A educação em tempos de smartphones e redes sociais
por uma crítica permanente no enfrentamento da dessubjetivação e monitoramento
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-3652.2024.51341Palavras-chave:
Tecnologia e educação, Cultura digital, Disseminação da tecnologia educacional, CríticaResumo
O presente estudo tem como objetivo problematizar os sentidos decorrentes do uso de smartphones e outros dispositivos móveis na sociedade contemporânea, de modo geral, e em âmbito educacional, de modo específico. Metodologicamente, tal estudo ampara-se na perspectiva teórica e conceitual, enquadrando-se no gênero ensaístico no tratamento das informações. Como principais resultados, observamos que tais dispositivos atuam como instrumentos de monitoramento e controle, impactando em um processo de dessubjetivação e perda cognitiva, além de suscitar questões éticas, sociais e de privacidade. Além disso, avançamos no debate acerca do uso dos dispositivos móveis no contexto escolar, bem como analisamos as relações entre educação e tecnologias digitais a partir de documentos como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e o Relatório de Monitoramento Global da Educação (UNESCO). Concluímos, na direção da construção de respostas sobre os dilemas resultantes desta relação, a elaboração de uma crítica permanente capaz de superar atitudes desatentas e ingênuas em face do teor ideológico, político e estratégico do paradigma da conectividade, cujos efeitos têm manifestado forte potencial de dessubjetivação, perda cognitiva, bulliyng, cultura do ódio, bem como de outros problemas relacionados à saúde.
Downloads
Referências
AGAMBEN, Giorgio. O que é um dispositivo? In: AGAMBEN, Giorgio (ed.). O que é o contemporâneo e outros ensaios. Chapecó, SC: Argos, 2010.
ASSANGE, Julian; MÜLLER-MAGUHN, Andy; APPELBAUM, Jacob; ZIMMERMANN, Jérémie; YAMAGAMI, Cristina (ed.). Cypherpunks: liberdade e futuro da Internet. Tradução: Cristina Yamagami. São Paulo: Boitempo Editorial, 2013.
BANNELL, Ralph Ings. Uma faca de dois gumes. In: FERREIRA, Giselle Martins dos Santos; ROSADO, Luiz Alexandre da Silva; CARVALHO, Jaciara de Sá (ed.). Educação e Tecnologia: abordagens críticas. Rio de Janeiro: SESES, 2017. p. 663.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2018.
CAMPANHA NACIONAL DO DIREITO À EDUCAÇÃO. Nota Técnica PEC 27/2023. UNESCO pede urgentemente o uso adequado da tecnologia na educação. 2023. Disponível em: https://campanha.org.br/noticias/2023/07/27/unesco-pede-urgentemente-o-uso-adequado-da-tecnologia-na-educacao/. Acesso em: 17 maio 2024.
CANTO, Josi Zanette. Dispositivos móveis: aprender e ensinar com a integração das tecnologias digitais. In: II Simpósio Ibero-Americano de Tecnologias Educacionais. Araranguá: Rexlab (UFSC), 2018. Disponível em: http://2018.sited.ufsc.br/others/oficina_dispositivos_moveis.pdf. Acesso em: 17 maio 2024.
DESMURGET, Michel. A fábrica de cretinos digitais: os perigos das telas para nossas crianças. São Paulo: Vestígio, 2021.
FEENBERG, Andrew. Tecnologia, Modernidade e Democracia. Portugal: Inovatec, 2018.
FERREIRA, Giselle Martins dos Santos; ROSADO, Luiz Alexandre da Silva; CARVALHO, Jaciara de Sá (ed.). Educação e Tecnologia: abordagens críticas. Rio de Janeiro: SESES, 2017.
FREIRE, Paulo; PASSETTI, Eder. Conversação Libertária com Paulo Freire. São Paulo: Imaginário, 1994.
HUI, Yuk. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu Editora, set. 2020. ISBN 9786586497229.
MAAR, Wolfgang Leo. A educação na época da conectividade em rede ou: que fim levou a autonomia? Revista Inter-Ação, v. 39, n. 2, p. 329–353, ago. 2014. ISSN 1981-8416. DOI: 10.5216/ia.v39i2.31711. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/31711. Acesso em: 17 maio 2024.
PEREIRA, Marcia Ferreira Torres; ZUIN, Antonio Alvaro Soares. Fãs e heróis em narrativas digitais: autoridade, identidade e formação. Revista Ponto de Vista, v. 12, n. 1, p. 01–21, maio 2023. ISSN 1983-2656. DOI: 10.47328/rpv.v12i1.15435. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/15435. Acesso em: 17 maio 2024.
QUIROGA, Fernando Lionel. O mal-estar na contemporaneidade e suas expressões na docência. 2013. Dissertação (Mestrado) – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos.
TÜRCKE, Christoph. Hiperativos! Abaixo a cultura do déficit de atenção. São Paulo: Paz & Terra, 2016.
UNESCO. Resumo do Relatório de Monitoramento Global da Educação 2023: Tecnologia na educação: Uma ferramenta a serviço de quem? [S. l.: s. n.], 2023. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000386147_por. Acesso em: 17 maio 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Fernando Lionel Quiroga, Rosângela de Bessa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.