Crítica, adaptação e organização na construção colaborativa de documentos nas nuvens
DOI:
https://doi.org/10.17851/1983-3652.9.1.120-139Palavras-chave:
escrita colaborativa, construção colaborativa de documentos em nuvens, parágrafo, crítica, construtivismo.Resumo
RESUMO: O texto na era digital traz desafios para pesquisadores de Computação, Educação e Linguística, como a escrita colaborativa de documentos na Web. Este artigo apresenta aspectos relacionados ao pensar e ao fazer nesse âmbito, trabalhando questões humanísticas presentes em Adorno (Crítica) e Piaget (Construtivismo), a visão de parágrafo como unidade mínima do texto e questões tecnológicas presentes na produção de documentos Web em ambiente colaborativo de aprendizagem (arquitetura orientada a serviço em nuvem). Propõe-se, com base em pesquisas relacionadas à escrita colaborativa na Web, um modelo orientado a serviço para construção colaborativa de documentos em nuvens. É apresentada, também, uma ferramenta (CCDC-TEO) que implementa o modelo proposto e um exemplo de sua aplicação. Os resultados demonstram a validade desse modelo.
PALAVRAS-CHAVE: escrita colaborativa; construção colaborativa de documentos em nuvens; parágrafo; crítica; construtivismo.
ABSTRACT:Working with text in the digital age brings several challenges for researchers from Computing, Education, and Linguistics, as collaborative writing on the Web. This article presents aspects related to thinking and doing within this context, working with humanistic issues related to Adorno (Criticism) and Piaget (Constructivism), the vision of paragraph as unit of text, and technologies for producing Web documents in collaborative learning environments (Oriented Architecture to Service in the Cloud). It is proposed, based on research related to collaborative writing on the Web, a model-driven service for collaborative construction documents in clouds. This paper also presents a tool (CCDC-TEO) that implements the proposed model and an example of its application. The results demonstrate the validity of this model.
KEYWORDS: collaborative writing; collaborative construction of documents in the clouds; paragraph; criticism; constructivism.
Downloads
Referências
ADRIANO, C. M.; RAPOSO, A. B.; RICARTE, I. L. M. Implementação de metáforas de anotação e paradigmas de interação em ambientes educacionais. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 10., 1999, Curitiba. Anais... Curitiba: Departamento de Informática/Universidade Federal do Paraná, 1999. p. 399-401.
ADRIANO, C. M.; RICARTE, I. L. M. Requisitos essenciais para sistemas de anotações digitais. Revista de Sistemas de Informação da FSMA, Macaé, v. 9, p. 24-44, 2012.
ALEXA, M.; ZUELL, C. Text analysis software: commonalities, differences and limitations: the results of a review. Quality and Quantity, Dordrechet, v. 34, n. 3, p. 299-321, 2000.
ALONSO, C. M. M. C.; RIZZI, C. B.; SEIXAS, L. M. J. Software EquiText: uma ferramenta para escrita colaborativa na web. In: TALLER INTERNACIONAL DE SOFTWARE EDUCATIVO, 8., 2003, Santiago. Anais... Santiago: Departamento de Ciência da Computação/Centro de Computação e Comunicação para a Construção do Conhecimento, Universidade do Chile, 2003. s/p.
AZENHA, M. G. Construtivismo. De Piaget a Emilia Ferreiro. 6. ed. São Paulo: Ática, 1998.
BEHAR, P. A. et al. ETC – Editor de Texto Coletivo: um software livre para auxiliar a escrita coletiva através da web. In: WORKSHOP SOBRE SOFTWARE LIVRE, 4., 2003, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: WSL, 2003. p. 63-66.
BENTLEY, M. L. Introducing critical constructivism. In: ANNUAL MEETING OF THE AMERICAN EDUCATIONAL STUDIES ASSOCIATION, 2003, Mexico City. Disponível em: http://web.utk.edu/~mbentle1/Crit_Constrc_AESA_03.pdf. Acesso em: 18 maio 2015.
BRUNS, A. Towards produsage: futures for user-led content production. In: SUDWEEKS, F.; HRACHOVEC, H.; ESS, C. (Eds.). Cultural attitudes towards communication and technology, 28 June-1 July, Tartu, Estonia, 2006. In: CUSTÓDIO, M. A., 1986 – Produção escrita na escola, novas tecnologias e culturas da juventude: diálogos possíveis / Melina Aparecida Custodio. – Campinas, SP: [s.n.], 2013 apud SOUSA, A. C. L. C.; OLIVEIRA, F. K. O uso das novas tecnologias no processo de escrita no contexto escolar. In: Congresso Internacional de Educação e Inclusão: Práticas Pedagógicas, Direitos Humanos e Interculturalidades, 2014, Campina Grande. Anais... Campina Grande: Universidade Estadual da Paraíba, 2014.
DENTON, D. W. Enhancing instruction through constructivism, cooperative learning, and cloud computing. TechTrends, Heidelberg, v. 56, n. 4, p. 34-41, 2012.
DILLENBOURG, P. What do you mean by collaborative learning? In: DILLENBOURG, P. Collaborative-learning: Cognitive and Computational Approaches. Oxford: Elsevier, 1999. p. 1-19. Disponível em: https://telearn.archives-ouvertes.fr/hal-00190240. Acesso em: 17 jun. 2016.
EBELING, L. Presença social em tecnologias da informação e comunicação: um estudo de caso no editor de texto coletivo ETC. 2014. 159 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.
EDE, L.; LUNSFORD, A. Singular texts/plural authors: perspectives on collaborative writing. Illinois: Southern Illinois University, 1990 apud NOËL, S.; ROBERT, J. How the web is used to support collaborative writing. Behaviour & Information Technology, Oxford, v. 22, n. 4, p. 245-262, 2003.
FELIPE, A. A. C. Ciência da Informação e ambientes colaborativos de aprendizagem: um estudo de caso da plataforma MOODLE – UFPB. 2011. 154 f. Dissertação (Mestrado) – Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal da Paraíba, 2011.
FISH, R. S.; KRAUT, R. E.; LELAND, M. D. P. Quilt: a collaborative tool for cooperative writing. ACM SIGOIS Bulletin, New York, v. 9, n. 2-3, p. 30-37, 1988.
HADJERROUIT, S. Wiki as a collaborative writing tool in teacher education: evaluation and suggestions for effective use. Computers in Human Behavior, Oxford, v. 32, p. 301-312, 2014.
HEARST, M. A. TextTiling: segmenting text into multi-paragraph subtopic passages. Computacional Linguistics, Boston, v. 23, n. 1, p. 33-64. 1997.
HENRIQUE, V. V. A.; LEÃO, M. B. C.; VILLAROUCO, V. Softwares educacionais como auxiliares no ensino de ciências: uma avaliação sob o enfoque da teoria da flexibilidade cognitiva. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 4., 2003, Bauru. Anais... Porto Alegre: [s.n], 2003. 1 CD-ROM. JACKSON, B. Cooperative learning: a case study of a university course in Systems Analysis, Innovations. Education & Training International, v. 31, n. 3, p. 166-179, Aug. 1994 apud ADRIANO, C. M.; RICARTE, I. L. M. Requisitos essenciais para sistemas de anotações digitais. Revista de Sistemas de Informação da FSMA, Macaé, v. 9, p. 24-44, 2012.
KESSLER, G.; BIKOWSKI, D.; BOGGS, J. Collaborative writing among second language learners in academic web-based projects. Language Learning & Technology, East Lansing, v. 16, n. 1, p. 91-109, 2012.
KINTSCH, W. Learning from text, levels of comprehension, or: why anyone would read a story anyway. Poetics, Amsterdam, v. 9, n. 1-3, p. 87-98, 1980.
LÉVY, P. Cibercultura. Trad. Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 1997 apud MAGALHÃES, L. P. et al. (Org). Projeto SAPIENS. Campinas: DCA/FEEC/UNICAMP, 1999. 170 p. Relatório de Atividades. Período: jan.-dez. 1999. Processo n. 97/12807-1). Disponível em: http://www.dca.fee.unicamp.br/projects/sapiens/Reports/sapiens99.pdf. Acesso em: 17 jun. 2016. LIMA, M. F. P. et al. DOCSCOLLAB: uma ferramenta de auxílio à edição colaborativa. Renote – Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 9, n. 2, s/p, 2011.
MAGALHÃES, L. P. (Org.). Projeto SAPIENS. fev. 2001. Disponível em: http://www.dca.fee.unicamp.br/projects/sapiens/Reports/rf2000/node29.html. Acesso em: 2 abr. 2010.
MAGALHÃES, L. P. (Org.). Projeto SAPIENS. fev. 2001. Disponível em: http://www.dca.fee.unicamp.br/projects/sapiens/Reports/rf2000/node29.html. Acesso em: 20 mar. 2009.
MAGALHÃES, L. P. et al. (Org). Projeto SAPIENS. Campinas: DCA/FEEC/UNICAMP, 1999. 170 p. Relatório de Atividades. Período: jan.-dez. 1999. Processo n. 97/12807-1). Disponível em: http://www.dca.fee.unicamp.br/projects/sapiens/Reports/sapiens99.pdf. Acesso em: 17 jun. 2016.
MAGALHÃES, L. P. et al. (Org). Projeto SAPIENS. Campinas: DCA/FEEC/UNICAMP, 1999. 170 p. Relatório de Atividades. Período: jan.-dez. 1999. Processo n. 97/12807-1). Disponível em: http://www.dca.fee.unicamp.br/projects/sapiens/Reports/sapiens99.pdf. Acesso em: 19 maio 2015.
MEDINA, N. O. Avaliação do pensamento crítico em um cenário de escrita colaborativa. 2004. 100 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Centro Tecnológico, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.
NEUWIRTH, C. M. et al. Issues in the design of computer support for co-authoring and commenting. In: Proceedings of the 1990 ACM Conference on Computer-supported cooperative work – CSCW ’90, Los Angeles, California, United States, 1990. p. 183-195 apud ADRIANO, C. M.; RICARTE, I. L. M. Requisitos essenciais para sistemas de anotações digitais. Revista de Sistemas de Informação da FSMA, Macaé, v. 9, p. 24-44, 2012.
NEWMAN, J.; NEWMAN, R. Three modes of collaborative authoring. In: HOLT, P. O.; WILLIAMS, N. (Eds.). Computers and writing: state of the art. Oxford: Intellect Books, 1992. p. 20-28 apud NOËL, S.; ROBERT, J. M. Empirical study on collaborative writing: what do co-authors do, use, and like? Computer Supported Cooperative Work, Dordrecht, v. 13, n. 1, p. 63-89, 2004.
NOËL, S.; ROBERT, J. How the web is used to support collaborative writing. Behaviour & Information Technology, Oxford, v. 22, n. 4, p. 245-262, 2003.
NOËL, S.; ROBERT, J. M. Empirical study on collaborative writing: what do co-authors do, use, and like? Computer Supported Cooperative Work, Dordrecht, v. 13, n. 1, p. 63-89, 2004.
PAULA, A. R.; RICARTE, I. L. M. Explorando a autoria de hipertexto por meio de um processo e de uma ferramenta para a retextualização digital. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, Belo Horizonte, v. 5, n. 2, p. 96-109, 2012. Disponível em: . Acesso em: 17 jun. 2016.
PÉREZ, R. A.; PAGOLA, J. E. M. An incremental text segmentation by clustering cohesion. In: INTERNATIONAL WORKSHOP ON HANDLING CONCEPT DRIFT IN ADAPTIVE INFORMATION SYSTEMS: IMPORTANCE, CHALLENGES AND SOLUTIONS, 1., 2010. Anais... Barcelona: HaCDAIS, 2010. p. 65-72.
PIATELLI-PALMARINI, M. Teorias da linguagem, teorias da aprendizagem: o debate entre Jean Piaget e Noam Chomsky. Trad. Álvaro Cabral. São Paulo: Cultrix, EDUSP, 1983 apud AZENHA, M. G. Construtivismo. De Piaget a Emília Ferreiro. 6. ed. São Paulo: Ática, 1998.
PRADO, M.; MÜLLER, F. M.; CORDENONSI, A. Z. EXPORTSCORM: módulo SCORM para exportar objetos de aprendizagem do módulo Lição, RENOTE – Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 9, n. 1, 2011.
PUCCI, B. Filosofia negativa e educação: Adorno. Filosofia, Sociedade e Educação, Ibitinga, v. 1, n. 1, p. 163-191, 1997.
RICARTE, I. L. M. Tecnologias para ambientes colaborativos de ensino: uma visão multidisciplinar na pós-graduação em engenharia. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCACIÓN SUPERIOR, 7., 2010, Havana. Memorias... Havana: Ministerio de Educación Superior, 2010. v. POS, p. 201-210.
RIZZI, C. B. et al. Collaborative writing via web – EquiText. In: Congreso Internacional de Informatica en Educacion, 7., 2000a, Habana. 7mo. Congreso Internacional de Informatica en Educacion. S/p. apud NOËL, S.; ROBERT, J. How the web is used to support collaborative writing. Behaviour & Information Technology, Oxford, v. 22, n. 4, p. 245-262, 2003.
RIZZI, C. B. et al. EquiText: A helping tool in the elaboration of collaborative texts. Proceedings of SITE’2000. In: SITE'2000 - 11THINTERNATIONAL CONFERENCE, 2000, San Diego, California. Procedings of SITE 2000b. Charlottesville, VA - USA: AACE, 2000. p. 2314-2319 apud NOËL, S.; ROBERT, J. How the Web is used to support collaborative writing. Behaviour & Information Technology, Oxford, v.22, n. 4, p. 245-262, 2003.
SOLOMON, G.; SCHRUM, L. Web 2.0: new tools, new schools. Washington: International Society for Technology in Education, 2007. 270 p.
SOUSA, A. C. L. C.; OLIVEIRA, F. K. O uso das novas tecnologias no processo de escrita no contexto escolar. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E INCLUSÃO: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, DIREITOS HUMANOS E INTERCULTURALIDADES, número da edição do evento., 2014, Campina Grande. Anais... Campina Grande: Universidade Estadual da Paraíba, 2014. s/p.
ZHOU, W.; SIMPSON, E.; DOMIZI, D. P. Google Docs in an out-of-class collaborative writing activity. International Journal of Teaching and Learning in Higher Education, Athens, Georgia, v. 24, n. 3, p. 359-375, 2012.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.