A respeito da construção semiótica do sentido do bullying e do cyberbullying
DOI:
https://doi.org/10.17851/1983-3652.5.1.2-12Keywords:
Bullying. Cyberbullying. Manipulação. Tensividade. Paixão.Abstract
Este artigo busca, antes de trazer conclusões, levantar pontos para reflexão. O termo cyberbullying tem sido usado para distinguir o bullying realizado diretamente entre as pessoas do bullying mediado por computadores em rede. Com base na teoria semiótica, discutimos a relação entre os dois termos tendo em vista lançar algumas luzes sobre essa diferenciação e possíveis consequências práticas do seu uso em relação à construção do sujeito na sociedade atual: os modelos tensivos por trás da construção do efeito de sentido de bullying e as estratégias de manipulação que conduzem a um bullying bem ou mal sucedido. Trata-se de refletir, portanto: até que ponto o bullying e o cyberbullying são problemas diferentes?
Downloads
References
BARROS, Diana Luz Pessoa de. Análise Semiótica do texto. 4.a edição. São Paulo: Editora Ática, 2005.
FERREIRA, Aurélio. B. H. Mini Aurélio. 7.a edição. Curitiba: Editora Positivo, 2008. p. 819.
LARA, Gláucia M. P., MATTE, Ana C. F. Ensaios de semiótica: aprendendo com o texto. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
GREIMAS, Algirdas; COURTÉS. Dicionário de Semiótica. Tradução Alceu D. Lima, Diana L. P. Barros, Eduardo P. Cañizal, Edward Lopes, Ignácio A. Silva, Maria J. C. Sembra, tieko Y. Miyazaki. São Paulo: Ed. Cultrix, s/d.
GREIMAS, Algirdas; FONTNILLE, Jacques. Semiótica das paixões: dos estados de coisas aos estados de alma. Ática: São Paulo, 1993.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Oralidade e Escrita: Uma ou duas Leituras do Mundo?. Linha D'Água, v. 15, p. 41-62, 2001.
SILVA, Ana Beatriz B. Mentes Perigosas nas escolas: bullying. Rio de Janeiro: Objetiva, 2010.
ZILBERBERG, Claude; FONTANILLE, Jacques. Tensão e Significação. Tradução Ivã C. Lopes, Luiz Tatit, Waldir Beividas. São Paulo: Discurso Editorial/Humanitas, 2001.
VALÉRY, Paul. O homem e a concha. In: Variedades. Iluminuras: São Paulo, 1991. p. 97-112.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This is an open access article that allows unrestricted use, distribution and reproduction in any medium as long as the original article is properly cited.