Gamificação para promover a ativação de alunos em sua aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/1983-3652.2020.25846

Palavras-chave:

Educação, Gamificação, Metodologia, Ativação

Resumo

A gamificação é uma das atuais metodologias ativas utilizadas para motivar os alunos e construir ativamente a sua aprendizagem. Nesta pesquisa, a ativação é analisada sob a ótica das experiências gamificadas em estudantes universitários. Dentro do conjunto de dimensões desenvolvidas e testadas pela literatura científica, valorizamos sua importância como precursora de outros tipos de vantagens para o desenvolvimento educacional dos alunos. Os resultados indicam altos valores de ativação para alunos imersos em atividades gamificadas, além do fato de não existirem variáveis sociodemográficas que afetem significativamente esse tipo de valores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALDERMAN, M. K. Motivation for achievement: possibilities for teaching and learning. New York, NY: Routledge, 2008.

ALSAWAIER, R. S. The Effect of Gamification on Motivation and Engagement. International Journal of Information and Learning Technology, v. 35, n. 1, p. 56-79, 2 jan. 2018.

BARCA-LOZANO, A.; ALMEIDA, L. S.; PORTO-RIOBOO, A. M.; PERALBO-UZQUIANO; M.; BRENLLA-BLANC. J. C. Motivación escolar y rendimiento: impacto de metas académicas, de estrategias de aprendizaje y autoeficacia. Anales de psicología, v. 28, n. 3, p. 848-859, 2012. Disponible en: https://core.ac.uk/download/pdf/61918873.pdf. Acceso en: 15 oct. 2020.

BENITEZ-MURILLO, M. I. E Juego como Herramienta de Aprendizaje. Innovación y Experiencias Educativas, n. 16, 2009. Disponible en: https://archivos.csif.es/archivos/andalucia/ensenanza/revistas/csicsif/revista/pdf/Numero_16/MARIA%20ISABEL_BENITEZ_1.pdf. Acceso en: 15 oct. 2020.

BERKLING, K.; THOMAS, C. Gamification of a Software Engineering course and a detailed analysis of the factors that lead to it’s failure. 2013. International Conference on Interactive Collaborative Learning (ICL). Anais... Kazan, Russia: IEEE, set. 2013. Disponible en: http://ieeexplore.ieee.org/document/6644642/. Acceso en: 17 mar. 2020.

BONETT, D. G.; WRIGHT, T. A. Cronbach’s alpha reliability: Interval estimation, hypothesis testing, and sample size planning. Journal of Organizational Behavior, v. 36, n. 1, p. 3-15, jan. 2015.

BURKE, B. Gamify: How Gamification Motivates People to Do Extraordinary Things. Brookline, MA: Bibliomotion, books + media, 2014.

BUSATO, V. V.; PRINS, F. J.; JELSHOUT, J.; HAMAKER, C. Intellectual ability, learning style, personality, achievement motivation and academic success of psychology students in higher education. Personality and Individual Differences, v. 29, n. 6, p. 1057-1068, dez. 2000. https://doi.org/10.1016/S0191-8869(99)00253-6

CASSIDY, S. Learning Styles: An overview of theories, models, and measures. Educational Psychology, v. 24, n. 4, p. 419-444, ago. 2004.

CERVANTES, V. Interpretaciones del coeficiente alpha de Cronbach. Avances en medición, v. 3, n. 1, p. 9-28, 2005.

CSIKSZENTMIHALYI, M. Finding flow: the psychology of engagement with everyday life. 1st ed. New York, NY: Basic Books, 1997.

DETERDING, S. Gamification: designing for motivation. interactions, v. 19, n. 4, p. 14, jul. 2012.

DODGE, Y. The concise encyclopedia of statistics. 1st. ed. New York: Springer, 2008.

EPPMANN, R.; BEKK, M.; KLEIN, K. Gameful Experience in Gamification: Construction and Validation of a Gameful Experience Scale [GAMEX]. Journal of Interactive Marketing, v. 43, p. 98-115, ago. 2018.

FÁVERO, L. P.; BELFIORE, P. Univariate Descriptive Statistics. In: Data Science for Business and Decision Making. London: Academic Press, 2019. p. 21-91.

FERNANDEZ-MARCH, A. Metodologías activas para la formación de competencias. Educatio Siglo XXI, v. 24, n. 1, p. 35-56, 2006.

FOSTER, A. Games and Motivation to Learn Science: Personal Identity, Applicability, Relevance and Meaningfulness. Journal of Interactive Learning Research, v. 19, n. 4, p. 597-614, out. 2008.

GARCÍA-RETANA, J. Á. La educación emocional, su importancia en el proceso de aprendizaje. Revista Educación, v. 36, n. 1, p. 1-24, 2012.

GAYÁ, V. ENSEÑAR A PENSAR: Las nuevas metodologías colocan al alumno como parte activa de su propio aprendizaje. El siglo de Europa, n. 1177, p. 36-37, 2016.

HINOJO-LUCENA, F.; MINGORANCE-ESTRADA, A. C.; TRUJILLO-TORRES, T. M.; AZNAR-DÍAZ, I.; RECHE, M. P. C. Incidence of the Flipped Classroom in the Physical Education Students’ Academic Performance in University Contexts. Sustainability, v. 10, n. 5, p. 13-34, 25 abr. 2018. https://doi.org/10.3390/su10051334

KALINAUSKAS, M. Gamification in Fostering Creativity. Social Technologies, v. 4, n. 1, p. 62-75, 2014.

LABRADOR PIQUER, M. J.; ANDREU ANDRÉS, M. A. Metodologías activas. Valencia: Universidad Politécnica de Valencia, 2008.

LIRA VALDIVIA, R. I. Las metodologías activas y el foro presencial: su contribución al desarrollo del pensamiento crítico. Revista Electrónica “Actualidades Investigativas en Educación”, v. 10, n. 1, p. 1-18, 2010.

LOPEZ-BELMONTE, J. et al. Evaluating Activation and Absence of Negative Effect: Gamification and Escape Rooms for Learning. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 17, n. 7, p. 22-24, 26 mar. 2020.

LÓPEZ-GUEDE, J. M. L. Experiencia docente mediante la metodología de Aprendizaje Basado en Problemas. Ikastorratza, e-Revista de didáctica, n. 14, p. 5, 2015.

LOPEZ-QUINTERO, J. L.; PONTES-PEDRAJAS, A.; VARO-MARTÍNEZ, M. Las TIC en la enseñanza científico-técnica hispanoamericana: Una revisión bibliográfica. Digital Education Review, v. 0, n. 35, p. 229-243, 2019.

LUELMO DEL CASTILLO, M. J. Origen y desarrollo de las metodologías activas dentro del sistema educativo español. Encuentro: revista de investigación e innovación en la clase de idiomas, n. 27, p. 4-21, 2018.

MARTÍNEZ CLARES, P.; PÉREZ CUSÓ, J.; MARTÍNEZ JUÁREZ, M. Las TICs y el entorno virtual para la tutoría universitaria. Educación XX1, v. 19, n. 1, p. 287-310, 11 nov. 2016.

MONTAÑÉS RODRÍGUEZ, J.; CASADO, M. P.; SÁNCHEZ, T.; LÓPEZ, R.; POSTIGO, J. M. L.; PORTAS, PILAR BLANC; SÁNCHEZ, M. J.; SERRANO, J. P., MORATALLA, P. T. El juego en el medio escolar. Ensayos: Revista de la Facultad de Educación de Albacete, n. 15, p. 235-260, 2000.

NEVES, A. de J. Protagonistas de Nuestro Aprendizaje. Edetania. Estudios y propuestas socioeducativas, v. 1, n. 44, p. 231-240, dec. 2013.

PARRA-GONZALEZ, M. E.; BELMONTE, J. L.; SEGURA-ROBLES, A.; CABRERA, A. F. Active and Emerging Methodologies for Ubiquitous Education: Potentials of Flipped Learning and Gamification. Sustainability, v. 12, n. 2, p. 1-11, 14 jan. 2020. https://doi.org/10.3390/su12020602

PARRA-GONZALEZ, M. E.; SEGURA-ROBLES, A. Producción científica sobre gamificación en educación: un análisis cienciométrico. [Scientific production on gamification in education: a scientometric analysis]. Revista de Educación, v. 5, n. 386, p. 113-131, 2019a.

PARRA-GONZALEZ, M. E.; SEGURA-ROBLES, A. Traducción y Validación de la Escala de Evaluación de Experiencias Gamificadas (GAMEX). Bordón. Revista de Pedagogía, v. 1, n. 1, p. 87-99, 12 set. 2019b.

PARRA-GONZALEZ, M. E.; SEGURA-ROBLES, A.; GÓMEZ-BARAJAS, E. R. Assessing Gamified Experiences in Physical Education Teachers and Students. IJERI: International Journal of Educational Research and Innovation, v. 1, n. 13, p. 166–176, 4 fev. 2020.

PIAGET, J. Play, dreams and imitation in childhood. 3. ed. London: Routledge, 2013.

RIVAS-RUIZ, R.; MORENO-PALACIOS, J.; TALAVERA, J. O. Diferencias de medianas con la U de Mann-Whitney. Rev. Med. Inst. Mex .Seguro Soc., v. 51, n. 4, p. 414-419, 2013.

ROBSON, K.; PLANGGER, K.; KIETZMANN, J. H.; CARTHY, I. Mc.; PITT, L. Is it all a game? Understanding the principles of gamification. Business Horizons, v. 58, n. 4, p. 411-420, jul. 2015. https://doi.org/10.1016/j.bushor.2015.03.006

RODRÍGUEZ-PÉREZ, N. Causas que intervienen en la motivación del alumno en la enseñanza-aprendizaje de idiomas: el pensamiento del profesor. Didáctica. Lengua y Literatura, v. 24, n. 0, p. 359-387, 27 set. 2012.

ROMERO-RODRÍGUEZ, L.-M.; TORRES-TOUKOUMIDIS, Á.; AGUADED, I. Ludificación y educación para la ciudadanía. Revisión de las experiencias significativas. Educar, v. 53, n. 1, p. 109, 23 dez. 2016.

RUBILAR, P. S.; ALVEAL, F. R.; FUENTES, A. C. M. Evaluación de la alfabetización digital y pedagógica en TIC, a partir de las opiniones de estudiantes en Formación Inicial Docente. Educação e Pesquisa, v. 43, n. 1, p. 127-143, mar. 2017.

SEGURA-ROBLES, A.; FUENTES-CABRERA, A., PARRA-GONZÁLEZ, M. E.; LÓPEZ-BELMONTE, J. Effects on Personal Factors Through Flipped Learning and Gamification as Combined Methodologies in Secondary Education. Frontiers in Psychology, v. 11, p. 1-8, jun. 2020. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2020.01103

SHESKIN, D. Handbook of parametric and nonparametric statistical procedures. 5th ed. Boca Raton: CRC Press, 2011.

VARGAS, E. D. La situación de enseñanza y aprendizaje como sistema de actividad: el alumno, el espacio de interacción y el profesor. Revista Iberoamericana de Educación, v. 39, n. 4, p. 1-11, 2006.

WERBACH, K. (Re)Defining Gamification: A Process Approach. In: SPAGNOLLI, A.; CHITTARO, L.; GAMBERINI, L. (EDS.). Persuasive Technology. Anais...: Lecture Notes in Computer Science.Cham: Springer International Publishing, 2014. p 266-272.

YILDIRIM, I. The effects of gamification-based teaching practices on student achievement and students’ attitudes toward lessons. The Internet and Higher Education, v. 33, p. 86-92, abr. 2017.

ZAINUDDIN, Z. Students’ learning performance and perceived motivation in gamified flipped-class instruction. Computers & Education, v. 126, p. 75-88, nov. 2018.

ZAINUDDIN, Z. et al. How do students become self-directed learners in the EFL flipped-class pedagogy? A study in higher education. Indonesian Journal of Applied Linguistics, v. 8, n. 3, p. 678-690, 2019.

ZAINUDDIN, Z.; WAHCHU, S. K.; SHUJAHAT, M.; PERERA, C. J. The impact of gamification on learning and instruction: A systematic review of empirical evidence. Educational Research Review, v. 30, p. 100-326, jun. 2020. https://doi.org/10.1016/j.edurev.2020.100326

ZICHERMANN, G.; CUNNINGHAM, C. Gamification by design: implementing game mechanics in web and mobile apps. 1st. ed. Sebastopol, Calif: O’Reilly Media, 2011.

Publicado

15-10-2020

Como Citar

PARRA-GONZÁLEZ, M. E. .; SEGURA-ROBLES, A. .; CANO, E. V. .; LÓPEZ-MENESES, E. . Gamificação para promover a ativação de alunos em sua aprendizagem. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 13, n. 3, p. 278–293, 2020. DOI: 10.35699/1983-3652.2020.25846. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/25846. Acesso em: 20 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.