Linguagem, tecnologia e dança: o “corpotecnológico”

Authors

  • Siane Paula de Araújo CEFETMG-UFMG

DOI:

https://doi.org/10.17851/1983-3652.3.2.45-52

Keywords:

Dança. Linguagem. Corpo. Tecnologia.

Abstract

Pretendemos estabelecer um diálogo entre a Linguagem, a Tecnologia e a Dança sob o viés da possível concepção de “corpotecnológico" que surge a partir de nossas análises e reflexões sobre a elaboração e difusão do último vídeo documentário de dança do Grupo Dança 1, intitulado “Dança ao Pé da Letra”.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Siane Paula de Araújo, CEFETMG-UFMG

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens do CEFETMG atuando na linha de pesquisa I: Discurso, Cultura e Tecnologia, no Grupo de Pesquisa Discurso, Cultura e Poesia e no Núcleo Corpo, Movimento e Tecnologia: Experimentações em Dança. Também participa do Grupo de Pesquisa Concepçoes Contemporâneas em Dança do PRODAEX-UFMG.

References

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 4ª Ed, 2003.

BARBA, Eugenio & SAVARESE, Nicola. A arte secreta do ator. São Paulo: Hucitec, UNICAMP, 1995.

BENJAMIN, Walter. Magia, técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1989.

CANCLINI, Nestor Garcia. Culturas híbridas. São Paulo: Edusp, 1997.

DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Félix. Mil platôs. capitalismo e esquizofrenia. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995.

DOMINGUES, Diana. A arte no século XXI: a humanização das tecnologias. São Paulo: UNESP, 1997.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. 21. Ed. Rio de Janeiro: Ed. Graal, 2005.

http://periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivre Ano: 2010 – Volume: 3 – Número: 2

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Trad. Raquel Ramalhete. Petrópolis: Ed. Vozes, 2004.

GUATARRI, Félix. As três ecologias. São Paulo: Papirus, 2001.

GREIMAS, Algirdas Julien. Sobre o sentido: ensaios semióticos. Rio de Janeiro: Vozes, 1975.

GROTOWSKI, Jerzy. Teatro Laboratório. São Paulo: Perspectiva, 1980.

HEIDEGGER, Martin. Ser e tempo I. Petrópolis: Vozes: 1986.

HEIDEGGER, Martin. Ser e tempo II. Petrópolis: Vozes, 1995.

KATZ, Helena. A dança, pensamento do corpo. In: NOVAES, Adalto. O homem-máquina: a ciência manipula o corpo. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

LABAN, R. Domínio do movimento. São Paulo: Summus, 1978.

MACÊDO, Silvana. O animal telepresente. In: Anpap -17° Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas: Panorama da Pesquisa em Artes Visuais, 19 a 23 de agosto de 2008, Florianópolis. Anais. Florianópolis: UDESC, 2008. Disponível em: www.anpap.org.br/anais/2008/artigos/191.pdf. Acesso em 20 de out. 2009.

MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1971.

PINTO, Álvaro Vieira. O conceito de tecnologia. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005.

SIBILIA, Paula. O homem pós-orgânico: corpo, subjetividade e tecnologias digitais. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2. Ed., 2003.

VIRILIO, Paul. O espaço crítico. São Paulo. 34 Ed., 2008.

Published

2011-08-29

How to Cite

ARAÚJO, S. P. de. Linguagem, tecnologia e dança: o “corpotecnológico”. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 3, n. 2, p. 45–52, 2011. DOI: 10.17851/1983-3652.3.2.45-52. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16581. Acesso em: 27 nov. 2024.

Issue

Section

Semiotics and Technology