As tecnologias digitais no ensino de língua portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.56954Palavras-chave:
Linguística Aplicada, Língua Portuguesa, Ensino Remoto Emergencial, Entrevista narrativa, Tecnologias digitaisResumo
Esta pesquisa analisa as percepções de jovens do Ensino Médio sobre o ensino de Língua Portuguesa aliado ao uso das Tecnologias Digitais em contexto do Ensino Remoto Emergencial. O estudo filia-se aos fundamentosda investigação qualitativa, sob o enfoque da pesquisa com narrativas, conforme Todorov (1983). AA geração dos dados aconteceu por meio de Entrevista Narrativa, conforme proposto por Jovchelovitch e Bauer (2002). A análise dos dados se baseia no modelo proposto por Lieblich, Tuval-Mashiach e Zilber (1998), que permitiu uma compreensão aprofundada das narrativas obtidas. O resultado da análise aponta a importância do uso das Tecnologias Digitais durante o Ensino Remoto Emergencial; evidencia a necessária adaptação dos educadores e jovens às condições difíceis; destaca o papel das Tecnologias Digitais na manutenção das práticas de leitura e escrita; e ressalta o potencial dessas tecnologias no processo educacional. Contudo, aponta para desafios como a desigualdade no acesso às Tecnologias Digitais e a necessidade de uma abordagem crítica em sua utilização. Os resultados da pesquisa reafirmam a necessidade de investimentos na formação de educadores e na infraestrutura tecnológica para promover uma educação de qualidade alinhada às demandas contemporâneas.
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