Videoaulas e produção de artigo acadêmico
o que é ensinado?
DOI :
https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.55494Mots-clés :
Contexto didático-digital, Videoaulas, Artigo acadêmico, Objetos de ensino, Etapas de produção textualRésumé
Neste trabalho, objetiva-se identificar e analisar objetos de ensino explorados em videoaulas sobre produção de artigo acadêmico. Metodologicamente, adota-se o método quanti-qualitativo, a partir da netnografia. Como aporte teórico, apresentam-se práticas de ensino de Língua Portuguesa em contexto didático-digital (Laurentino; Miranda da Silva, 2023), artigo acadêmico (Motta-Roth; Hendges, 2010), as etapas de produção textual (Antunes, 2003a) e objetos de ensino (Lino de Araújo, 2014). Os dados constam de quinze videoaulas publicadas na plataforma YouTube e destacam o foco na estrutura composicional do gênero como o objeto de ensino mais recorrente. Observa-se que essa recorrência decorre das especificidades do contexto didático-digital que abriga as videoaulas, justificando seu modelo de produção e método de ensino. Nesta análise, dá-se, assim, visibilidade a novos meios de ensino de gêneros acadêmicos, como o artigo, e às formas pelas quais os objetos de ensino são explorados em videoaulas.
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