Aprendizagens repercutidas a partir da metodologia Digital Storytelling

estudo de caso em uma turma de Pedagogia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.51865

Palavras-chave:

Metodologias ativas, Digital Storytelling, Aprendizagens, Habilidades

Resumo

As histórias estão em toda a parte e são utilizadas para motivar os outros, transmitir informações, partilhar experiências, socializar e se conectar com novas pessoas. A habilidade de contar/comunicar histórias permite transcender estruturas pessoais e assumir perspectivas mais amplas, tornando-se uma importante ferramenta de aprendizagem. A metodologia Digital Storytelling, por sua vez, tem se mostrado um mecanismo que pode fomentar aprendizagens. Este trabalho procurou captar as aprendizagens/habilidades obtidas por discentes do curso de pedagogia de uma universidade do nordeste brasileiro com a metodologia Digital Storytelling em formato audiovisual. Recorreu-se a autores como Rodrigues (2020), Rodrigues e Almeida (2023), Pasinato, Lopes e Motta (2023), Moura e Franco (2023), Prado e al. (2017), Cruz (2016) e Robin (2006), dentre outros, para discutir as potencialidades da Digital Storytelling. Teve como instrumento metodológico que subsidiou a geração de dados uma entrevista de grupo focal com 12 estudantes de Pedagogia de uma universidade pública do Nordeste, que buscou captar as mudanças em termos de aprendizagens, após a participação destes em uma oficina que versou sobre a produção de Digital Storytelling. Como resultado, os participantes desenvolveram diversas habilidades, que podem reverberar em aprendizagens relevantes para a sua formação.

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Biografia do Autor

  • Marina Rodrigues da Silva Lopes, Universidade Federal do Maranhão, CCIM, Imperatriz, MA, Brasil

    Graduada em Pedagogia pela UFMA.

  • Késsia Mileny de Paulo Moura, Universidade Federal do Maranhão, CCIM, Imperatriz, MA, Brasil

    Doutora em Informação na Educação PPGIE/UFRGS. Mestre em Educação pela UFPB. Pedagoga pela UFPB. Professora Adjunta do Curso de Pedaogogia CCIM/UFMA. 

     

Referências

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Publicado

05-02-2025

Como Citar

Aprendizagens repercutidas a partir da metodologia Digital Storytelling: estudo de caso em uma turma de Pedagogia. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 18, p. e51865, 2025. DOI: 10.1590/1983-3652.2025.51865. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/51865. Acesso em: 21 abr. 2025.

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