Salve, linguagem digital!

Uma análise tecnodiscursiva da marca Sallve no Instagram

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-3652.2026.60415

Palavras-chave:

Análise do Discurso Digital, Instagram, Algoritmos, Publicidade

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar estratégias tecnodiscursivas adotadas pela marca de dermocosméticos nativa digital Sallve, por meio da linguagem publicitária veiculada em seu perfil no Instagram. A abordagem metodológica utilizada foi qualitativa, por intermédio de pesquisa bibliográfica e estudo de caso do perfil oficial da marca @sallve e de dois anúncios selecionados publicados na plataforma em questão. As bases teórico-metodológicas são a Análise do Discurso Digital de Paveau (2021), apresentando as seis características que um discurso digital nativo apresenta (composição, deslinearização, ampliação, relacionalidade, investigabilidade e imprevisibilidade), e o estudo sobre a tipologia do discurso propagandista de Charaudeau (2010), com enfoque no dispositivo triangular (publicidade-concorrência-público) denominado contrato de semiengodos. Os resultados constataram a necessidade da adequação da comunicabilidade do discurso publicitário no contexto digital, visto que as mudanças tecnológicas digitais implicam uma maior competitividade dentro do mercado de dermocosméticos na internet. Observou-se a importância dos meios discursivos que contemplam as ferramentas disponibilizadas pela plataforma Instagram e a relevância dos mecanismos algorítmicos para a publicidade da marca Sallve. Destaca-se que este estudo pode contribuir para a maior compreensão dos fenômenos dos fenômenos tecnodiscursos e das estratégias discursivas utilizadas na linguagem publicitária digital.

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Biografia do Autor

  • Maiara Luiza Schönardie dos Santos, Faculdades Integradas de Taquara, Curso de Letras, Taquara, RS, Brasil

    Acadêmica do curso de Letras das Faculdades Integradas de Taquara. 

  • Dieila dos Santos Nunes, Faculdades Integradas de Taquara, Curso de Letras, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, Taquara, RS, Brasil

    Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Mestre em Linguística Aplicada (UNISINOS), área de concentração: linguagem, tecnologia e interação. Licenciada em Letras - Habilitação em Língua Portuguesa e suas Respectivas Literaturas - FACCAT. Professora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR - FACCAT). Professora dos cursos de Licenciatura da FACCAT. Presidente do Comitê de Pesquisa da FACCAT. Coordenadora Pedagógica na Vice-Direção de Graduação da FACCAT. Orientadora Educacional na Equipe Multidisciplinar do Núcleo de Educação Online (NEO) da Faccat. Integrante do corpo editorial do Projeto LER...-Literatura e Ciência, parceria entre FACCAT, UNISINOS e Grupo Sinos. Representante da FACCAT no Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação dos Profissionais da Educação Básica do Rio Grande do Sul - Forprofe/RS. Editora do periódico Form@ção de Professores em Revista - Faccat. É pesquisadora principalmente nos seguintes temas: análise semiolinguística do discurso, discursos de divulgação e popularização da ciência, gêneros discursivos, análise textual dos discursos, argumentação, tecnodiscursividade, letramento digital, letramento midiático, letramento científico, metodologias ativas, educação e desenvolvimento regional.

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Publicado

10-12-2025

Declaração de Disponibilidade de Dados

Os dados de pesquisa estão disponíveis no corpo do documento.

Como Citar

SANTOS, Maiara Luiza Schönardie dos; NUNES, Dieila dos Santos. Salve, linguagem digital! Uma análise tecnodiscursiva da marca Sallve no Instagram. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 19, p. e60415, 2025. DOI: 10.1590/1983-3652.2026.60415. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/60415. Acesso em: 12 dez. 2025.