Software livre na educação para além da inclusão digital e social: letramentos múltiplos de professores e alunos
DOI:
https://doi.org/10.17851/1983-3652.4.1.2-15Palabras clave:
Software livre. Linux Educacional. Inclusão escolar. Aprendizagens significativas. Letramentos.Resumen
O software livre (SL) está presente em muitos espaços do convívio social, vencendo barreiras econômicas, políticas, culturais e filosóficas da exclusão. O presente artigo tem como objetivo destacar a importância da inserção do software livre no contexto de sala de aula, a partir de um relato de experiência em turmas de 2º ano do Ensino Fundamental no município de Fortaleza. O uso potencial do computador e do software livre Linux Educacional 3.0 e seus aplicativos contribuiu de forma significativa para a mudança na qualidade da educação, possibilitando a inclusão digital e social e letramentos múltiplos de professores e alunos. Os resultados e conclusões deste artigo motivam a pesquisadora a continuar investigando e produzindo outros materiais pedagógicos digitais e tutoriais dos aplicativos do software livre. Dessa forma, busca-se contribuir para a divulgação das possibilidades educativas desse sistema operacional e, por conseguinte, para a formação continuada dos professores.
Descargas
Citas
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC/2008.
CAMPOS, Augusto. O que é software livre. BR-Linux. Florianópolis, março de 2006. Disponível em: http://br-linux.org/linux/faq-softwarelivre. Acesso em 23abr. 2011.
FERREIRA, A B. de H. Mini Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa: século XXI. 5ª ed. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2001.
FREITAS, M. T. de A. Leitura, escrita e literatura em tempos de internet. In: PAIVA, Aparecida; ARACY, Martins; PAULINO, Graça; VERSIANI, Zélia (Orgs). Literatura e letramento: espaços, suportes e interfaces – o jogo do livro. 1. ed. 1 reimp. Belo Horizonte: Autêntica/CEALE/FaE/UFMG, 2005.
KENSKI, V. M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas, SP: Papirus. 2003.
MATOS, Márcia de Melo. Egressos de Inclusão Digital: estudo avaliativo. Dissertação de mestrado. Fortaleza: UFC/FACED, 2006, 117P.
OLIVEIRA, C. C. de O.; COSTA, J. W.; MOREIRA, M. Ambientes Informatizados de
Aprendizagem: produção e avaliação de software educativo. Campinas, SP: Papirus, 2001.
PAIVA, Aparecida; ARACY, Martins; PAULINO, Graça; VERSIANI, Zélia (Orgs). Literatura e letramento: espaços, suportes e interfaces – o jogo do livro – 1. ed. 1 reimp. Belo Horizonte: Autêntica/CEALE/FaE/UFMG, 2005.
PAPERT, Seymour. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. ed. rev. Porto Alegre: Artmed, 2008.
PIAGET, J. Sobre a pedagogia. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1998.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 2. ed. 10 reimpr. Belo Horizonte: autêntica, 2005.
SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. 3ª Ed. São Paulo: Contexto, 2005.
VALENTE, J. A.; PRADO, M. E. B.; ALMEIDA, M. E. B. (Org.). Educação a distância via Internet. 2ª Edição, São Paulo: Avercamp, 2005.
ENDEREÇOS ELETRÔNICOS:
CRP – Centro de Referência do professor. Pesquisado em 12/09/2011. Disponível em: http://www.sme.fortaleza.ce.gov.br/crp/index.php?option=com_frontpage&Itemid=1.
IDEB – Índice de desenvolvimento da Educação Básica. http://portalideb.inep.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=45&Itemid=5.
http://educarparacrescer.abril.com.br/nota-da-escola/.
DICIONÁRIO MICHAELLIS ONLINE. Moderno Dicionário da Língua Portuguesa. São Paulo: Editora Melhoramentos Ltda, 1998. Disponível em: http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portuguesportugues&palavra=liberdadepesquisadoem22/04/2011.
PAIC – Programa de Alfabetização na Idade Certa. http://www.idadecerta.seduc.ce.gov.br/index.php/apresentacao.
SPAECE – Sistema de Avaliação da Educação Básica do Ceará. http://www.spaece.caedufjf.net/spaece-inst/inicio.faces.
LINUX EDUCACIONAL 3. 0 - http://webeduc.mec.gov.br/linuxeducacional.
SITE OFICIAL DO TUX PAINT: http://www.tuxpaint.org/.
BLOG COM ATIVIDADES ELABORADAS NO TUX PAINT: http://atividadesnotuxpaint.wordpress.com/
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Este es un artículo de acceso abierto que permite su uso, distribución y reproducción sin restricciones en cualquier medio siempre que se cite correctamente el artículo original.