Videoaulas e produção de artigo acadêmico

o que é ensinado?

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.55494

Mots-clés :

Contexto didático-digital, Videoaulas, Artigo acadêmico, Objetos de ensino, Etapas de produção textual

Résumé

Neste trabalho, objetiva-se identificar e analisar objetos de ensino explorados em videoaulas sobre produção de artigo acadêmico. Metodologicamente, adota-se o método quanti-qualitativo, a partir da netnografia. Como aporte teórico, apresentam-se práticas de ensino de Língua Portuguesa em contexto didático-digital (Laurentino; Miranda da Silva, 2023), artigo acadêmico (Motta-Roth; Hendges, 2010), as etapas de produção textual (Antunes, 2003a) e objetos de ensino (Lino de Araújo, 2014). Os dados constam de quinze videoaulas publicadas na plataforma YouTube e destacam o foco na estrutura composicional do gênero como o objeto de ensino mais recorrente. Observa-se que essa recorrência decorre das especificidades do contexto didático-digital que abriga as videoaulas, justificando seu modelo de produção e método de ensino. Nesta análise, dá-se, assim, visibilidade a novos meios de ensino de gêneros acadêmicos, como o artigo, e às formas pelas quais os objetos de ensino são explorados em videoaulas.

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Biographie de l'auteur

  • Elizabeth Maria da Silva, Universidade Federal de Campina Grande, Academia de Letras, Campina Grande, PB, Brasil

    Possui graduação em Letras (habilitação em Língua Portuguesa) pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), especialização em Tecnologias em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), mestrado em Linguagem e Ensino pela UFCG e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É professora nível Associado I da UFCG e membro do Grupo de Pesquisa Teorias da Linguagem e Ensino, na linha de pesquisa Lingua(gem) em contexto de ensino de português. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, com ênfase em leitura e produção de textos, desenvolvendo trabalhos principalmente sobre os seguintes temas: práticas de leitura e escrita acadêmica, gêneros acadêmicos, letramentos acadêmicos e ensino.

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Publiée

22-03-2025

Comment citer

NICOLAU DE SOUZA, Gabriel; SILVA, Elizabeth Maria da. Videoaulas e produção de artigo acadêmico: o que é ensinado?. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 18, p. e55494, 2025. DOI: 10.1590/1983-3652.2025.55494. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/55494. Acesso em: 7 déc. 2025.