Práticas multimodais da oralidade
explorando reality shows no ensino de alemão como língua adicional
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-3652.2026.60137Palavras-chave:
Oralidade, Multimodalidade, Ensino de alemão como língua adicional, Gêneros oraisResumo
Este artigo discute a inclusão de aspectos da oralidade e de discursos coloquiais no ensino de Alemão como Língua Adicional (ALA) em contexto universitário, com foco na formação docente. Apesar do avanço de tecnologias e materiais didáticos, ainda se observa uma lacuna no trabalho com materiais autênticos e situados, o que limita a compreensão da língua como prática social. Argumenta-se que a incorporação de gêneros orais espontâneos aproxima estudantes de Letras de práticas linguísticas e culturais reais, enriquecendo a dimensão sociocultural do ensino. A discussão fundamenta-se, portanto, em estudos sobre pragmática, multimodalidade e autenticidade no ensino de línguas. A proposta didática apresentada utiliza episódios das séries Queer Eye Germany e Too Hot to Handle como materiais audiovisuais para explorar marcadores pragmáticos e construções identitárias em contextos autênticos de uso da língua. Conclui-se que o uso de gêneros multimodais de oralidade contribui não apenas para o desenvolvimento do repertório linguístico-pragmático, mas também para a formação docente crítica, criativa e sensível à diversidade linguística e cultural.
Downloads
Referências
ACEVEDO DE LA PEÑA, A.; CASSANY, D. Producción de podcasts educativos para el desarrollo de la competencia comunicativa oral en lengua extranjera. Revista Nebrija de Lingüística Aplicada a la Enseñanza de Lenguas, v. 18, n. 4, p. 78–96, 2024.
AGUADO, K. Sprachliche Teilkompetenzen (1): Mündlichkeit. In: ALTMAYER, C. et al. (ed.). Handbuch Deutsch als Fremd-und Zweitsprache. Berlin: Springer, 2021.
AQUINO, Marceli Cherchiglia. Das sieht ja ganz anders aus, wie fühlst du dich denn? Teaching Modal Particles ja and denn with the Queer Eye Germany series: a didactic model based on a Descriptive Format. Pandaemonium Germanicum, v. 26, n. 49, p. 170–195, 2023.
BAKHTIN, M. Speech Genres and Other Late Essays. Austin: University of Texas Press, 1986.
BARRON, A. Pragmatic Competence in English as a Lingua Franca: Motivation, Development and Training. In: TAGUCHI, N. (ed.). The Routledge Handbook of Pragmatics. London: Routledge, 2016.
BAUMAN, R.; BRIGGS, C. Poetics and Performance as Critical Perspectives on Language and Social Life. Annual Review of Anthropology, v. 19, p. 59–88, 1990.
BLEINER, S.; GLASER, J.; SCHENK, B.; SCHMOHL, S.; WIRTZ, M. Akademie Deutsch A1+. Munique: Hueber Verlag GmbH & Co., 2020.
BREEN, M. Authenticity in the Language Classroom. Applied Linguistics, v. 6, n. 1, p. 60–70, 1985.
BUCHOLTZ, M.; HALL, K. Identity and Interaction: A Sociocultural Linguistic Approach. Discourse Studies, v. 7, n. 4–5, p. 585–614, 2005.
BYRAM, M. Teaching and Assessing Intercultural Communicative Competence. Clevedon: Multilingual Matters, 1997.
CANNING-WILSON, C. Practical Aspects of Using Video in the Foreign Language Classroom. The Internet TESL Journal, v. 6, n. 11, 2000.
CONSELHO DA EUROPA. Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas: Volume Complementar (CEFR Companion Volume). Estrasburgo: Conselho da Europa, 2020.
COPE, B.; KALANTZIS, M. Multiliteracies: New Literacies, New Learning. Pedagogies: An International Journal, v. 4, n. 3, p. 164–195, 2009.
ELLIS, R. Task-based Language Learning and Teaching. Oxford: Oxford University Press, 2003.
FERREIRA, Mergenfel A. Vaz; AQUINO, Marceli. Representações identitárias em três livros didáticos de alemão como língua adicional: reflexões sobre as imagens de família. Pandaemonium Germanicum, v. 27, n. 53, p. 60–85, 2024.
FREEMAN, D. The hidden side of the work: Teacher knowledge and learning to teach – a perspective from North American educational research on teacher education in English language teaching. Language Teaching, v. 35, n. 1, p. 1–13, 2002.
FREITAG-HILD, B. Interkulturelles Lernen im Fremdsprachenunterricht. Frankfurt am Main: Peter Lang, 2010.
GASS, S.; SELINKER, L. Second Language Acquisition: An Introductory Course. New York: Routledge, 2008.
GILMORE, A. Authentic Materials and Authenticity in Foreign Language Learning. Language Teaching, v. 40, n. 2, p. 97–118, 2007.
GOH, C.; BURNS, A. Teaching Speaking: A Holistic Approach. Cambridge: Cambridge University Press, 2012.
HOLLIDAY, A. Intercultural Communication & Ideology. London: Sage, 2011.
ISHIHARA, N.; COHEN, A. D. Teaching and Learning Pragmatics: Where Language and Culture Meet. New York: Routledge, 2010.
KAISER, M.; SHIBAHARA, N. Film as an Innovative (and Multimodal) Text for Advanced Foreign Language Study. L2 Journal, v. 6, n. 2, p. 1–19, 2014.
KING, J. Using DVD Feature Films in the EFL Classroom. Computer Assisted Language Learning, v. 15, n. 5, p. 509–523, 2002.
KOCH, P.; OESTERREICHER, W. Gesprochene Sprache in der Romania. Tübingen: Niemeyer, 2011.
KRAMSCH, C. Language and Culture. Oxford: Oxford University Press, 1998.
KRASHEN, S. Principles and Practice in Second Language Acquisition. Oxford: Pergamon, 1982.
KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Multimodal Discourse: The Modes and Media of Contemporary Communication. London: Arnold, 2001.
LIDDICOAT, A. J.; SCARINO, A. Intercultural Language Teaching and Learning. Malden: Wiley-Blackwell, 2013.
MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2007.
MARQUES-SCHÄFER, G.; FILHO, E. S. B.; STANKE, R. S. Was können Lehrwerke zur Reflexion von Stereotypen im DaF-Unterricht beitragen? Eine Analyse anhand der Arbeit mit DaF kompakt in Brasilien. Informationen Deutsch als Fremdsprache, v. 43, n. 5, p. 566–586, 2016.
RICHARDS, J. C. Communicative Language Teaching Today. Cambridge: Cambridge University Press, 2006.
ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
SCHMIDT, Camila Marcucci; AQUINO, Marceli Cherchiglia. O papel de materiais autênticos para a compreensão auditiva no ensino do alemão como língua adicional: uma proposta de sequência didática para turmas iniciais a partir de um curta-metragem. Pandaemonium Germanicum, v. 28, e240028, 2025.
SCHMIDT, L. Pragmatische Kompetenz und Deutsch als Fremdsprache. München: Iudicium, 2016.
SOLMECKE, G. Vermittlung der Hörfertigkeit. In: KRUMM, H.-J.; FANDRYCH, C.; HUFEISEN, B.;
RIEMER, C. (ed.). Deutsch als Fremd-und Zweitsprache. Ein internationales Handbuch. 1. Halbband. Berlin; New York: De Gruyter Mouton, 2010. p. 969–976.
SOUSA, T.; SILVA, M.; LOPES, R. Produções midiáticas no ensino de línguas: práticas de oralidade e engajamento crítico. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 24, n. 1, p. 98–120, 2024.
THORNBURY, S. How to Teach Speaking. Harlow: Longman, 2005.
UPHOFF, D.; ÁVILA, F. W. de; ROGANO, J. V.; FÜRST, N. de P. Materiais didáticos para o ensino de alemão produzidos no Brasil: um panorama histórico. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2024.
VOERKEL, J. P.; HUANG, Z. Plurizentrik und DACH-Bezug bei Lehrwerken in brasilianischen Deutschstudiengängen: eine Bilanz. Pandaemonium Germanicum, v. 23, n. 41, p. 24–50, 2020.
VYGOTSKY, L. Mind in Society: The Development of Higher Psychological Processes. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1978.
WOOD, D.; BRUNER, J. S.; ROSS, G. The Role of Tutoring in Problem Solving. Journal of Child Psychology and Psychiatry, v. 17, n. 2, p. 89–100, 1976.
Downloads
Publicado
Declaração de Disponibilidade de Dados
Os dados de pesquisa estão disponíveis no corpo do documento.
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Marceli Cherchiglia Aquino, Sofia Leria Alcoforado

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.








