Crítica, adaptação e organização na construção colaborativa de documentos nas nuvens

Autores/as

  • Raquel Franco Santos Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP- Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação - FEEC/ Departamento de Computação e de Automação - DCA)
  • Ivan Luiz Marques Ricarte Faculdade de Tecnologia, UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.17851/1983-3652.9.1.120-139

Palabras clave:

escrita colaborativa, construção colaborativa de documentos em nuvens, parágrafo, crítica, construtivismo.

Resumen

RESUMO: O texto na era digital traz desafios para pesquisadores de Computação, Educação e Linguística, como a escrita colaborativa de documentos na Web. Este artigo apresenta aspectos relacionados ao pensar e ao fazer nesse âmbito, trabalhando questões humanísticas presentes em Adorno (Crítica) e Piaget (Construtivismo), a visão de parágrafo como unidade mínima do texto e questões tecnológicas presentes na produção de documentos Web em ambiente colaborativo de aprendizagem (arquitetura orientada a serviço em nuvem). Propõe-se, com base em pesquisas relacionadas à escrita colaborativa na Web, um modelo orientado a serviço para construção colaborativa de documentos em nuvens. É apresentada, também, uma ferramenta (CCDC-TEO) que implementa o modelo proposto e um exemplo de sua aplicação. Os resultados demonstram a validade desse modelo.

PALAVRAS-CHAVE: escrita colaborativa; construção colaborativa de documentos em nuvens; parágrafo; crítica; construtivismo.

 

ABSTRACT:Working with text in the digital age brings several challenges for researchers from Computing, Education, and Linguistics, as collaborative writing on the Web. This article presents aspects related to thinking and doing within this context, working with humanistic issues related to Adorno (Criticism) and Piaget (Constructivism), the vision of paragraph as unit of text, and technologies for producing Web documents in collaborative learning environments (Oriented Architecture to Service in the Cloud). It is proposed, based on research related to collaborative writing on the Web, a model-driven service for collaborative construction documents in clouds. This paper also presents a tool (CCDC-TEO) that implements the proposed model and an example of its application. The results demonstrate the validity of this model.

KEYWORDS: collaborative writing; collaborative construction of documents in the clouds; paragraph; criticism; constructivism.

Biografía del autor/a

  • Raquel Franco Santos, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP- Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação - FEEC/ Departamento de Computação e de Automação - DCA)

    Formação:

    • Atualmente  é aluna de mestrado da FEEC - Unicamp no DCA (Departamento de Computação e Automação). Realiza pesquisas na área de escrita colaborativa na web e ambientes colaborativos de ensino.

    • Especialização em Análise de Sistemas pela Pontifícia Universidade Estadual do Rio de Janeiro (1990)

    • Graduação em Licenciatura em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1984)

    • Complementação pedagógica em Língua Inglesa pela Universidade de Michigan/Universidade Santa Úrsula do Rio de Janeiro (1986).

    • Escola Técnica Federal de Química do Rio de Janeiro (1980).

    Experiência:

    • Participou da implantação da rede local do LAFEX/CBPF onde atuou como colaboradora/pesquisadora sem vínculo empregatício pelo período de 1990 a 1991.

    • Participou, também, do projeto RHAE/CNPq-CERN como bolsista ligada ao experimento DELPHI-CERN onde atuou como analista-programadora/pesquisadora pelo período de dezembro de 1991 a setembro de 1994.

    • Foi professora da Faculdade Anhanguera de Campinas, unidades II, III e IV, nas graduações de Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Redes de Computadores e Licenciatura em Letras de fevereiro. De 2003 a junho de 2011. Principais disciplinas ministradas: Algoritmos, Engenharia de Software, Análise e Projeto de Software (Estruturado e Orientado a Objetos), Gerência de Projetos de Software, Computador e Sociedade. FAC II: “Patronesse” TADS 2007, Professora homenageada SI 2007, Paraninfa de Turma SI 2009.

    • Foi professora da UNOPEC-Max Planck, nas graduações de Sistemas de Informação e Tecnologia em Redes de Computadores. De agosto de 2005 a dezembro de 2009. Principais disciplinas ministradas: Computação Gráfica (Java), Linguagem de Programação Orientada a Objetos (Java), Gerência de Projeto de Software.

    • Foi professora de Língua Portuguesa (Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro – SME/RJ). De setembro de 1988 a dezembro de 1991.

    • Foi professora de Língua Inglesa (CCAA - Rio de Janeiro). De efevereiro de 1985 a fevereiro de 1997.

    Outras informações:

    • Certificate of Proficiency in English (The University of Michigan -English Language Institute -  Ano de obtenção: 1986)

    • Extensão Universitária em Didática e Metodologia do Ensino Superior (Anhanguera  Educacional - Ano de obtenção: 2005)

    • Membro do IEEE (Institute of Electrical and Electronic Engineers) de novembro de 2013 até o presente momento.

    • Membro do South Brazil IEEE Women in Engineering Affinity Group (Vice-Presidente 2014 e Secretária em 2015)




  • Ivan Luiz Marques Ricarte, Faculdade de Tecnologia, UNICAMP

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Publicado

13-07-2016

Número

Sección

Educación y Tecnología

Cómo citar

Crítica, adaptação e organização na construção colaborativa de documentos nas nuvens. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 9, n. 1, p. 120–139, 2016. DOI: 10.17851/1983-3652.9.1.120-139. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16718. Acesso em: 18 dec. 2024.

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