Competência digital docente

linhas de orientação dos referenciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/1983-3652.2020.24401

Palavras-chave:

Competências digitais, Referenciais educacionais, Formação docente

Resumo

Este estudo analisa as concepções de competência digital docente defendidas em referenciais elaborados por Portugal (GEPE), Espanha (INTEF), França, União Europeia (UE), UNESCO e pela International Society for Technology in Education (ISTE). Esta análise tem como objetivos (i) caraterizar a estrutura de competências apresentada pelos diversos referenciais, (ii) identificar especificidades dos referenciais e (iii) compreender as principais linhas de ação dos referenciais. A metodologia adotada foi a de análise de conteúdo de caráter indutivo, suportada por uma grelha de recolha de dados categorizada segundo o objetivo do estudo. Como resultados, apresentamos uma análise comparativa entre esses referenciais, que categoriza, especifica e identifica as principais linhas de orientações das competências digitais docentes. A relevância do estudo funda-se no atual contexto da sociedade que coloca a educação e o professor no foco de uma agenda emergente que se traduz na necessidade de orientações para uma formação contínua do profissional docente que desenvolva as competências digitais geradoras de novas práticas pedagógicas. A investigação pode contribuir com conhecimento científico para projetos futuros de políticas públicas, de países que desejam desenvolver referenciais educativos, ou para instituições de formação inicial e contínua de professores.

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Biografia do Autor

Ana Claudia Loureiro, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança

Doutora pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), mestre em Ciências da Comunicação e Educação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECAUSP), especialista em Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e pedagoga pela Universidade São Judas Tadeu. Docente na área de tecnologias educacionais na escola básica e como professora em cursos de Ensino Superior e formação de professores na área de tecnologias educacionais. Coordenadora do curso de pós-graduação em Mediação Pedagógica e Tecnologias Educacionais do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP). Atualmente é pós-doutoranda na área de Tecnologias na Educação e Formação docente na Escola Superior de Educação de Bragança do Instituto Politécnico de Bragança, Portugal.

Manuel Meirinhos, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança

Professor Coordenador de Nomeação Definitiva do Departamento de Tecnologia Educativa e Gestão da Informação. Licenciado em Ensino de Biologia e Geologia pela Universidade do Minho, Mestrado em Educação, especialidade Tecnologia Educativa, pela Universidade do Minho, Doutoramento em Estudos da Criança, na especialidade Tecnologias de Informação e Comunicação, pela Universidade do Minho, tendo realizado investigação sobre o desenvolvimento profissional docente em ambientes colaborativos de aprendizagem a distância. Tem realizado investigação no âmbito da tecnologia educativa, nomeadamente das tecnologias emergentes em contextos de aprendizagem. Como fruto desta investigação tem resultado a orientação um vasto número e variedade de ações de formação para professores e educadores.

António José Osório, Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho

Professor Associado, com Agregação, da Universidade do Minho, membro do Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa do Instituto de Educação e investigador do Centro de Investigação em Educação, no grupo de investigação em Tecnologias, Multiliteracias e Curriculum. Experiência docente na formação inicial e contínua de educadores e professores e experiência de investigação em telemática educacional, além de coordenação de vários projetos de investigação, nacionais e internacionais, no âmbito da Tecnologia Educativa ou das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação. Diretor de ciclos de estudos a nível de mestrado e orientador de diversos projetos de mestrado e doutoramento, nessas áreas de especialização.

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Publicado

30-07-2020

Como Citar

LOUREIRO, A. C. .; MEIRINHOS, M. .; OSÓRIO, A. J. . Competência digital docente: linhas de orientação dos referenciais. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 13, n. 2, p. 163–181, 2020. DOI: 10.35699/1983-3652.2020.24401. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/24401. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Educação e Tecnologia