Uma análise semiótica da temática bullying em texto divulgado em rede social

Authors

  • Agleice Marques Gama Universidade Federal de Minas Gerais Secretaria Executiva de Educação do Pará
  • Francine Mendes dos Santos Universidade Estadual da Bahia
  • Ranielli Azevedo Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.17851/1983-3652.5.1.52-66

Keywords:

Semiótica greimasiana. Percurso gerativo. Bullying.

Abstract

Neste trabalho, apresentamos uma análise da narrativa Aconteceu comigo: bullying, de Emílio Carlos, exposta na Internet via rede social Facebook (http://www.facebook.com/pages/N%C3%A3o-ao-Bullying/139022846141742?sk=wall&filter=12) e Groups Yahoo (http://br.groups.yahoo.com/group/historiasdoemilio/message/77), como forma de encorajar os visitantes a denunciarem esse mal a partir do uso das novas tecnologias da informação e da comunicação. Com o objetivo de analisarmos contextualmente os envolvidos, pautamo-nos nos níveis do percurso gerativo de sentido – fundamental, narrativo e discursivo –, enfatizando, de acordo com a semiótica de linha francesa (greimasiana), os elementos que mais contribuíram para a construção do sentido do texto. Dessa forma, percebemos que, neste caso, o agressor é uma pessoa que possui uma falta constitutiva e supera seu problema aparentando um poder forçado, advindo da violência praticada, e que o agredido é uma vítima que busca pela exterminação do bullying o retorno de sua identidade, caracterizada pela sua harmonia com o ambiente escolar. Percebemos, ainda, que a escola, no lugar de resolver o problema do bullying, simplesmente o delega a outra entidade, quando apenas transfere o sujeito agressor.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Agleice Marques Gama, Universidade Federal de Minas Gerais Secretaria Executiva de Educação do Pará

Graduação em Letras pela UFPA, Especialização em Língua Portuguesa: Uma Abordagem Textual pela UFPA, Mestrado em Letras pela UFPA, Doutoranda em Linguística Aplicada, Linha de Linguagem e Tecnologia pela UFMG e Professora da SEDUC-PA.

Francine Mendes dos Santos, Universidade Estadual da Bahia

Professora da Universidade Estadual da Bahia e mestranda em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais

Ranielli Azevedo, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestranda em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais

References

BRASIL. Conselho Nacional de Justiça. Bullying: cartilha 2010 – justiça nas escolas. Brasília, DF,

Disponível em: <http://www.direitosdacrianca.org.br/midiateca/publicacoes/cartilha-sobrebullying>,

Acessado em: 08 abr. 2012.

CARLOS, Emílio. Aconteceu comigo: bullying. In: Facebook. Disponível em: <http://www.facebook.com/pages/N%C3%A3oaoBullying/139022846141742?sk=wall&filter=12>

e <http://br.groups.yahoo.com/group/historiasdoemilio/message/77>, Acessados em: 05 nov. 2011.

FAUSTINO, R.; OLIVEIRA, T. M. de. O ciberbullying no Orkut: a agressão pela linguagem.

Língua, literatura e ensino, Campinas (SP), v. 3, p. 183-193, mai. 2008. Disponível em:

<http://www.iel.unicamp.br/revista/index.php/lle/article/viewFile/124/105>, Acessado em: 08 abr.

FIORIN, José Luiz. A noção de texto na semiótica. Organon/ Revista do Instituto de Letras da

UFRGS, Porto Alegre, v. 9, n. 23, p. 163-173, 1995.

FIORIN, José Luiz. As astúcias da enunciação: as categorias de pessoa, espaço e tempo. São Paulo:

Ática, 2002.

FIORIN, José Luiz. Elementos de análise do discurso. São Paulo: Contexto, 2011.

FIORIN, J.L.; SAVIOLI, P. F. Para entender o texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 2006.

FONTANILLE, J.; ZILBERBERG, C. Tensão e Significação. Trad. Ivã Carlos Lopes, Luiz Tatit e

Waldir Beividas. São Paulo: Discurso Editorial: Humanitas/FFLCH/USP, 2001.

GREIMAS, A. J.; COURTÉS, J. Dicionário de semiótica. São Paulo: Contexto, 2008.

HOUAISS, Antônio. Dicionário eletrônico Houaiss da língua portuguesa. 3 ed., Rio de Janeiro:

Objetiva, 2009, v. 1, CD-ROM.

LARA, G. M. P. & MATTE, A. C. F. Ensaios de semiótica: aprendendo com o texto. Rio de Janeiro:

Nova Fronteira, 2009.

PIETROFORTE, A. V. S. Tópicos de semiótica: modelos teóricos e aplicações. São Paulo:

Annablume, 2008.

Published

2012-04-23

How to Cite

GAMA, A. M.; DOS SANTOS, F. M.; AZEVEDO, R. Uma análise semiótica da temática bullying em texto divulgado em rede social. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 5, n. 1, p. 52–66, 2012. DOI: 10.17851/1983-3652.5.1.52-66. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16609. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Semiotics and Technology