Uma análise semiótica da temática bullying em texto divulgado em rede social
DOI:
https://doi.org/10.17851/1983-3652.5.1.52-66Palabras clave:
Semiótica greimasiana. Percurso gerativo. Bullying.Resumen
Neste trabalho, apresentamos uma análise da narrativa Aconteceu comigo: bullying, de Emílio Carlos, exposta na Internet via rede social Facebook (http://www.facebook.com/pages/N%C3%A3o-ao-Bullying/139022846141742?sk=wall&filter=12) e Groups Yahoo (http://br.groups.yahoo.com/group/historiasdoemilio/message/77), como forma de encorajar os visitantes a denunciarem esse mal a partir do uso das novas tecnologias da informação e da comunicação. Com o objetivo de analisarmos contextualmente os envolvidos, pautamo-nos nos níveis do percurso gerativo de sentido – fundamental, narrativo e discursivo –, enfatizando, de acordo com a semiótica de linha francesa (greimasiana), os elementos que mais contribuíram para a construção do sentido do texto. Dessa forma, percebemos que, neste caso, o agressor é uma pessoa que possui uma falta constitutiva e supera seu problema aparentando um poder forçado, advindo da violência praticada, e que o agredido é uma vítima que busca pela exterminação do bullying o retorno de sua identidade, caracterizada pela sua harmonia com o ambiente escolar. Percebemos, ainda, que a escola, no lugar de resolver o problema do bullying, simplesmente o delega a outra entidade, quando apenas transfere o sujeito agressor.
Descargas
Citas
BRASIL. Conselho Nacional de Justiça. Bullying: cartilha 2010 – justiça nas escolas. Brasília, DF,
Disponível em: <http://www.direitosdacrianca.org.br/midiateca/publicacoes/cartilha-sobrebullying>,
Acessado em: 08 abr. 2012.
CARLOS, Emílio. Aconteceu comigo: bullying. In: Facebook. Disponível em: <http://www.facebook.com/pages/N%C3%A3oaoBullying/139022846141742?sk=wall&filter=12>
e <http://br.groups.yahoo.com/group/historiasdoemilio/message/77>, Acessados em: 05 nov. 2011.
FAUSTINO, R.; OLIVEIRA, T. M. de. O ciberbullying no Orkut: a agressão pela linguagem.
Língua, literatura e ensino, Campinas (SP), v. 3, p. 183-193, mai. 2008. Disponível em:
<http://www.iel.unicamp.br/revista/index.php/lle/article/viewFile/124/105>, Acessado em: 08 abr.
FIORIN, José Luiz. A noção de texto na semiótica. Organon/ Revista do Instituto de Letras da
UFRGS, Porto Alegre, v. 9, n. 23, p. 163-173, 1995.
FIORIN, José Luiz. As astúcias da enunciação: as categorias de pessoa, espaço e tempo. São Paulo:
Ática, 2002.
FIORIN, José Luiz. Elementos de análise do discurso. São Paulo: Contexto, 2011.
FIORIN, J.L.; SAVIOLI, P. F. Para entender o texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 2006.
FONTANILLE, J.; ZILBERBERG, C. Tensão e Significação. Trad. Ivã Carlos Lopes, Luiz Tatit e
Waldir Beividas. São Paulo: Discurso Editorial: Humanitas/FFLCH/USP, 2001.
GREIMAS, A. J.; COURTÉS, J. Dicionário de semiótica. São Paulo: Contexto, 2008.
HOUAISS, Antônio. Dicionário eletrônico Houaiss da língua portuguesa. 3 ed., Rio de Janeiro:
Objetiva, 2009, v. 1, CD-ROM.
LARA, G. M. P. & MATTE, A. C. F. Ensaios de semiótica: aprendendo com o texto. Rio de Janeiro:
Nova Fronteira, 2009.
PIETROFORTE, A. V. S. Tópicos de semiótica: modelos teóricos e aplicações. São Paulo:
Annablume, 2008.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Este es un artículo de acceso abierto que permite su uso, distribución y reproducción sin restricciones en cualquier medio siempre que se cite correctamente el artículo original.