Integrando a Internet das Coisas na Robótica Educacional por meio da Abordagem da Aprendizagem Criativa
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.60367Palavras-chave:
Robótica, Internet das Coisas, Aprendizagem Criativa, Ensino-AprendizagemResumo
A Robótica Educacional tem sido adotada na prática escolar como forma de engajar os alunos na busca por um aprendizado ativo e interdisciplinar. No entanto, em uma sociedade conectada por meio de redes de computadores, a implementação da Internet das Coisas na Robótica Educacional possibilita uma maior conexão com a realidade fora do ambiente escolar. Este trabalho apresenta o resultado de atividades provenientes da inclusão da Internet das Coisas na Robótica Educacional, desenvolvidas por alunos do ensino fundamental (séries finais) a partir da abordagem da aprendizagem criativa. Como resultado, os alunos apresentaram e executaram projetos envolvendo soluções inovadoras para problemas reais.
Downloads
Referências
ASHTON, Kevin. In the real world, things matter more than ideas. RFID J, v. 22, n. 7, p. 97–114, 2011.
BRACKMANN, Christian. Desenvolvimento do pensamento computacional através de atividades desplugadas na educação básica. Ago. 2017. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). DOI: 10.13140/RG.2.2.32976.61444.
BRASIL, MEC. Base Nacional Comum Curricular: Complemento Computação. Brasília: Ministério da Educação, 2022.
BURD, Leo. Prefácio a Edição Brasileira. In: RESNICK, Mitchel (ed.). Jardim da Infância para a Vida Toda. [S. l.]: Penso Editora, 2020.
CREMONINI, Rosangela Miranda; SILVA, Anne Karoline Cardoso; NARDI, Renata Zacché; LEÃO, Márcio Leandro Gonçalves; SILVA, Talison Barreto da. Internet of Things-IOT nas Escolas: Tecendo
conexões para a educação do amanhã. ARACÊ, v. 7, n. 2, p. 7789–7804, 2025. FEHRI, Chékra El; KASSAB, Mohamed; ABDELLATIF, Slim; BERTHOU, Pascal; BELGHITH, Abdelfettah. LoRa technology MAC layer operations and Research issues. Procedia Computer Science, v. 130, p. 1096–1101, 2018.
FIORIO, Rosaine; ESPERANDIM, Rauany J; SILVA, Flávio A; VARELA, Paulo J; LEITE, Maici Duarte; REINALDO, Francisco Antonio Fernandes. Uma experiência prática da inserção da robótica e seus benefícios como ferramenta educativa em escolas públicas. In: 1. BRAZILIAN Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). [S. l.: s. n.], 2014. v. 25, p. 1223.
GUBBI, Jayavardhana; BUYYA, Rajkumar; MARUSIC, Slaven; PALANISWAMI, Marimuthu. Internet of Things (IoT): A vision, architectural elements, and future directions. Future Generation Computer Systems, Elsevier BV, v. 29, n. 7, p. 1645–1660, set. 2013.
HUGHES, Josie; YAN, Jize; SOGA, Kenichi. Development of wireless sensor network using bluetooth low energy (ble) for construction noise monitoring. International Journal on Smart Sensing and Intelligent Systems, Exeley, Inc., v. 8, n. 2, p. 1379–1405, 2015.
KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. [S. l.]: Papirus editora, 2008.
LEMOS, André. A comunicação das coisas. internet das coisas e teoria ator-rede. Simsocial – Simpósio em Tecnologias Digitais e Sociabilidade, 2012.
LIU, Zhen-ya. Hardware Design of Smart Home System based on zigBee Wireless Sensor Network. AASRI Procedia, v. 8, p. 75–81, 2014. 2014 AASRI Conference on Sports Engineering and Computer Science (SECS 2014). ISSN 2212-6716.
MEKKI, Kais; BAJIC, Eddy; CHAXEL, Frederic; MEYER, Fernand. A comparative study of LPWAN technologies for large-scale IoT deployment. ICT Express, 2018. ISSN 2405-9595.
MORAN, José Manuel. Novas tecnologias e mediação pedagógica. [S. l.]: Papirus Editora, 2010.
OSORIO, Alma G Villamediana; CABREIRA, Tauã Milech. The Impact of Computational Thinking Pillars on the Development of BNCC Competencies through the Micro: bit. In: SIMPÓSIO Brasileiro de Informática na Educação (SBIE). [S. l.: s. n.], 2024. p. 2887–2895.
PAPERT, Seymour. Logo: Computadores e Educação. São Paulo: Brasiliense, 1985.
RESNICK, Mitchel. Jardim de infância para a vida toda: por uma aprendizagem criativa, mão na massa e relevante para todos. [S. l.]: Penso Editora, 2020.
SILVA TEIXEIRA, Deyvesson Carlos da; SANTOS ALVES, Erikles José dos; LIMA FILHO, Ezildo Barbosa de; SILVA JUNIOR, Moacir Gomes da; NIPO, Daniel Teixeira; RODRIGUES, Rodrigo Lins. Ensinando Robótica com Gamificação no Ensino Fundamental II. In: SBC. SIMPÓSIO Brasileiro de Informática na Educação (SBIE). [S. l.: s. n.], 2024. p. 1000–1011.
STALLINGS, William. IEEE 802.11: Wireless LANs from a to n. IT professional, IEEE, n. 5, p. 32–37, 2004.
THE MICRO:BIT EDUCATIONAL FOUNDATION. The Micro:bit Educational Foundation. [S. l.: s. n.], n.d. Disponível em: https://microbit.org/. Acesso em: 26 set. 2025.
VALENTE, José Armando. Integração do pensamento computacional no currículo da educação básica: diferentes estratégias usadas e questões de formação de professores e avaliação do aluno. Revista E-curriculum, v. 14, n. 3, p. 864–897, 2016.
VICARI, Rosa; BRACKMANN, Christian; MIZUSAKI, Lucas; LOPES, Daniel; BARONE, Dante; CASTRO, Henrique. Referencial Curricular: Inteligência Artificial no Ensino Médio. [S. l.]: MEC, dez. 2022. DOI: 10.13140/RG.2.2.23179.98089.
WANT, R. Near field communication. IEEE Pervasive Computing, Institute of Electrical e Electronics Engineers (IEEE), v. 10, n. 3, p. 4–7, 2011.
ZAMBALDI, Leonardo. Programação em blocos: aprendendo de maneira divertida. [S. l.: s. n.], 2025. Disponível em: https://idocode.com.br. Acesso em: 12 jul. 2025.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Monica Aparecida Asquino, Janine Kniess

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.








