A multimodalidade na literatura para crianças e jovens e suas experimentações estéticas e digitais

Autores

  • Maria Elisa Rodrigues Moreira Universidade Presbiteriana Mackenzie, Programa de Pós-Graduação em Letras, Letras, São Paulo, SP, Brasil https://orcid.org/0000-0002-2177-7762
  • Bruna Fontes Ferraz Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens, Departamento de Linguagem e Tecnologia, Belo Horizonte, MG, Brasil https://orcid.org/0000-0002-9136-6838

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-3652.2024.51574

Palavras-chave:

Multimodalidade, Literatura em campo expandido, Literatura para crianças e jovens, Intermidialidade

Resumo

Este artigo aborda a pluralidade e expansão da literatura contemporânea, especialmente daquela produzida para crianças e jovens, na qual a experimentação estética é proeminente, seja pelas potencialidades da linguagem verbal, seja pelas possibilidades materiais do objeto livro. Explorando o conceito de literatura em campo expandido e sua relação com a multimodalidade, o texto analisa três obras: A queda dos moais, de Blandina Franco, Patricia Auerbach e José Carlos Lollo; Sinfonia dos animais, de Dan Brown; e a série Mobeybou. Essas obras exemplificam diferentes abordagens na utilização da multimodalidade e da intermidialidade, desde aquelas que não recorrem a tecnologias digitais até aquelas que se apoiam fortemente nelas. A análise visa compreender como essas estratégias estéticas e tecnológicas impactam a experiência do leitor jovem. O texto está estruturado em quatro seções, além da introdução e das considerações finais, que discutem a relação entre multimodalidade, literatura em campo expandido e tecnologia na produção literária contemporânea.

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Biografia do Autor

Maria Elisa Rodrigues Moreira, Universidade Presbiteriana Mackenzie, Programa de Pós-Graduação em Letras, Letras, São Paulo, SP, Brasil

Mestre em Estudos Literários – Teoria da Literatura e Doutora em Estudos Literários – Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora visitante do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da Universidade Federal do Mato Grosso.

Bruna Fontes Ferraz, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens, Departamento de Linguagem e Tecnologia, Belo Horizonte, MG, Brasil

Licenciada em Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Ouro Preto (2010), Mestre em Estudos Literários - Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013) e doutora em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da UFMG (2018). Professora do Departamento de Linguagem e Tecnologia do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), com atuação nos cursos técnicos, na Graduação em Letras - Tecnologias de Edição e na Pós-graduação em Estudos de Linguagens (Posling). Pesquisadora do Núcleo de Estudos ATLAS (Análises Transdisciplinares em Literatura, Arte e Sociedade), do CEFET-MG, e do Grupo de Pesquisa Licex - Literatura em Campo Expandido, da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua principalmente com os seguintes temas: teoria da literatura; literatura comparada; literatura e outras artes e mídias; ensino de literatura, de íngua portuguesa e de produção de textos; revisão de textos.

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Publicado

01-08-2024

Como Citar

MOREIRA, M. E. R.; FERRAZ, B. F. A multimodalidade na literatura para crianças e jovens e suas experimentações estéticas e digitais. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 17, p. e51574, 2024. DOI: 10.1590/1983-3652.2024.51574. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/51574. Acesso em: 28 out. 2024.