Qubism 3D Modeling e GeoGebra
softwares adequados para promover a visualização 3D nos temas de projeção ortogonal e seção de cilindros
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-3652.2024.49117Palabras clave:
Simulações computacionais, Qubism 3D Modeling, Software de geometria dinâmica Geogebra, Projeções ortogonais, Seções de cilindrosResumen
No Ensino Secundário Geral em Moçambique, ainda é raro o uso de recursos tecnológicos para o aprendizado de Desenho Técnico e de Geometria Descritiva. O objetivo desta pesquisa é verificar se as simulações dos softwares Qubism 3D Modeling e GeoGebra, nos temas de Projeção Ortogonal e de Seção de Cilindros, contribuem para a formação de alunos nesse tipo de habilidade. Para o estudo das Projeções Ortogonais, adaptamos o Qubism 3D Modeling para ajudar na clarificação das representações das vistas ortogonais. Para o estudo das seções produzidas em cilindro, utilizamos o software de geometria dinâmica GeoGebra, por facilitar a percepção da forma da figura resultante da seção. Este estudo é quase-experimental, seguindo uma abordagem qualitativa, conduzido em uma escola do sul de Moçambique. As técnicas empregadas incluíram observação, tomadas de notas e registros fotográficos, e os instrumentos utilizados foram questionários de satisfação. Participaram 50 alunos, dos quais 25 experimentaram o software Qubism 3D Modeling e os 25 restantes utilizaram o software GeoGebra. Esses alunos resolveram exercícios práticos de Desenho Técnico e de Geometria Descritiva durante a intervenção didática. A análise dos resultados sugere que os alunos desenvolveram competências de visualização espacial, e os dados também indicaram que os softwares aplicados promoveram aprendizagens significativas, possibilitando verificar o aprendizado resultante das simulações computacionais. A partir da pesquisa já realizada, existem algumas curiosidades e percepções que podem servir de ponte para novas pesquisas sobre a aplicabilidade da tecnologia no estudo de diversos temas de Desenho Técnico e de Geometria Descritiva.
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