Digital teaching competence

guidelines for referential

Authors

DOI:

https://doi.org/10.35699/1983-3652.2020.24401

Keywords:

Digital skills, Educational references, Teacher education

Abstract

This study analyzes the conceptions of digital teaching competence defended in referentials developed by Portugal (GEPE), Spain (INTEF), France, European Union, UNESCO and International Society for Technology in Education (ISTE). The objectives of this analysis are (i) to characterize the structure of skills presented by the different referentials, (ii) to identify the specificity of the referentials and (iii) to understand their main lines of action. The method used was inductive content analysis, supported by a data collection grid categorized according to the purpose of the study. As results, a comparative analysis is presented categorizing, specifying and identifying the main guidelines for teacher's digital competence. The relevance of the study is in the current context of the society that puts education and the teacher in the spotlight of an emerging agenda that translates into the need for guidelines for the continuing education of teaching professionals to develop digital skills that generate new pedagogical practices. The research can contribute to the scientific knowledge of future public policy projects in countries that wish to develop educational references, or for institutions of initial and continuous teacher education.

 

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Author Biographies

Ana Claudia Loureiro, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança

Doutora pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), mestre em Ciências da Comunicação e Educação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECAUSP), especialista em Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e pedagoga pela Universidade São Judas Tadeu. Docente na área de tecnologias educacionais na escola básica e como professora em cursos de Ensino Superior e formação de professores na área de tecnologias educacionais. Coordenadora do curso de pós-graduação em Mediação Pedagógica e Tecnologias Educacionais do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP). Atualmente é pós-doutoranda na área de Tecnologias na Educação e Formação docente na Escola Superior de Educação de Bragança do Instituto Politécnico de Bragança, Portugal.

Manuel Meirinhos, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança

Professor Coordenador de Nomeação Definitiva do Departamento de Tecnologia Educativa e Gestão da Informação. Licenciado em Ensino de Biologia e Geologia pela Universidade do Minho, Mestrado em Educação, especialidade Tecnologia Educativa, pela Universidade do Minho, Doutoramento em Estudos da Criança, na especialidade Tecnologias de Informação e Comunicação, pela Universidade do Minho, tendo realizado investigação sobre o desenvolvimento profissional docente em ambientes colaborativos de aprendizagem a distância. Tem realizado investigação no âmbito da tecnologia educativa, nomeadamente das tecnologias emergentes em contextos de aprendizagem. Como fruto desta investigação tem resultado a orientação um vasto número e variedade de ações de formação para professores e educadores.

António José Osório, Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho

Professor Associado, com Agregação, da Universidade do Minho, membro do Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa do Instituto de Educação e investigador do Centro de Investigação em Educação, no grupo de investigação em Tecnologias, Multiliteracias e Curriculum. Experiência docente na formação inicial e contínua de educadores e professores e experiência de investigação em telemática educacional, além de coordenação de vários projetos de investigação, nacionais e internacionais, no âmbito da Tecnologia Educativa ou das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação. Diretor de ciclos de estudos a nível de mestrado e orientador de diversos projetos de mestrado e doutoramento, nessas áreas de especialização.

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Published

2020-07-30

How to Cite

LOUREIRO, A. C. .; MEIRINHOS, M. .; OSÓRIO, A. J. . Digital teaching competence: guidelines for referential. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 13, n. 2, p. 163–181, 2020. DOI: 10.35699/1983-3652.2020.24401. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/24401. Acesso em: 17 jul. 2024.