“A máquina está a serviço de quem?”
uma reflexão crítica sobre as tecnologias digitais e a educação
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-3652.2024.53450Palavras-chave:
Internet, Uso de celular, Adolescentes, Ensino Médio, Educação críticaResumo
As vivências de práticas on-line fazem parte da vida dos adolescentes dentro e fora do espaço escolar. Partindo dessa premissa, este trabalho tem por objetivo investigar o acesso e a utilização de tecnologias contemporâneas com acesso à internet por estudantes de Ensino Médio de uma escola pública mineira. Trata-se de uma investigação qualitativo-interpretativista, sob o olhar da Linguística Aplicada Indisciplinar (Moita Lopes, 2006), área que integra conhecimento de vários campos de estudo para subsidiar a análise. Os resultados confirmam a presença do celular na imensa maioria das atividades do dia a dia do adolescente intra e extramuros escolares. Os dados mostram também o tempo excessivo de uso de telas e a predominância de acesso a redes sociais. Entretanto, esse tempo on-line não se traduz em domínio dos recursos tecnológicas para fins pedagógicos. Diante desses resultados, a escola deve assumir o papel fundamental de educar para o uso dessas tecnologias, de forma reflexiva e crítica.
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