Software livre na educação para além da inclusão digital e social: letramentos múltiplos de professores e alunos
DOI:
https://doi.org/10.17851/1983-3652.4.1.2-15Keywords:
Software livre. Linux Educacional. Inclusão escolar. Aprendizagens significativas. Letramentos.Abstract
O software livre (SL) está presente em muitos espaços do convívio social, vencendo barreiras econômicas, políticas, culturais e filosóficas da exclusão. O presente artigo tem como objetivo destacar a importância da inserção do software livre no contexto de sala de aula, a partir de um relato de experiência em turmas de 2º ano do Ensino Fundamental no município de Fortaleza. O uso potencial do computador e do software livre Linux Educacional 3.0 e seus aplicativos contribuiu de forma significativa para a mudança na qualidade da educação, possibilitando a inclusão digital e social e letramentos múltiplos de professores e alunos. Os resultados e conclusões deste artigo motivam a pesquisadora a continuar investigando e produzindo outros materiais pedagógicos digitais e tutoriais dos aplicativos do software livre. Dessa forma, busca-se contribuir para a divulgação das possibilidades educativas desse sistema operacional e, por conseguinte, para a formação continuada dos professores.
Downloads
References
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC/2008.
CAMPOS, Augusto. O que é software livre. BR-Linux. Florianópolis, março de 2006. Disponível em: http://br-linux.org/linux/faq-softwarelivre. Acesso em 23abr. 2011.
FERREIRA, A B. de H. Mini Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa: século XXI. 5ª ed. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2001.
FREITAS, M. T. de A. Leitura, escrita e literatura em tempos de internet. In: PAIVA, Aparecida; ARACY, Martins; PAULINO, Graça; VERSIANI, Zélia (Orgs). Literatura e letramento: espaços, suportes e interfaces – o jogo do livro. 1. ed. 1 reimp. Belo Horizonte: Autêntica/CEALE/FaE/UFMG, 2005.
KENSKI, V. M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas, SP: Papirus. 2003.
MATOS, Márcia de Melo. Egressos de Inclusão Digital: estudo avaliativo. Dissertação de mestrado. Fortaleza: UFC/FACED, 2006, 117P.
OLIVEIRA, C. C. de O.; COSTA, J. W.; MOREIRA, M. Ambientes Informatizados de
Aprendizagem: produção e avaliação de software educativo. Campinas, SP: Papirus, 2001.
PAIVA, Aparecida; ARACY, Martins; PAULINO, Graça; VERSIANI, Zélia (Orgs). Literatura e letramento: espaços, suportes e interfaces – o jogo do livro – 1. ed. 1 reimp. Belo Horizonte: Autêntica/CEALE/FaE/UFMG, 2005.
PAPERT, Seymour. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. ed. rev. Porto Alegre: Artmed, 2008.
PIAGET, J. Sobre a pedagogia. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1998.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 2. ed. 10 reimpr. Belo Horizonte: autêntica, 2005.
SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. 3ª Ed. São Paulo: Contexto, 2005.
VALENTE, J. A.; PRADO, M. E. B.; ALMEIDA, M. E. B. (Org.). Educação a distância via Internet. 2ª Edição, São Paulo: Avercamp, 2005.
ENDEREÇOS ELETRÔNICOS:
CRP – Centro de Referência do professor. Pesquisado em 12/09/2011. Disponível em: http://www.sme.fortaleza.ce.gov.br/crp/index.php?option=com_frontpage&Itemid=1.
IDEB – Índice de desenvolvimento da Educação Básica. http://portalideb.inep.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=45&Itemid=5.
http://educarparacrescer.abril.com.br/nota-da-escola/.
DICIONÁRIO MICHAELLIS ONLINE. Moderno Dicionário da Língua Portuguesa. São Paulo: Editora Melhoramentos Ltda, 1998. Disponível em: http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portuguesportugues&palavra=liberdadepesquisadoem22/04/2011.
PAIC – Programa de Alfabetização na Idade Certa. http://www.idadecerta.seduc.ce.gov.br/index.php/apresentacao.
SPAECE – Sistema de Avaliação da Educação Básica do Ceará. http://www.spaece.caedufjf.net/spaece-inst/inicio.faces.
LINUX EDUCACIONAL 3. 0 - http://webeduc.mec.gov.br/linuxeducacional.
SITE OFICIAL DO TUX PAINT: http://www.tuxpaint.org/.
BLOG COM ATIVIDADES ELABORADAS NO TUX PAINT: http://atividadesnotuxpaint.wordpress.com/
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This is an open access article that allows unrestricted use, distribution and reproduction in any medium as long as the original article is properly cited.