Salve, linguagem digital!
Uma análise tecnodiscursiva da marca Sallve no Instagram
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-3652.2026.60415Palavras-chave:
Análise do Discurso Digital, Instagram, Algoritmos, PublicidadeResumo
Esta pesquisa tem como objetivo analisar estratégias tecnodiscursivas adotadas pela marca de dermocosméticos nativa digital Sallve, por meio da linguagem publicitária veiculada em seu perfil no Instagram. A abordagem metodológica utilizada foi qualitativa, por intermédio de pesquisa bibliográfica e estudo de caso do perfil oficial da marca @sallve e de dois anúncios selecionados publicados na plataforma em questão. As bases teórico-metodológicas são a Análise do Discurso Digital de Paveau (2021), apresentando as seis características que um discurso digital nativo apresenta (composição, deslinearização, ampliação, relacionalidade, investigabilidade e imprevisibilidade), e o estudo sobre a tipologia do discurso propagandista de Charaudeau (2010), com enfoque no dispositivo triangular (publicidade-concorrência-público) denominado contrato de semiengodos. Os resultados constataram a necessidade da adequação da comunicabilidade do discurso publicitário no contexto digital, visto que as mudanças tecnológicas digitais implicam uma maior competitividade dentro do mercado de dermocosméticos na internet. Observou-se a importância dos meios discursivos que contemplam as ferramentas disponibilizadas pela plataforma Instagram e a relevância dos mecanismos algorítmicos para a publicidade da marca Sallve. Destaca-se que este estudo pode contribuir para a maior compreensão dos fenômenos dos fenômenos tecnodiscursos e das estratégias discursivas utilizadas na linguagem publicitária digital.
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