Qubism 3D Modeling e GeoGebra

softwares adequados para promover a visualização 3D nos temas de projeção ortogonal e seção de cilindros

Autores

  • Cacilda Helena Chivai Universidade Pedagógica de Maputo, Faculdade de Engenharias e Tecnologias, Departamento de Desenho, Maputo, Moçambique https://orcid.org/0000-0003-4365-4891
  • Armando Assunção Soares Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Escola de Ciências e Tecnologia, Departamento de Física, Vila Real, Portugal / Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Escola de Ciências e Tecnologia, Departamento de Matemática, Vila Real, Portugal https://orcid.org/0000-0003-1860-2432
  • Paula Catarino INEGI/LAETA Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial, Portugal / CIDTFF - Centro de investigação da Universidade de Aveiro https://orcid.org/0000-0001-6917-5093

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-3652.2024.49117

Palavras-chave:

Simulações computacionais, Qubism 3D Modeling, Software de geometria dinâmica Geogebra, Projeções ortogonais, Seções de cilindros

Resumo

No Ensino Secundário Geral em Moçambique, ainda é raro o uso de recursos tecnológicos para o aprendizado de Desenho Técnico e de Geometria Descritiva. O objetivo desta pesquisa é verificar se as simulações dos softwares Qubism 3D Modeling e GeoGebra, nos temas de Projeção Ortogonal e de Seção de Cilindros, contribuem para a formação de alunos nesse tipo de habilidade. Para o estudo das Projeções Ortogonais, adaptamos o Qubism 3D Modeling para ajudar na clarificação das representações das vistas ortogonais. Para o estudo das seções produzidas em cilindro, utilizamos o software de geometria dinâmica GeoGebra, por facilitar a percepção da forma da figura resultante da seção. Este estudo é quase-experimental, seguindo uma abordagem qualitativa, conduzido em uma escola do sul de Moçambique. As técnicas empregadas incluíram observação, tomadas de notas e registros fotográficos, e os instrumentos utilizados foram questionários de satisfação. Participaram 50 alunos, dos quais 25 experimentaram o software Qubism 3D Modeling e os 25 restantes utilizaram o software GeoGebra. Esses alunos resolveram exercícios práticos de Desenho Técnico e de Geometria Descritiva durante a intervenção didática. A análise dos resultados sugere que os alunos desenvolveram competências de visualização espacial, e os dados também indicaram que os softwares aplicados promoveram  aprendizagens significativas, possibilitando verificar o aprendizado resultante das simulações computacionais. A partir da pesquisa já realizada, existem algumas curiosidades e percepções que podem servir de ponte para novas pesquisas sobre a aplicabilidade da tecnologia no estudo de diversos temas de Desenho Técnico e de Geometria Descritiva.

Biografia do Autor

  • Armando Assunção Soares, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Escola de Ciências e Tecnologia, Departamento de Física, Vila Real, Portugal / Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Escola de Ciências e Tecnologia, Departamento de Matemática, Vila Real, Portugal

    Doutoramento em Física pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), área de especialização em dinâmica de fluidos computacional. Outras áreas de interesse com trabalhos publicados: mecânica dos fluidos, transferência de calor e educação STEM (science, technology, engineering and mathematics). Professor no Departamento de Física da Escola de Ciências e Tecnologia (UTAD). Membro do grupo de investigação Energia, Ambiente e Sustentabilidade-INEGI/LAETA. Membro do grupo webPACT da UTAD e colaborador do Laboratório de Didática da Ciência e da Tecnologia da UTAD/CIDTFF.

  • Paula Catarino, INEGI/LAETA Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial, Portugal / CIDTFF - Centro de investigação da Universidade de Aveiro

    Doutoramento em Matemática na Universidade de Essex, Reino Unido, área de especialização em semigrupos - álgebra. É Professora Associada com Agregação - Especialização em Didática das Ciências Matemáticas no Departamento de Matemática da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Vila Real, Portugal. É Membro Colaborador do Laboratório de Didática das Ciências e Tecnologias da UTAD / CIDTFF da Universidade de Aveiro e Membro Integrado do pólo do Centro de Investigação em Matemática CMAT-UTAD do Centro de Matemática CMAT da Universidade do Minho, Braga, Portugal. É também membro do grupo webPACT da UTAD. Os interesses da investigação efectuada e publicada incluem-se principalmente nas áreas da álgebra linear, semigrupos, teoria dos números, etnomatemática, educação matemática e história da matemática.

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Publicado

06-05-2024

Como Citar

Qubism 3D Modeling e GeoGebra: softwares adequados para promover a visualização 3D nos temas de projeção ortogonal e seção de cilindros. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 17, p. e49117, 2024. DOI: 10.1590/1983-3652.2024.49117. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/49117. Acesso em: 9 dez. 2024.

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