. e49117, 2024. DOI: 10.1590/1983-3652.2024.49117. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/49117. Acesso em: 19 may. 2024.