O uso de um ambiente imersivo para promover aprendizagem de vocabulário de inglês como língua estrangeira
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.55719Palavras-chave:
Aprendizagem de vocabulário, Atenção, Motivação, Multimodalidade, Realidade VirtualResumo
Dispositivos tecnológicos estão cada vez mais presentes no ensino, culminando, mais recentemente, no uso de ambientes imersivos como ferramentas pedagógicas. Nesse contexto, esta pesquisa objetiva investigar o uso de um ambiente imersivo em 360º para promover atenção e motivação nos alunos durante a aprendizagem de vocabulário de inglês como língua estrangeira (LE). No plano teórico, o estudo é fundamentado pela Noticing Hypothesis (Schmidt, R. W., 1990), pela Teoria Motivacional de Gardner (1979, 2010) e pela Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia (Mayer, 2001; Moreno; Mayer, 2007). Metodologicamente, esta pesquisa é quase experimental, buscando controlar o uso de um ambiente imersivo em 360º para a promoção da atenção e da motivação durante a aprendizagem de vocabulário de inglês como LE. Para tanto, foram realizados três experimentos com 81 alunos do Ensino Médio de uma escola pública de Juiz de Fora (MG). Esses alunos foram divididos igualmente em três grupos e cada grupo foi submetido a uma condição de testagem: ambiente imersivo em 360º, ambiente de leitura com glossário multimodal e ambiente imersivo em 360º + ambiente de leitura com glossário multimodal. Os resultados mostram que houve ganho de aprendizagem nas três condições de testagem, mas a aquisição lexical dos alunos expostos à terceira condição foi superior. Conclui-se que isso se deve à multimodalidade presente no ambiente, que contribuiu para a promoção da atenção e da motivação, resultando no aprendizado.
Downloads
Referências
BRAGA, Denise Bértoli. A comunicação interativa em ambiente hipermídia: as vantagens da hipermodalidade para o aprendizado no meio digital. In: HIPERTEXTO e Gêneros Digitais: novas formas de construção do sentido. Rio de Janeiro, RJ: Editora Lucerna, 2004. p. 144–162.
CHUN, Dorothy M.; PLASS, Jan L. Effects of Multimedia Annotations on Vocabulary Acquisition. The Modern Language Journal, v. 80, n. 2, p. 183–198, 1996. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1540-4781.1996.tb01159.x.
DEHAENE, Stanislas. A atenção. In: É assim que aprendemos: por que o cérebro funciona melhor do que qualquer máquina (ainda…) Rio de Janeiro, RJ: Contexto, 2022.
ELLIS, Rod. SLA Research and Language Teaching. [S. l.]: Oxford University Press, 1997.
FRANCO DE LIMA, Ricardo. Compreendendo os Mecanismos Atencionais. Ciências e Cognição, Campinas, SP, v. 6, p. 113–122, nov. 2005. ISSN 1806-5821. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-58212005000300013&nrm=iso.
GARDNER, Robert. Social Psychological Aspects of Second Language Acquisition. In: GILES, H.; CLAIR, R. Language and Social Psychology. Oxford, UK: Blackwell, 1979. p. 193–220.
GARDNER, Robert. Motivation and Second Language Acquisition: the social-educational model. New York, NY: Peter Lang, 2010.
GASS, Susan. Input, Interaction, and the Second Language Learner. Mahwah, NJ: Erlbaum, 1997.
HEDE, Andy. An Integrated Model of Multimedia Effects on Learnin. Journal of education Multimedia and Hypermed, v. 11, n. 2, p. 177–191, 2002.
JAMES, William. The Principles of Psychology. New York: Henry Holt e Company, 1890.
KRASHEN, Stephen. The Input Hypothesis: Issues and Implications. Harlow, UK: Longman, 1985.
LEEUWEN, Theo Van. Multimodality. In: TANNEN, Deborah; HAMILTON, Heidi E.; SCHIFFRIN, Deborah (ed.). The Handbook of Discourse Analysis. Nova Jersey: Wiley-Blackwell, 2015. p. 447–465.
LEMKE, Jay L. Travels in hypermodality. Visual Communication, v. 1, n. 3, p. 299–325, 2002. Disponível em: https://doi.org/10.1177/147035720200100303. Acesso em: 13 jul. 2023.
MAYER, Richard E. Multimedia Learning. Cambridge: Cambridge University Press, 2001.
MAYER, Richard E. Cognitive Theory and the Design of Multimedia Instruction: An Example of the Two-Way Street Between Cognition and Instruction. New Directions for Teaching and Learning, v. 2002, n. 89, p. 55–71, 2002.
MONTEIRO, Ana Maria Vieira. Virtual reality as a tool for foreign language vocabulary learning. 2021. Tese (Doutorado em Linguística) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG. DOI: 10.34019/ufjf/te/2021/00103. Disponível em: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13863.
MORENO, Roxana; MAYER, Richard. Interactive Multimodal Learning Environments. Educational Psychology Review, v. 19, n. 3, p. 309–326, 2007. ISSN 1573-336x. DOI: 10.1007/s10648-007-9047-2.
OXFORD, R.; SHEARIN, J. Language Learning Motivation: Expanding the Theoretical Framework. The Modern Language Journal, v. 78, n. 1, p. 12–28, 1994. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/329249. Acesso em: 6 dez. 2023.
POSNER, Michael I.; BOIES, Stephen J. Components of attention. Psychological Review, v. 78, n. 5, p. 391–408, 1971.
POSNER, Michael I.; PETERSEN, Steven E. The Attention System of the Human Brain. Annual Review of Neuroscience, v. 13, p. 25–42, 1990.
PROCÓPIO, Renata Bittencourt. uso do glossário hipermídia no ensino-aprendizagem implícito de vocabulário nos níveis elementar e intermediário de proficiência em inglês. 2016. Tese (Doutorado em Linguística) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, MG. Disponível em: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3289. Acesso em: 11 jan. 2024.
SAITO, Fabiano Santos. Aprendizagem de vocabulário de inglês como língua estrangeira em ambiente hipermídia: efeitos da retenção lexical a curto e longo prazo em uma abordagem de ensino e aprendizagem lexical implícita. 2015. Tese (Doutorado em Linguística) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, MG. Disponível em: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1290. Acesso em: 11 jan. 2024.
SANTAELLA, Lucia. As Linguagens como antídotos ao midiacentrismo. Matrizes, v. 1, n. 1, p. 75–97, 2007. Acesso em: 29 fev. 2024. DOI: 10.11606/issn.1982-8160.v1i1p75-97.
SCHMIDT, Richard. Awareness and Second Language Acquisition. Annual Review of Applied Linguistics, Cambridge University Press, Eua, v. 13, p. 206–226, 1993.
SCHMIDT, Richard W. The Role of Consciousness in Second Language Learning1. Applied Linguistics, v. 11, n. 2, p. 129–158, 1990. ISSN 0142-6001. DOI: 10.1093/applin/11.2.129.
SCHMIDT, Richard W. Attention. Edição: P. Robinson. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 2001. p. 3–32.
SCHUMANN, John H. The Neurobiology of Affect in Language. Malden: Blackwell Publishers, 1999.
SOUZA, Patrícia Nora. O uso da hipermídia para o ensino e a aquisição lexical no contexto da leitura em língua estrangeira. 2004. Tese (Doutorado em Linguística) – Instituto de Linguagem, Universid de Estadual de Campinas, Campinas, SP. Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/329030. Acesso em: 11 jan. 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Rafaela Lemos Sales, Patrícia Nora de Souza Ribeiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.