A educação em tempos de smartphones e redes sociais

por uma crítica permanente no enfrentamento da dessubjetivação e monitoramento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-3652.2024.51341

Palavras-chave:

Tecnologia e educação, Cultura digital, Disseminação da tecnologia educacional, Crítica

Resumo

O presente estudo tem como objetivo problematizar os sentidos decorrentes do uso de smartphones e outros dispositivos móveis na sociedade contemporânea, de modo geral, e em âmbito educacional, de modo específico. Metodologicamente, tal estudo ampara-se na perspectiva teórica e conceitual, enquadrando-se no gênero ensaístico no tratamento das informações. Como principais resultados, observamos que tais dispositivos atuam como instrumentos de monitoramento e controle, impactando em um processo de dessubjetivação e perda cognitiva, além de suscitar questões éticas, sociais e de privacidade. Além disso, avançamos no debate acerca do uso dos dispositivos móveis no contexto escolar, bem como analisamos as relações entre educação e tecnologias digitais a partir de documentos como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e o Relatório de Monitoramento Global da Educação (UNESCO). Concluímos, na direção da construção de respostas sobre os dilemas resultantes desta relação, a elaboração de uma crítica permanente capaz de superar atitudes desatentas e ingênuas em face do teor ideológico, político e estratégico do paradigma da conectividade, cujos efeitos têm manifestado forte potencial de dessubjetivação, perda cognitiva, bulliyng, cultura do ódio, bem como de outros problemas relacionados à saúde.

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Biografia do Autor

Fernando Lionel Quiroga, Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede, Programa de Pós-Graduação em Educação, Linguagens e Tecnologias, Anápolis, GO, Brasil

Departamento de Fundamentos da Educação

Rosângela de Bessa, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, GO, Brasil

Graduada no curso de licenciatura em Pedagogia pela universidade Estadual de Goiás - UEG.

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Publicado

18-05-2024

Como Citar

QUIROGA, F. L.; BESSA, R. de. A educação em tempos de smartphones e redes sociais: por uma crítica permanente no enfrentamento da dessubjetivação e monitoramento. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 17, p. e51341, 2024. DOI: 10.1590/1983-3652.2024.51341. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/51341. Acesso em: 21 nov. 2024.