EnemIA

correção de redações do Enem com Inteligência Artificial

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.58426

Palabras clave:

BNCC, Enem, Inteligência Artificial, Redação, Correção automatizada

Resumen

A prática da redação ajuda na expressão de ideias, na organização de pensamentos e na compreensão de textos complexos, além de fomentar a criatividade, a argumentação lógica e a análise crítica. A Base Nacional Comum Curricular, estabelecida pelo Ministério da Educação do Brasil, destaca a importância da redação no desenvolvimento das competências linguísticas, integrando leitura, escrita, oralidade e análise linguística no currículo escolar. No Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a métrica da redação pode ser um ponto de inflexão, pois exige um texto dissertativo-argumentativo que avalia a capacidade dos alunos de articular argumentos de forma coesa e coerente. Contudo, os professores enfrentam desafios na correção das redações devido ao grande número de alunos e à heterogeneidade dos níveis de escrita. A inteligência artificial (IA) surge como uma solução promissora, oferecendo tecnologias avançadas para análise rápida e precisa de textos, proporcionando feedback detalhado e personalizado. Este artigo apresenta a EnemIA, um ambiente desenvolvido para auxiliar na correção de redações, oferecendo feedbacks alinhados com as competências avaliadas no Enem. A EnemIA foi aplicada em uma turma do 3º ano do Curso Técnico Integrado em Informática de um Instituto Federal. Os resultados indicaram significativa melhoria na precisão e na agilidade das correções. Além disso, após as correções, os alunos demonstraram avanços em suas habilidades de escrita, impulsionados pelo feedback detalhado e personalizado oferecido pela ferramenta. 

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Referencias

AHMED, Sabbir; KHAN, Manzur; ULLAH MIAH, Md Saef; AKTER, Shakura; SULAIMAN, Junaida. Analysing the Efficacy of UML in Explaining Object-Oriented Concepts to Undergraduate Computer Science Students. In: 2024 IEEE 13th International Conference on Engineering Education (ICEED). [S. l.: s. n.], 2024. p. 1–6. DOI: 10.1109/ICEED62316.2024.10923827.

BAKHTIN, Michail. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, Mikhail (ed.). Estética da criação verbal. Tradução: Maria E. G. Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

BRASIL. INEP. Edital no 54, de 28 de julho de 2020. Exame Nacional do Ensino Médio - Enem 2020 IMPRESSO. 2020. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/edital/2020/edital_n54_enem_2020_impresso.pdf. Acesso em: 15 fev. 2025.

BRASIL. INEP. A Redação do Enem 2023: cartilha do participante. Brasília: [s. n.], 2023. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/avaliacoes_e_exames_da_educacao_basica/a_redacao_no_enem_2023_cartilha_do_participante.pdf. Acesso em: 15 fev. 2025.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: [s. n.], 2018. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/escola-em-tempo-integral/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal.pdf. Acesso em: 15 fev. 2025.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Portaria no 458, de 5 de maio de 2020: Institui normas complementares necessárias ao cumprimento da Política Nacional de Avaliação da Educação Básica. [S. l.: s. n.], 2020. p. 57. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-458-de-5-de-maio-de-2020--255378342. Acesso em: 15 fev. 2025.

BRIEGA, Diléia Aparecida Martins. O Enem como via de acesso do surdo ao ensino superior brasileiro. 2017. Tese (Doutorado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8831. Acesso em: 15 fev. 2025.

COQUEIRO, Suellen Mathias. A autoria na redação do Enem: Uma análise discursiva. 2025. f. 49. Diss. (Mestrado) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. Monografia (Especialização em Língua Portuguesa: teoria e práticas de ensino de leitura e produção de texto).

CORREIA, Karen Cristiny de Andrade; CARMO, Claúdio Márcio do. Gêneros discursivo-textuais e gramática: pedras no caminho do professor de português? fólio - Revista de Letras, v. 12, n. 1, 2020. DOI: 10.22481/folio.v12i1.6532.

DESCOMPLICA. Correção de Redações do ENEM com IA. SP: [s. n.], 2024. Disponível em: https://redacao.descomplica.com.br. Acesso em: 15 fev. 2025.

DOLZ, Joaquim. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. São Paulo: Mercado das Letras, 2010.

GERALDI, João Wanderley. Concepções de linguagem e ensino de português. In:

GERALDI, João Wanderley et al. (ed.). O texto em Sala de aula. 1. ed. São Paulo: Editora Ática, 2011.

GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. p. 120. Organizado por Tatiana Engel Gerhardt e Denise Tolfo Silveira; coordenado pela UAB/UFRGS e SEAD/UFRGS. Disponível em: https://www.ufrgs.br/cursopgdr/downloadsSerie/derad005.pdf. Acesso em: 15 fev. 2025.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GOMES, Raquel Salcedo; GOMES, Marcelo Salcedo; SILVA, Luciana Kraemer. Gêneros discursivos e tecnologias cognitivas. Revista Prolíngua, v. 13, n. 1, p. 90–98, 2018.

GUIMARÃES, Ueudison Alves; SANTOS, Edinalva Oliveira dos; FERNANDES, Daniella. A importância da inteligência artificial no processo educacional. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar, v. 3, n. 8, e381789, 2022. DOI: 10.47820/recima21.v3i8.1789.

HOLMES, Wayne; MIAO, Fengchun. Guia para a IA generativa na educação e na pesquisa. [S. l.]: UNESCO Publishing, 2024.

INEP, Brasil. ENEM-INEP. Brasília: [s. n.], 2018. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/enem. Acesso em: 15 fev. 2025.

KOCH, Ingedore Villaça. O texto e a construção de sentidos. 7. ed. São Paulo: Contexto, 2003.

LOIOLA, Alba; SACHETE, Andreia dos Santos; GRANDI, Roges Horacio; GOMES, Raquel Salcedo. Precisão e Confiabilidade do ChatGPT na Percepção de Estudantes da Graduação EaD. EaD em Foco, v. 14, n. 1, e2111, 2024. DOI: 10.18264/eadf.v14i1.2111.

LOIOLA, Alba; SANTOS SACHETE, Andreia; SALCEDO GOMES, Raquel; GRANDI, Roges Horacio. IA generativa em competências discursivas na educação básica. Revista Eletrônica de Educação, v. 18, n. 1, e6680122, out. 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.6680.

OPENAI. OpenAI. EUA: [s. n.], 2015. Disponível em: https://openai.com. Acesso em: 15 fev. 2025.

PELLETIER, Kathe; ROBERT, Jenay; MUSCANELL, Nicole; MACCORMACK, Mark; REEVES, Jamie; ARBINO, Nichole; GRAJEK, Susan. EDUCAUSE Horizon Report, Edição de Ensino e Aprendizagem. Boulder, CO, 2023.

PINHO, Cíntia Maria de Araújo; GASPAR, Marcos Antônio; SASSI, Renato José. Aplicação de técnicas de inteligência artificial para classificação de fuga ao tema em redações. Educação em Revista, v. 40, 2024. DOI: 10.1590/0102-469839773.

PRADO, Daniela de Faria; MORATO, Rodrigo Altair. A redação do ENEM como gênero textual-discursivo: uma breve reflexão. Cadernos CESPUC de Pesquisa. Série Ensaios, p. 205–219, 2017. DOI: p.2358-3231.n29p205-219.

RIBEIRO, Elisa Antônia. A perspectiva da entrevista na investigação qualitativa. Revista Evidência, v. 4, 2024.

SACHETE, Andreia dos Santos; LOIOLA, Alba Valéria de Sant’anna; GOMES, Raquel Salcedo. AdaptiveGPT: Towards Intelligent Adaptive Learning. Multimed Tools Appl, v. 83, p. 89461–89477, 2024. DOI: 10.1007/s11042-024-20144-8.

SILVA, Ademir Juvêncio da. Gêneros textuais mobilizados para o repertório sociocultural produtivo em redações do Enem 2022. Linha D’Água, São Paulo, v. 37, n. 3, p. 313–328, 2024. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v37i3p313-328.

SILVA, Ananias; LIMA CAVALCANTE, Francisco de. O gênero redação do ENEM. Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação, v. 23, n. 2, p. 51–70, out. 2023. DOI: 10.47369/eidea-23-2-3645.

SILVA, Jessica. Rodrigues.; ARAÚJO, Denise Lino de. O eixo análise linguística na BNCC: uma análise das linhas de continuidade entre as diferentes versões da base. Revista Folio, v. 12, n. 1, p. 1–1, 2020. DOI: 10.22481/folio.v12i1.6600.

Publicado

30-06-2025

Cómo citar

SACHETE, Andréia dos Santos; LOIOLA , Alba Valéria de Sant'Anna de Freitas; PEREIRA, Ânderson Martins; ROSSI, Fábio Diniz; GOMES, Raquel Salcedo. EnemIA: correção de redações do Enem com Inteligência Artificial. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 18, p. e58426, 2025. DOI: 10.1590/1983-3652.2025.58426. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/58426. Acesso em: 6 dec. 2025.