Tecnologias de aprendizagem

teorias, metodologias e processos didáticos de apoio à aprendizagem de alunos do século XXI

Autores

  • José María Romero Rodríguez Grupo de investigación AREA (HUM-672), Universidad de Granada, España
  • Santiago Alonso García Grupo de investigación AREA (HUM-672), Universidad de Granada, España

Palavras-chave:

Editorial, Educação, Tecnologia

Resumo

As tecnologias de aprendizagem são essenciais para o ensino e a aprendizagem dos alunos no século XXI. O paradigma de ensino mudou, colocando o aluno como foco principal do processo de ensino-aprendizagem. Da mesma forma, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) ajudam a desenvolver as premissas de aprendizagem ativa e autorregulada, uma vez que permitem adaptar a aprendizagem às características particulares dos alunos. Por outro lado, nos últimos anos, surgiram diferentes metodologias de aprendizagem baseadas nas TIC, como o e-learning, a aprendizagem combinada, a sala de aula invertida e a aprendizagem móvel. Nesta edição especial, foram de interesse as contribuições que incluíram aspectos-chave dessas metodologias, bem como tecnologias emergentes, como realidade mista, inteligência artificial, blockchain, telepresença, a Internet das Coisas (IoT), tecnologias analíticas, assistentes virtuais, entre outras tendências destacadas no Informe Horizonte de 2020 (Horizon Report).

O número inclui diferentes contribuições agrupadas em três seções: Educação e Tecnologia; Linguagem e Tecnologia; Ensino superior e tecnologia. Além disso, participaram docentes e profissionais da área da educação de instituições localizadas em diferentes localizações geográficas, como Espanha, México, Indonésia, Grécia, Brasil, Equador e Cuba.

Isso denota o interesse que despertou o número especial, que reúne uma riqueza ímpar, derivada da variabilidade de autores que solicitaram sua participação.

No que se refere à seção Educação e Tecnologia, apresenta-se uma série de artigos vinculados às competências digitais dos professores no contexto da crise de saúde derivada da COVID-19; experiências, situações e recursos para o desenvolvimento de competências; o conceito de fluência digital; uso de aplicativos online para plataformas de streaming; aprendizagem de línguas por meio de smartphones; efeitos da metodologia de sala de aula invertida por meio do Blackboard; educação em segurança digital; contrastes de gênero em uma experiência de e-learning formativa; visões do uso das TIC para a educação inclusiva; o uso de jogos digitais educativos; formação tecnológica e multicultural de professores para a inclusão educacional; uso das TIC para incentivar a leitura em contextos vulneráveis; relação das TIC com neuroeducação, inclusão, multiculturalismo e educação ambiental; cursos massivos online abertos (MOOC); gamificação para estimular a ativação do aluno e experiências digitais, riscos e abordagem educacional para o lazer digital.

Por outro lado, a seção Linguagem e Tecnologia mostra contribuições relacionadas ao futuro e à alfabetização digital; histórias digitais e educação, artes e interculturalidade através do cinema.

Por fim, a seção Ensino Superior e Tecnologia reúne artigos que tratam do uso de ontologias na aprendizagem adaptativa; o desenvolvimento de competências tecnológicas e o empreendedorismo social baseado na inovação com tecnologias emergentes.
Desse modo, o número especial mostra uma linha de pesquisa interessante, atual e de plena relevância, como as tecnologias de aprendizagem, principalmente no atual contexto de uma pandemia derivada do COVID-19, quando os recursos das TIC possibilitam e facilitam a realização do processo de ensino-aprendizagem. Sem dúvida, o conjunto de manuscritos aqui apresentados são um marco no aprendizado com a tecnologia e são de vital importância, pois se aprofundam e avançam no campo do conhecimento. Por isso, todos os interessados na área educacional e especialmente nas tecnologias aplicadas à educação são convidados a consultar as diferentes obras, lê-las e refletir sobre elas, de modo que sirvam de inspiração para pesquisas futuras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José María Romero Rodríguez, Grupo de investigación AREA (HUM-672), Universidad de Granada, España

Personal Docente e Investigador. Departamento de Didáctica y Organización Escolar, Universidad de Granada.

Publicado

2020-11-26

Como Citar

ROMERO RODRÍGUEZ, J. M.; GARCÍA, S. A. . Tecnologias de aprendizagem: teorias, metodologias e processos didáticos de apoio à aprendizagem de alunos do século XXI. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, Belo Horizonte-MG, v. 13, n. 3, p. i-ii, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/26454. Acesso em: 16 out. 2021.

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.