The PROENEM project portal (UNILAB) as a pedagogical platform for argumentation and writing teaching

Authors

  • Adriely da Silva Clemente Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Instituto de Linguagens e Literaturas, Faculdade de Letras, Acarape, CE, Brasil https://orcid.org/0000-0003-2537-2524
  • Leonardo Chaves Ferreira Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Instituto de Linguagens e Literaturas, Faculdade de Letras, Acarape, CE, Brasil https://orcid.org/0000-0001-7647-4622
  • José Olavo da Silva Garantizado Júnior Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Instituto de Linguagens e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, Acarape, CE, Brasil https://orcid.org/0000-0002-9719-6366

DOI:

https://doi.org/10.35699/1983-3652.2021.33162

Keywords:

PROENEM Portal (Unilab), Technological resources, Argumentative techniques, ENEM style writing

Abstract

This paper aims to analyze how the teaching materials of two workshops, technologically available on the PROENEM Educational Portal (Unilab), contributed to the construction of argumentation in the texts of pre-university students, members of the actions of the Extension Project Interdisciplinary Lectures and Textual Production Workshops for Enem (PROENEM). Theoretically, our work will be based on the studies of Perelman and Tyteca (1996) and Fiorin (2018) about argumentative techniques and Bottentuit Junior (2013) on the pedagogical characteristics of an educational portal. Ten ENEM style essays from students who, participating in the PROENEM Free Writing Course (Unilab), accessed the Portal to make their textual productions.

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Author Biographies

Adriely da Silva Clemente, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Instituto de Linguagens e Literaturas, Faculdade de Letras, Acarape, CE, Brasil

Graduanda em Letras-Língua Portuguesa pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Atuou como bolsista de Pesquisa (BICT/FUNCAP) no projeto "Análise do uso dos recursos tecnológicos do Portal ProEnem (Unilab) na construção da argumentação em redações de estudantes pré-universitários de Redenção-Ce". Participa do Grupo de Estudos em Texto, Discurso e Ensino (TEDE/Unilab). Integrante Voluntária do Projeto de Extensão Palestras Interdisciplinares de Redação e Oficinas de Produção Textual para o Enem (PROENEM/UNILAB) atuando nos setores de oficina, correção de redação, planejamento de ações, elaboração de material e organização de eventos.

Leonardo Chaves Ferreira, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Instituto de Linguagens e Literaturas, Faculdade de Letras, Acarape, CE, Brasil

Graduando em Letras pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Atuou como bolsista (2018-2019) do Programa de Iniciação à Docência (PIBID), no subprojeto Ensino de Língua Portuguesa com base em gêneros textuais. Atualmente, é bolsista do Programa de Educação Tutorial de Humanidades e Letras da referida instituição (PETHL/Unilab) e participa do Grupo de Pesquisa em Texto, Discurso e Ensino (TEDE/Unilab).

José Olavo da Silva Garantizado Júnior, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Instituto de Linguagens e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, Acarape, CE, Brasil

Possui Graduação em Letras pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Doutorado e Mestrado em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (UFC). É Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (PROPPG/UNILAB), professor do Instituto de Linguagens e Literaturas (ILL/UNILAB) e Professor do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGLIN/UNILAB). Foi Secretário Adjunto de Educação do Município de Aracoiaba-CE. Na gestão acadêmica, já foi Gerente da Divisão de projetos Institucionais da PROPPG (2019) e Assessor Especial da Reitoria da UNILAB (2019-2020). É Autor da Coleção para as séries finais do Ensino Fundamental "Coleção produzindo textos: teoria e prática". É Líder do Grupo de Pesquisa em Texto, Discurso e Ensino (TEDE/UNILAB) e já coordenou o projeto de Extensão Palestras Interdisciplinares e Oficinas de Produção Textual para o Enem (PROENEM/UNILAB). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Práticas Discursivas e estratégias de Textualização, atuando principalmente nos seguintes temas: argumentação, coerência/coesão, gêneros textuais, ensino interdisciplinar, discurso político, método científico e produção textual.

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Published

2021-09-23

How to Cite

CLEMENTE, A. da S.; FERREIRA, L. C.; GARANTIZADO JÚNIOR, J. O. da S. The PROENEM project portal (UNILAB) as a pedagogical platform for argumentation and writing teaching. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 14, n. 3, p. e33162, 2021. DOI: 10.35699/1983-3652.2021.33162. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/33162. Acesso em: 17 jul. 2024.