Qubism 3D Modeling e GeoGebra

softwares adequados para promover a visualização 3D nos temas de projeção ortogonal e seção de cilindros

Autores

  • Cacilda Helena Chivai Universidade Pedagógica de Maputo, Faculdade de Engenharias e Tecnologias, Departamento de Desenho, Maputo, Moçambique https://orcid.org/0000-0003-4365-4891
  • Armando Assunção Soares Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Escola de Ciências e Tecnologia, Departamento de Física, Vila Real, Portugal / Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Escola de Ciências e Tecnologia, Departamento de Matemática, Vila Real, Portugal https://orcid.org/0000-0003-1860-2432
  • Paula Catarino INEGI/LAETA Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial, Portugal / CIDTFF - Centro de investigação da Universidade de Aveiro https://orcid.org/0000-0001-6917-5093

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-3652.2024.49117

Palavras-chave:

Simulações computacionais, Qubism 3D Modeling, Software de geometria dinâmica Geogebra, Projeções ortogonais, Seções de cilindros

Resumo

No Ensino Secundário Geral em Moçambique, ainda é raro o uso de recursos tecnológicos para o aprendizado de Desenho Técnico e de Geometria Descritiva. O objetivo desta pesquisa é verificar se as simulações dos softwares Qubism 3D Modeling e GeoGebra, nos temas de Projeção Ortogonal e de Seção de Cilindros, contribuem para a formação de alunos nesse tipo de habilidade. Para o estudo das Projeções Ortogonais, adaptamos o Qubism 3D Modeling para ajudar na clarificação das representações das vistas ortogonais. Para o estudo das seções produzidas em cilindro, utilizamos o software de geometria dinâmica GeoGebra, por facilitar a percepção da forma da figura resultante da seção. Este estudo é quase-experimental, seguindo uma abordagem qualitativa, conduzido em uma escola do sul de Moçambique. As técnicas empregadas incluíram observação, tomadas de notas e registros fotográficos, e os instrumentos utilizados foram questionários de satisfação. Participaram 50 alunos, dos quais 25 experimentaram o software Qubism 3D Modeling e os 25 restantes utilizaram o software GeoGebra. Esses alunos resolveram exercícios práticos de Desenho Técnico e de Geometria Descritiva durante a intervenção didática. A análise dos resultados sugere que os alunos desenvolveram competências de visualização espacial, e os dados também indicaram que os softwares aplicados promoveram  aprendizagens significativas, possibilitando verificar o aprendizado resultante das simulações computacionais. A partir da pesquisa já realizada, existem algumas curiosidades e percepções que podem servir de ponte para novas pesquisas sobre a aplicabilidade da tecnologia no estudo de diversos temas de Desenho Técnico e de Geometria Descritiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Armando Assunção Soares, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Escola de Ciências e Tecnologia, Departamento de Física, Vila Real, Portugal / Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Escola de Ciências e Tecnologia, Departamento de Matemática, Vila Real, Portugal

Doutoramento em Física pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), área de especialização em dinâmica de fluidos computacional. Outras áreas de interesse com trabalhos publicados: mecânica dos fluidos, transferência de calor e educação STEM (science, technology, engineering and mathematics). Professor no Departamento de Física da Escola de Ciências e Tecnologia (UTAD). Membro do grupo de investigação Energia, Ambiente e Sustentabilidade-INEGI/LAETA. Membro do grupo webPACT da UTAD e colaborador do Laboratório de Didática da Ciência e da Tecnologia da UTAD/CIDTFF.

Paula Catarino, INEGI/LAETA Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial, Portugal / CIDTFF - Centro de investigação da Universidade de Aveiro

Doutoramento em Matemática na Universidade de Essex, Reino Unido, área de especialização em semigrupos - álgebra. É Professora Associada com Agregação - Especialização em Didática das Ciências Matemáticas no Departamento de Matemática da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Vila Real, Portugal. É Membro Colaborador do Laboratório de Didática das Ciências e Tecnologias da UTAD / CIDTFF da Universidade de Aveiro e Membro Integrado do pólo do Centro de Investigação em Matemática CMAT-UTAD do Centro de Matemática CMAT da Universidade do Minho, Braga, Portugal. É também membro do grupo webPACT da UTAD. Os interesses da investigação efectuada e publicada incluem-se principalmente nas áreas da álgebra linear, semigrupos, teoria dos números, etnomatemática, educação matemática e história da matemática.

Referências

ALI, Momade Amisse; ABIBO, Taibo. Novas Tecnologias de Informação e Comunicação e Ensino Superior em Moçambique: Integração Curricular e Desafios. Revista de Investigação em Educação, p. 1–18, 2018. Disponível em: https://up-mz.academia.edu/TaiboAbibo. Acesso em: 26 set. 2023.

ALVES, George. Um estudo sobre o desenvolvimento da visualização geométrica com o uso do computador. In: XVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação – SBIE – Mackenzie. [S. l.: s. n.], 2007. Disponível em: http://milanesa.ime.usp.br/rbie/index.php/sbie/article/view/550/0. Acesso em: 26 set. 2023.

AMADO, João. Manual de investigação qualitativa em educação. 3. ed. [S. l.]: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2017. Disponível em: https://digitalisdsp.uc.pt/jspui/bitstream/10316.2/35271/1/Manual%5C%20de%5C%20investiga%5C%C3%5C%A7%5C%C3%5C%A3o%5C%20qualitativa%5C%20em%5C%20educa%5C%C3%5C%A7%5C%C3%5C%A3o.pdf. Acesso em: 26 set. 2023.

BAETA, Patrícia; PEDRO, Neuza. Salas de Aula do Futuro: análise das atividades educativas desenvolvidas por professores e alunos. Indagatio Didactica, v. 10, n. 3, p. 81–95, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.34624/id.v10i3.11259. Acesso em: 26 set. 2023.

BRITO, Rita. As TIC em educação pré-escolar portuguesa: Atitudes, meios e práticas de educadores e crianças. Instituto de Educação da Universidade do Minho, v. 311, 2010. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.26/2509. Acesso em: 26 set. 2023.

CARBONELL-CARRERA, Carlos; SAORIN, Jose Luis; MELIAN, Dámari; LA TORRE CANTERO, Jorge de. 3D creative teaching-learning strategy in surveying engineering education. Eurasia Journal of Mathematics, Science and Technology Education, v. 13, n. 11, p. 7489–7502, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.12973/ejmste/78757. Acesso em: 26 set. 2023.

CHIVAI, Cacilda Helena; SOARES, Armando Assunção; CATARINO, Paula. Cube test applied to the study of orthogonal projections: spatial development promoted by Qubism 3D Modeling. Open Education Studies, v. 4, n. 1, p. 356–366, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1515/edu-2022-0177. Acesso em: 26 set. 2023.

COHEN, Cheryl; BAIRAKTAROVA, Diana. A cognitive approach to spatial visualization assessment for first-year engineering students. The Engineering Design Graphics Journal, v. 82, n. 3, p. 1–19, 2018. Disponível em: http://www.edgj.org/index.php/EDGJ/article/view/702. Acesso em: 26 set. 2023.

COULON, Alain. Etnometodologia e Educação. Petrópolis: Vozes, 1995. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4216052/mod%5C_resource/content/0/AULA%5C%2011%5C_Coulon%5C%20-%5C%20Etnometodologia.pdf. Acesso em: 26 set. 2023.

COUTINHO, Clara Pereira. Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas: Teoria e Prat́ica. 2. ed. [S. l.: s. n.], 2011. Disponível em: https://pt.slideshare.net/barbaramorim/2011-metodologia-de-investigao-em-cincias-sociais-e-humanas-teoria-e-prtica. Acesso em: 26 set. 2023.

FIANTIKA, Feny Rita; MAKNUN, Churun L; BUDAYASA, I Ketut; LUKITO, Agung. Analysis of students’ spatial thinking in geometry: 3D object into 2D representation. Journal of Physics: Conference Series, v. 1013, n. 1, p. 012140, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1088/1742-6596/1013/1/012140. Acesso em: 26 set. 2023.

GARNELI, Varvara; CHORIANOPOULOS, Konstantinos. Programming video games and simulations in science education: exploring computational thinking through code analysis. Interactive Learning Environments, v. 26, n. 3, p. 386–401, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1108/ITSE-11-2018-0097. Acesso em: 26 set. 2023.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. [S. l.]: Atlas, 2002. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/150/o/Anexo%5C_C1%5C_como%5C_elaborar%5C_projeto%5C_de%5C_pesquisa%5C_-%5C_antonio%5C_carlos%5C_gil.pdf. Acesso em: 26 set. 2023.

JESUS, Andressa Rezende De; OLIVEIRA, Beatriz De Jesus; OLIVEIRA, Lívia Fernanda Sandes de. Uso Do Software Geogebra Como Alternativa Ao Ensino Da Geometria Descritiva Na Engenharia. Caderno de Graduação-Ciências Exatas e Tecnológicas-UNIT-SERGIPE, v. 5, n. 2, p. 143–143, 2019. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/cadernoexatas/article/view/6993. Acesso em: 26 set. 2023.

KAPPERS, Wendi; CUTLER, Stephanie. Simulation to application. The use of computer simulations to improve real-world application of learning. Computers in Education Journal, v. 7, n. 1, p. 64–74, 2016. Disponível em: https://commons.erau.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1379%5C&context=publication. Acesso em: 26 set. 2023.

KUNKLER, Kevin. The role of medical simulation: an overview. The International Journal of Medical Robotics and Computer Assisted Surgery, v. 2, n. 3, p. 203–210, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1002/rcs.101. Acesso em: 26 set. 2023.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina Andrade. Fundamentos de Metodologia Cientifica. 5. ed. [S. l.]: Atlas S.A, 2003. Disponível em:

http://docente.ifrn.edu.br/olivianeta/disciplinas/copy%5C_of%5C_historia-i/historia-ii/china-e-india/view. Acesso em: 26 set. 2023.

LAMB, Richard Leonard; ANNETTA, L; FIRESTONE, Jonah; ETOPIO, Elisabeth. A meta-analysis with examination of moderators of student cognition, affect, and learning outcomes while using serious educational games, serious games, and simulations. Computers in Human Behavior, v. 80, p. 158–167, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.chb.2017.10.040. Acesso em: 26 set. 2023.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 2. ed. [S. l.]: Corteze, 2013. Disponível em: https://www.professorrenato.com/attachments/article/161/Didatica%5C%20Josecarloslibaneo%5C_obra.pf. Acesso em: 26 set. 2023.

ŁUKASZEWICZ, Andrzej; SKORULSKI, Grzegorz; SZCZEBIOT, Ryszard. The main aspects of training in the field of computer-aided techniques (CAx) in mechanical engineering. In: PROCEEDINGS of 17th International Scientific Conference on Engineering for Rural Development. [S. l.: s. n.], 2018. p. 865–870. Disponível em: https://doi.org/10.22616/ERDev2018.17.N49. Acesso em: 26 set. 2023.

MÉXAS, José Geraldo Franco; GUEDES, Karla Bastos; SILVA TAVARES, Ronaldo da. Stereo orthogonal axonometric perspective for the teaching of Descriptive Geometry. Interactive Technology and Smart Education, v. 12, n. 3, p. 222–240, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1108/ITSE-09-2014-0027. Acesso em: 26 set. 2023.

MORI, Katia Gonçalves. A Mediação Pedagógica e o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação na Escola. In: XI Encontro de pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo. [S. l.: s. n.], 2013. Disponível em: https://www4.pucsp.br/webcurriculo/edicoes%5C_anteriores/encontropesquisadores/2013/downloads%20anais%5C_encontro%5C_2013/oral/katia%5C_regina%5C_goncalves%5C_mori.pdf. Acesso em: 26 set. 2023.

NÓVOA, António. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de pesquisa, n. 47, p. 1106–1133, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/WYkPDBFzMzrvnbsbYjmvCbd/abstract/?lang=pt. Acesso em: 26 set. 2023.

OLIVEIRA VARGAS DA SILVA, Quezia de; FLORES VICTÉR, Eline das. Aprendizagem Significativa E A Geometria Espacial-Uma Abordagem Com O Uso Do Geogebra 3d. Revista Uniabeu, v. 25, n. 10, 2017. Disponível em: https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/viewFile/2898/pdf. Acesso em: 27 set. 2023.

OMAR, Marlissa; ALI, Dayana Farzeeha; NASIR, Ahmad Nabil; SUNAR, Mohd Shahrizal. AREDApps: Integrating mobile augmented reality in orthographic projection teaching and learning. International Journal of Recent Technology and Engineering, v. 8, n. 1C2, p. 821–825, 2019.

PRENSKY, Marc. Digital Natives, Digital Immigrants Part 1. On the Horizon, v. 9, n. 5, p. 1–6, 2001. Disponível em: https://doi.org/10.1108/10748120110424816. Acesso em: 26 set. 2023.

QIN, Zhenyan; TAO, Zonghua. Construction of SOA Based VR Technology in Animation Teaching. International Journal of Emerging Technologies in Learning, v. 13, n. 5, p. 153–164, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.3991/ijet.v13i05.8435. Acesso em: 26 set. 2018.

REGO, Teresa Cristina. Vygotsky uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis: Vozes, 1995.

SIAHAAN, Parsaoran; SURYANI, Ajeng; KANIAWATI, Ida; SUHENDI, Endi; SAMSUDIN, Achmad. Improving students’ science process skills through simple computer simulations on linear motion conceptions. Journal of Physics: Conference Series, v. 812, n. 1, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1088/1742-6596/812/1/012017. Acesso em: 26 set. 2023.

SUZUKI, Kenjiro. Activities of the Japan society for graphic scienceresearch and education. Journal for Geometry and Graphics, v. 6, n. 2, p. 221–229, 2002. Acesso em: 27 set. 2023.

VYGOTSKII, Lev Semenovich; LURIA, Alexander Romanovich; LEONTIEV, Alex Nikolaevich. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 11. ed. [S. l.]: Ícone, 1988. Disponível em: https://www.unifal-mg.edu.br/humanizacao/wp%20content/uploads/sites/14/2017/04/VIGOTSKI-Lev-Semenovitch-Linguagem-Desenvolvimento-e-Aprendizagem.pdf. Acesso em: 27 set. 2023.

YIN, Robert. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. [S. l.]: Bookman, 2005. Disponível em: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/943. Acesso em: 27 set. 2023.

ZANATTA, Beatriz Aparecida; BRITO, Maria Aparecida de. Mediação pedagógica com uso das tecnologias digitais na educação. Educativa, v. 18, n. 1, p. 8–23, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.18224/educ.v18i1.4248. Acesso em: 27 set. 2023.

Downloads

Publicado

06-05-2024

Como Citar

CHIVAI, C. H.; SOARES, A. A.; CATARINO, P. Qubism 3D Modeling e GeoGebra: softwares adequados para promover a visualização 3D nos temas de projeção ortogonal e seção de cilindros. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 17, p. e49117, 2024. DOI: 10.1590/1983-3652.2024.49117. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/49117. Acesso em: 18 nov. 2024.