As TIC no centro da (re)configuração social do século XXI
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.56501Palavras-chave:
Sociedade da Informação, Sociedade do Conhecimento, Tecnologias da Informação e ComunicaçãoResumo
Este estudo investiga como as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) influenciam a transição da Sociedade da Informação para a Sociedade do Conhecimento, destacando suas mudanças nas dinâmicas sociais, culturais e educacionais. O ponto de partida deste artigo é a questão-problema: como as TIC promoveram mudanças significativas na sociedade contemporânea, contribuindo para a transição entre a Sociedade da In- formação e a Sociedade do Conhecimento? A metodologia adotada foi uma pesquisa bibliográfica, com base nos estudos de Castells, Santaella e Toffler sobre as dinâmicas da Sociedade da Informação. As evidências apontam que as TIC reestruturaram a comunicação, o aprendizado e a interação social, promovendo a democratização do conhecimento e a criação de ambientes colaborativos, impulsionando a inteligência coletiva e a acessibilidade na Sociedade do Conhecimento.
Downloads
Referências
ABREU, Pedro Ferraz de. Uma biblioteca pública numa sociedade de informação obcecada pelo mercado: desafios e oportunidades. Lisboa: Departamento de Cultura da Câmara Municipal de Lisboa, 2001.
ASSMANN, Hugo. Reencantar a educação: rumo a sociedade aprendente. Petrópolis: Vozes, 1999.
AUSUBEL, David Paul. A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982.
BELL, Daniel. O Advento da Sociedade Pós-Industrial. São Paulo: Cultrix, 1990.
CASTELLS, Manuel. O poder da identidade. 4. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2016.
CHERUBIN, Karina Gomes. Para lidar com a geração Z, professores recorrem a redes sociais. [S. l.: s. n.], 2012. Disponível em: http://mpcidadania.ning.com/profiles/blogs/para-lidar-com-geracao-z-professor-recorre-as-redes-sociais. Acesso em: 23 nov. 2024.
COUTINHO, Clara Pereira; LISBÔA, Eliana Santana. Sociedade da informação, do conhecimento e da aprendizagem: desafios para a educação no século XXI. Revista de Educação, v. 18, n. 1, 2011.
DRUCKER, Peter Ferdinand. Administração de organizações sem fins lucrativos: princípios e práticas. São Paulo: Pioneira, 1994.
FREITAS, Georgete Lopes. O estado da arte das discussões sobre currículo na pós-moderna Sociedade da Informação: estudo de caso e análise de conteúdo da produção científica dos pesquisadores em educação no período de 2001 a 2011. 2015. Tese (Doutorado) – Universidade da Madeira, Faculdade de Ciências Sociais, Madeira.
GALVÃO, Cleyton Leandro. Os sentidos do termo virtual em Pierre Lévy. Revista Logeion (Filosofia da informação), Rio de Janeiro, 2017.
GARVEY, William. Communication: the essence of science. Oxford: Pergamon Press, 1979.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2020.
GOMES, Cristina Marques. Comunicação científica: alicerces, transformações e tendências. Lisboa: LabCom Books, 2012.
GOMEZ, Margarita Victoria. Pedagogia da virtualidade: redes, cultura digital e educação. São Paulo: Edições Loyola, 2015.
GOUVEIA, Luís Borges; GAIO, Sofia. Sociedade da Informação: balanço e implicações. Portugal: Universidade Fernando Pessoa, 2004.
GOUVEIA, Luis Manuel Borges. Notas de contribuição para uma definição operacional. [S. l.: s. n.], 2004. Disponível em: http://www2.ufp.pt/~lmbg/reserva/lbg_socinformacao04.pdf. Acesso em: 23 nov. 2024.
HARGREAVES, Andy. O Ensino na Sociedade do Conhecimento: a educação na era da insegurança. Porto: Porto Editora, 2003.
JUNQUEIRO, Raul. A idade do Conhecimento: a nova era digital. Lisboa: Editora Notícias, 2009.
KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Editora Papirus, 2012.
LAMBERT, Joe. Digital Storytelling Cookbook. [S. l.]: Centro de Digital Storytelling, 2010. Disponível em: http://www.storycenter.org/cookbook.html. Acesso em: 29 dez. 2024.
LÉVY, Pierre. O que é o virtual? São Paulo: Editora 34, 2011.
LISBÔA, Eliana Santana; BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista; COUTINHO, Clara Pereira. Conceitos emergentes no contexto da sociedade da informação: um contributo teórico. Revista Paidéi@, Unimes Virtual, v. 2, n. 3, jul. 2010. Disponível em: http://revistapaideia.unimesvirtual.com.br. Acesso em: 23 nov. 2024.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica. 11. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2019.
MARCUSE, Herbert. O Homem Unidimensional: sobre a Ideologia da Sociedade Industrial Avançada. Campo Grande: Letra Livre, 2011.
MASUDA, Yoneji. Image of the future information society. In: WEBSTER, Frank (ed.). The Information Society Reader. London: Routledge, 2004.
MATTELART, Armand. História da sociedade da informação. São Paulo: Loyola, 2002.
MCLUHAN, Marshall. A galáxia de Gutenberg: a formação do homem tipográfico. 4. ed. São Paulo: Nacional, 1990.
MONTEIRO, Jean Carlos da Silva. Narrativas Hipertextuais na Educação Superior: uma proposta didática para o ensino de Jornalismo Multimídia. 2019. Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) – Universidade Federal do Maranhão, Brasil. Disponível em: https://tedebc.ufma.br/jspui/browse?type=author&value=MONTEIRO%2C+Jean+Carlos+da+Silva. Acesso em: 23 nov. 2024.
MORIN, Edgar. Para sair do século XX. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2003.
NEGROPONTE, Nicholas. A vida digital. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
OLIVEIRA, Samuel Rocha de. Algumas práticas em divulgação científica: a importância de uma linguagem interativa. São Paulo: Editora Rua, 2017.
PEDRO, Luís; MOREIRA, António Augusto de Freitas Gonçalves. Os Hipertextos de Flexibilidade Cognitiva e a planificação de conteúdos didácticos: um estudo com (futuros) professores de Línguas. Aveiro: s.n., 2002.
PELLICER, Gispert. La Mod a tecnológica en la educación: peligros de um espejismo. Revista de Medios y Educación, n. 9, jun. 1997. Disponível em: http://www.sav.us.es/pixelbit/pixelbit/articulos/n9/n9art/art97.htm. Acesso em: 11 nov. 2024.
POZO, Juan Ignacio. A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento. Revista Pátio, Educação ao Longo da Vida, 2004.
PRENSKY, Marc. Digital Natives, Digital Immigrants. MCB University Press, 2001.
REZENDE, Denis Alcides; ABREU, Aline França de. Tecnologia da Informação Aplicada a Sistemas de Informações Empresariais. São Paulo: Atlas, 2000.
ROJO, Roxane (ed.). Escola conectada: os multiletramentos e as TICs. 2. ed. São Paulo: Parábola, 2016.
SANTAELLA, Lúcia. Comunicação ubíqua: repercussões na cultura e na educação. São Paulo: Paulus, 2013.
SIEMENS, George. Conectivismo: uma teoria de aprendizagem para a idade digital. [S. l.: s. n.], 2004. Disponível em: http://wiki.papagallis.com.br/George_Siemens_e_o_conectivismo. Acesso em: 12 nov. 2024.
SIEMENS, George. A informação torna-se conhecimento através das conexões. [S. l.]: Educare, 2010. Disponível em: http://www.educare.pt/educare/Educare.aspx. Acesso em: 12 jan. 2025.
SILVA, Alzira Karla Araújo da; CORREIA, Anna Elizabeth Galvão Coutinho; LIMA, Izabel França de. O conhecimento e as tecnologias na sociedade da informação. Rev. Interam. Bibliot. Medellín, v. 33, n. 1, jan. 2010.
SORJ, Bernardo. brasil@povo.com: a luta contra a desigualdade na sociedade da informação. Rio de Janeiro; Brasília: Jorge Zahar; UNESCO, 2003.
TAKAHASHI, Tadao. Sociedade da informação no Brasil: livro verde. Brasília: Ministério da Ciência e Tecnologia, 2000.
TOFFLER, Alvin. A terceira onda. São Paulo: Record, 2002.
WEBSTER, Frank. Theories of information society. London: Routledge, 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Jean Carlos da Silva Monteiro, Luciano da Silva Façanha

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.