Um estudo sobre o conceito axiológico de entonação no gênero discursivo publicação do Facebook

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/1983-3652.2020.24395

Palavras-chave:

Entonação, Letramento digital, Publicação do Facebook

Resumo

Este texto aborda o conceito de entonação, postulado pelo Círculo de Bakhtin. Nosso objetivo é compreender os aspectos axiológicos presentes nos discursos concretos a partir do conceito eleito, caracterizando-o como elemento de relação entre o discurso verbal e o contexto extraverbal do enunciado para a produção de sentidos nos discursos presentes na esfera virtual de comunicação. Procuramos compreender, a partir da análise do gênero, o conceito de entonação aplicado a essa publicação específica realizada no Facebook. A escolha do enunciado analisado ocorre pela necessidade de se problematizar as produções da esfera de comunicação virtual nos dias de hoje, em consonância com os estudos do Letramento Digital para fins de ensino e aprendizagem. Nessa direção, encontramos uma publicação que diz respeito ao contexto político vivido nos últimos tempos, a qual nos forneceu elementos necessários para que a análise pudesse ser concretizada. Assim, compreendemos que, nesse tipo de enunciado concreto, imprimem-se vozes sociais carregadas de valorações e identidades próprias dos contextos sociais e históricos dos sujeitos da enunciação, o que caracteriza a entonação como um aspecto que estabelece um vínculo entre a palavra e o contexto extraverbal. A partir desses resultados, entendemos como esse gênero discursivo pode ser trabalhado em situação de ensino e aprendizagem de língua.

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Biografia do Autor

Sergio Vale da Paixão, Instituto Federal do Paraná

Professor do IFPR. Doutorado em Psicologia (UNESP). Mestre em Estudos da Linguagem (UEL).

Renilson José Menegassi, Universidade Estadual de Maringá

Professor do Departamento de Letras da UEM - Maringá - PR.

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Publicado

22-07-2020

Como Citar

PAIXÃO, S. V. da .; MENEGASSI, R. J. . Um estudo sobre o conceito axiológico de entonação no gênero discursivo publicação do Facebook. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 13, n. 2, p. 17–31, 2020. DOI: 10.35699/1983-3652.2020.24395. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/24395. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Linguística e Tecnologia