“A máquina está a serviço de quem?”

uma reflexão crítica sobre as tecnologias digitais e a educação

Autores

  • Marcelo Rodrigues de Lima Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Letras, Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Belo Horizonte, MG, Brasil https://orcid.org/0000-0001-7318-9148
  • Pedro Henrique Souza da Silva Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Letras, Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Belo Horizonte, MG, Brasil https://orcid.org/0009-0006-1532-9839
  • Adriane Teresinha Sartori Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Letras, Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Belo Horizonte, MG, Brasil https://orcid.org/0000-0002-9536-3642

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-3652.2024.53450

Palavras-chave:

Internet, Uso de celular, Adolescentes, Ensino Médio, Educação crítica

Resumo

As vivências de práticas on-line fazem parte da vida dos adolescentes dentro e fora do espaço escolar. Partindo dessa premissa, este trabalho tem por objetivo investigar o acesso e a utilização de tecnologias contemporâneas com acesso à internet por estudantes de Ensino Médio de uma escola pública mineira. Trata-se de uma investigação qualitativo-interpretativista, sob o olhar da Linguística Aplicada Indisciplinar (Moita Lopes, 2006), área que integra conhecimento de vários campos de estudo para subsidiar a análise. Os resultados confirmam a presença do celular na imensa maioria das atividades do dia a dia do adolescente intra e extramuros escolares. Os dados mostram também o tempo excessivo de uso de telas e a predominância de acesso a redes sociais. Entretanto, esse tempo on-line não se traduz em domínio dos recursos tecnológicas para fins pedagógicos. Diante desses resultados, a escola deve assumir o papel fundamental de educar para o uso dessas tecnologias, de forma reflexiva e crítica.

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Publicado

30-10-2024

Como Citar

“A máquina está a serviço de quem?”: uma reflexão crítica sobre as tecnologias digitais e a educação. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 17, p. e53450, 2024. DOI: 10.1590/1983-3652.2024.53450. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/53450. Acesso em: 18 dez. 2024.

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