A estilística genérica em produções de texto acadêmicas assistidas por Inteligência Artificial Generativa
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-3652.2026.60146Palabras clave:
Linguística, Linguagem acadêmica, Processos de escrita, Inteligência Artificial, Educação a distânciaResumen
Este artigo investiga o uso da Inteligência Artificial Generativa na produção de textos por estudantes do ensino superior, com foco no contexto do ensino a distância, dado que esse cenário tem se constituído como um desafio para a manutenção da qualidade da aprendizagem. Para isso, realizou-se uma análise, a partir da Teoria da Linguística Textual, de resenhas acadêmicas produzidas em um componente curricular ofertado na modalidade EAD. Como resultado, observaram-se similaridades entre os textos, as quais foram classificadas em duas categorias: “repetição de palavras” e “encadeamento sintático e combinações fixas”, que podem servir de base para a identificação de textos assistidos por IAG. Conclui-se que, embora sem uma análise detalhada possam ser considerados inéditos, textos gerados nessas condições apresentam estruturas recorrentes que frequentemente funcionam como fórmulas esvaziadas de sentido, configurando, assim, produções distantes dos objetivos formativos relacionados ao desenvolvimento da autoria e da reflexão crítica em estudantes universitários.
Descargas
Referencias
BATTISTI, Elisa; OTHERO, Gabriel de Ávila; FLORES, Valdir do Nascimento. Conceitos básicos de linguística: sistemas conceituais. São Paulo: Contexto, 2021.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA – INEP. Ensino a distância cresce 474% em uma década. Brasília: [s. n.], jun. 2025. Acesso em: 28 set. 2025. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/centrais-de-conteudo/noticias/censo-da-educacao-superior/ensino-a-distancia-cresce-474-em-uma-decada.
KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas: Papirus Editora, 2013.
KOCH, Ingedore. O texto: construção de sentidos. Organon, v. 9, n. 23, 1995. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/29382.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
MORAIS, José. Criar leitores para uma sociedade democrática. Signo, v. 38, p. 2–28, 2013. DOI: 10.17058/signo.v38i0.4539. Disponível em: https://doi.org/10.17058/signo.v38i0.4539.
SANTAELLA, Lucia. Há como deter a invasão do CHATGPT? São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2023.
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE – UFF. Nem tudo o que parece é: entenda o que é plágio. Rio de Janeiro: IACS, 2010. Disponível em: https://app.uff.br/riuff/handle/1/14023.
Descargas
Publicado
Declaración de disponibilidad de datos
Os dados de pesquisa só estão disponíveis mediante solicitação.
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Róger Sullivan Faleiro, Ana Emília Klein

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Este es un artículo de acceso abierto que permite su uso, distribución y reproducción sin restricciones en cualquier medio siempre que se cite correctamente el artículo original.








