EnemIA
correção de redações do Enem com Inteligência Artificial
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.58426Palabras clave:
BNCC, Enem, Inteligência Artificial, Redação, Correção automatizadaResumen
A prática da redação ajuda na expressão de ideias, na organização de pensamentos e na compreensão de textos complexos, além de fomentar a criatividade, a argumentação lógica e a análise crítica. A Base Nacional Comum Curricular, estabelecida pelo Ministério da Educação do Brasil, destaca a importância da redação no desenvolvimento das competências linguísticas, integrando leitura, escrita, oralidade e análise linguística no currículo escolar. No Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a métrica da redação pode ser um ponto de inflexão, pois exige um texto dissertativo-argumentativo que avalia a capacidade dos alunos de articular argumentos de forma coesa e coerente. Contudo, os professores enfrentam desafios na correção das redações devido ao grande número de alunos e à heterogeneidade dos níveis de escrita. A inteligência artificial (IA) surge como uma solução promissora, oferecendo tecnologias avançadas para análise rápida e precisa de textos, proporcionando feedback detalhado e personalizado. Este artigo apresenta a EnemIA, um ambiente desenvolvido para auxiliar na correção de redações, oferecendo feedbacks alinhados com as competências avaliadas no Enem. A EnemIA foi aplicada em uma turma do 3º ano do Curso Técnico Integrado em Informática de um Instituto Federal. Os resultados indicaram significativa melhoria na precisão e na agilidade das correções. Além disso, após as correções, os alunos demonstraram avanços em suas habilidades de escrita, impulsionados pelo feedback detalhado e personalizado oferecido pela ferramenta.
Descargas
Referencias
AHMED, Sabbir; KHAN, Manzur; ULLAH MIAH, Md Saef; AKTER, Shakura; SULAIMAN, Junaida. Analysing the Efficacy of UML in Explaining Object-Oriented Concepts to Undergraduate Computer Science Students. In: 2024 IEEE 13th International Conference on Engineering Education (ICEED). [S. l.: s. n.], 2024. p. 1–6. DOI: 10.1109/ICEED62316.2024.10923827.
BAKHTIN, Michail. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, Mikhail (ed.). Estética da criação verbal. Tradução: Maria E. G. Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
BRASIL. INEP. Edital no 54, de 28 de julho de 2020. Exame Nacional do Ensino Médio - Enem 2020 IMPRESSO. 2020. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/edital/2020/edital_n54_enem_2020_impresso.pdf. Acesso em: 15 fev. 2025.
BRASIL. INEP. A Redação do Enem 2023: cartilha do participante. Brasília: [s. n.], 2023. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/avaliacoes_e_exames_da_educacao_basica/a_redacao_no_enem_2023_cartilha_do_participante.pdf. Acesso em: 15 fev. 2025.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: [s. n.], 2018. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/escola-em-tempo-integral/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal.pdf. Acesso em: 15 fev. 2025.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Portaria no 458, de 5 de maio de 2020: Institui normas complementares necessárias ao cumprimento da Política Nacional de Avaliação da Educação Básica. [S. l.: s. n.], 2020. p. 57. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-458-de-5-de-maio-de-2020--255378342. Acesso em: 15 fev. 2025.
BRIEGA, Diléia Aparecida Martins. O Enem como via de acesso do surdo ao ensino superior brasileiro. 2017. Tese (Doutorado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8831. Acesso em: 15 fev. 2025.
COQUEIRO, Suellen Mathias. A autoria na redação do Enem: Uma análise discursiva. 2025. f. 49. Diss. (Mestrado) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. Monografia (Especialização em Língua Portuguesa: teoria e práticas de ensino de leitura e produção de texto).
CORREIA, Karen Cristiny de Andrade; CARMO, Claúdio Márcio do. Gêneros discursivo-textuais e gramática: pedras no caminho do professor de português? fólio - Revista de Letras, v. 12, n. 1, 2020. DOI: 10.22481/folio.v12i1.6532.
DESCOMPLICA. Correção de Redações do ENEM com IA. SP: [s. n.], 2024. Disponível em: https://redacao.descomplica.com.br. Acesso em: 15 fev. 2025.
DOLZ, Joaquim. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. São Paulo: Mercado das Letras, 2010.
GERALDI, João Wanderley. Concepções de linguagem e ensino de português. In:
GERALDI, João Wanderley et al. (ed.). O texto em Sala de aula. 1. ed. São Paulo: Editora Ática, 2011.
GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. p. 120. Organizado por Tatiana Engel Gerhardt e Denise Tolfo Silveira; coordenado pela UAB/UFRGS e SEAD/UFRGS. Disponível em: https://www.ufrgs.br/cursopgdr/downloadsSerie/derad005.pdf. Acesso em: 15 fev. 2025.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GOMES, Raquel Salcedo; GOMES, Marcelo Salcedo; SILVA, Luciana Kraemer. Gêneros discursivos e tecnologias cognitivas. Revista Prolíngua, v. 13, n. 1, p. 90–98, 2018.
GUIMARÃES, Ueudison Alves; SANTOS, Edinalva Oliveira dos; FERNANDES, Daniella. A importância da inteligência artificial no processo educacional. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar, v. 3, n. 8, e381789, 2022. DOI: 10.47820/recima21.v3i8.1789.
HOLMES, Wayne; MIAO, Fengchun. Guia para a IA generativa na educação e na pesquisa. [S. l.]: UNESCO Publishing, 2024.
INEP, Brasil. ENEM-INEP. Brasília: [s. n.], 2018. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/enem. Acesso em: 15 fev. 2025.
KOCH, Ingedore Villaça. O texto e a construção de sentidos. 7. ed. São Paulo: Contexto, 2003.
LOIOLA, Alba; SACHETE, Andreia dos Santos; GRANDI, Roges Horacio; GOMES, Raquel Salcedo. Precisão e Confiabilidade do ChatGPT na Percepção de Estudantes da Graduação EaD. EaD em Foco, v. 14, n. 1, e2111, 2024. DOI: 10.18264/eadf.v14i1.2111.
LOIOLA, Alba; SANTOS SACHETE, Andreia; SALCEDO GOMES, Raquel; GRANDI, Roges Horacio. IA generativa em competências discursivas na educação básica. Revista Eletrônica de Educação, v. 18, n. 1, e6680122, out. 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.6680.
OPENAI. OpenAI. EUA: [s. n.], 2015. Disponível em: https://openai.com. Acesso em: 15 fev. 2025.
PELLETIER, Kathe; ROBERT, Jenay; MUSCANELL, Nicole; MACCORMACK, Mark; REEVES, Jamie; ARBINO, Nichole; GRAJEK, Susan. EDUCAUSE Horizon Report, Edição de Ensino e Aprendizagem. Boulder, CO, 2023.
PINHO, Cíntia Maria de Araújo; GASPAR, Marcos Antônio; SASSI, Renato José. Aplicação de técnicas de inteligência artificial para classificação de fuga ao tema em redações. Educação em Revista, v. 40, 2024. DOI: 10.1590/0102-469839773.
PRADO, Daniela de Faria; MORATO, Rodrigo Altair. A redação do ENEM como gênero textual-discursivo: uma breve reflexão. Cadernos CESPUC de Pesquisa. Série Ensaios, p. 205–219, 2017. DOI: p.2358-3231.n29p205-219.
RIBEIRO, Elisa Antônia. A perspectiva da entrevista na investigação qualitativa. Revista Evidência, v. 4, 2024.
SACHETE, Andreia dos Santos; LOIOLA, Alba Valéria de Sant’anna; GOMES, Raquel Salcedo. AdaptiveGPT: Towards Intelligent Adaptive Learning. Multimed Tools Appl, v. 83, p. 89461–89477, 2024. DOI: 10.1007/s11042-024-20144-8.
SILVA, Ademir Juvêncio da. Gêneros textuais mobilizados para o repertório sociocultural produtivo em redações do Enem 2022. Linha D’Água, São Paulo, v. 37, n. 3, p. 313–328, 2024. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v37i3p313-328.
SILVA, Ananias; LIMA CAVALCANTE, Francisco de. O gênero redação do ENEM. Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação, v. 23, n. 2, p. 51–70, out. 2023. DOI: 10.47369/eidea-23-2-3645.
SILVA, Jessica. Rodrigues.; ARAÚJO, Denise Lino de. O eixo análise linguística na BNCC: uma análise das linhas de continuidade entre as diferentes versões da base. Revista Folio, v. 12, n. 1, p. 1–1, 2020. DOI: 10.22481/folio.v12i1.6600.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Andréia dos Santos Sachete, Alba Valéria de Sant'Anna de Freitas Loiola , Ânderson Martins Pereira, Fábio Diniz Rossi, Raquel Salcedo Gomes

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Este es un artículo de acceso abierto que permite su uso, distribución y reproducción sin restricciones en cualquier medio siempre que se cite correctamente el artículo original.








